Acessibilidade / Reportar erro

Os desafios e resultados de 29 anos de publicação da Acta Paulista de Enfermagem

O Editorial publicado pela Acta Paulista de Enfermagem (APE) em 1988 expressava o propósito de ser uma revista forte e dinâmica para enfermagem brasileira publicar seus manuscritos científicos. Ao longo dos anos, a APE também passou a publicar contribuições à área da saúde. Ao completar 17 anos, a APE assumiu como missão incrementar a publicação de artigos de qualidade científica e favorecer a educação profissional.(11. Editorial. Acta Paul Enferm. 2005; 18(2):123-4.) No início do século XXI, a APE assumiu as demandas da globalização indexada, com destaque para a coleção SciELO e as base de dados do Institute for Scientific Information (ISI), Scimago e Scopus.(22. Barros AL. A Acta Paulista de Enfermagem no programa SciELO. Acta Paul Enferm. 2007; 20(1):v.) Além disso, a APE inovou para atender à necessidade premente de publicar exclusivamente na versão digital, com uma alta demanda de submissões, visando alcançar maior audiência, visibilidade, velocidade de divulgação e acesso universal gratuito. A forma digital da APE permitiu proporcionar tanto a publicação ahead of print como a interatividade entre os autores.(33. Barbosa DA, Belasco A, Vianna LA. Acta Paulista de Enfermagem em suporte digital: registro de um marco na história. Acta Paul Enferm. 2012; 25(1): i.)

Em 2013, o projeto editorial da APE era estar entre as melhores revistas de Enfermagem do mundo. Com este desafio, a APE profissionalizou o escritório editorial e adotou o Scholar One, um sistema de referência internacional, que permite aos autores submeter seus manuscritos online e acompanhar o fluxo da revisão pela editora chefe, [editores] associados e pareceristas ad-hoc. Assim, a diagramação dos artigos passou a ser feita no escritório editorial, adotando a marcação inteligente no formato XML, conforme exigido pelo PubMed Central.(44. Editorial. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1): i.) A APE também adotou uma política de conscientização e informação sobre propriedade intelectual, adotando procedimentos específicos para coibir a prática do plágio. O objetivo desta política é informar os autores sobre práticas de escrita aceitáveis, definindo, assim, um padrão de qualidade para a publicação de artigos peer-reviewed. Com isso, a APE passou a ser considerada um periódico em ascensão, sob critérios rigorosos de qualidade nas áreas científica, técnica e administrativa.

Assim, a APE, completou 25 anos, com os seguintes critérios de qualidade: i. open access, ii. aplicativo disponível para iPad (em Português e Inglês), iii. apoio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); iv. corpo editorial composto por pesquisadores brasileiros e do exterior; v. indexação em bases internacionais e nacionais (incluindo Web of Science, ISI, SCOPUS, CUIDEN, CINAHL, SciELO e LILACS) e vi. classificação no índice QUALIS/CAPES (estrato A2), usado para avaliar programas de pós-graduação stricto sensu.(55. Adami NP. Editorial. Acta Paul Enferm. 2013; 26(4):vi-vi.)

Como Editora-Chefe da APE, tenho o previlégio de fazer um recorte histórico dos Editoriais de minhas antecessoras. Algumas decisões anteriores permitiram que a APE, uma publicação eletrônica técnico-científica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE, UNIFESP), viesse a ser um periódico científico em ascensão, com interface de multimídia. Mais uma vez, a APE inovou com uma mudança necessária para continuar procurando estar entre as destacadas revistas nos cenários nacional e internacional e nas áreas da enfermagem e da saúde. Em 2015, a APE foi submetida à avaliação pelo PubMed Central (National Institute of Health, NIH, e National Library of Medicine, NLM) e, depois, pelo MedLine, visando a indexação nesta importante rede de dados da área da saúde no mundo como a disponibilidade nas bases de texto em acesso aberto das ciências biomédicas e da vida. Por fim, a APE aderiu ao Portal RevEnf como uma estratégia para fortalecer os periódicos científicos da enfermagem brasileira.

Janine Schirmer
Editora da Acta Paulista de Enfermagem

  • 1
    Editorial. Acta Paul Enferm. 2005; 18(2):123-4.
  • 2
    Barros AL. A Acta Paulista de Enfermagem no programa SciELO. Acta Paul Enferm. 2007; 20(1):v.
  • 3
    Barbosa DA, Belasco A, Vianna LA. Acta Paulista de Enfermagem em suporte digital: registro de um marco na história. Acta Paul Enferm. 2012; 25(1): i.
  • 4
    Editorial. Acta Paul Enferm. 2013; 26(1): i.
  • 5
    Adami NP. Editorial. Acta Paul Enferm. 2013; 26(4):vi-vi.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Feb 2016
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br