Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho do Escore Pediátrico de Alerta (EPA) de deterioração clínica

Desempeño del Sistema de Alerta Precoz Infantil (SAPI) de deterioración clínica

Resumo

Objetivo

Avaliar a acurácia, utilidade, reprodutibilidade e aplicabilidade do Escore Pediátrico de Alerta (EPA) na identificação da deterioração clínica em crianças e adolescentes hospitalizados.

Métodos

Estudo de teste diagnóstico, prospectivo, realizado entre outubro/2018 a outubro/2019, para medir a acurácia diagnóstica do EPA em uma amostra de 240 crianças, e sua reprodutibilidade e aplicabilidade em uma amostra de 60 crianças. Os dados foram processados e analisados no MedCalc e VassarStats.net.

Resultados

No ponto de corte ≥ 3, o escore apresentou sensibilidade de 73,6%, especificidade de 95,7%, valor preditivo positivo de 83%, valor preditivo negativo de 92,7, área sob a curva ROC de 93,6%, prevalência estimada pelo teste de 19,6%, razão de probabilidade positiva 17,1, probabilidade pós-teste positivo de 77,8%, kappa simples de 0,946.

Conclusão

O estudo fornece evidências sobre a elevada acurácia, utilidade e reprodutibilidade do EPA na identificação da deterioração clínica em um cenário hospitalar pediátrico brasileiro, e considerou o instrumento aplicável no contexto da pesquisa.

Deterioração clínica; Escore de alerta precoce; Criança hospitalizada; Enfermagem pediátrica; Estudo de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br