Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas de depressão em mulheres rurais: fatores sociodemográficos, econômicos, comportamentais e reprodutivos

Resumo

Objetivo

Identificar os sintomas de depressão e a influência de variáveis sociodemográficas, econômicas, comportamentais e de saúde reprodutiva sobre o escore dos sintomas de depressão em mulheres em idade fértil, residentes na área rural do município de Uberaba-MG.

Métodos

Estudo observacional e transversal com 280 mulheres. Foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck. Na análise bivariada, foram usados o Teste t-Student e correlação de Pearson. Para a análise multivariada, a regressão linear múltipla.

Resultados

Entre as participantes, 18,2% foram classificadas com sintomas de depressão. O escore médio foi de 8,3 pontos. As mulheres que tinham convivência “ruim” com o companheiro apresentaram maior escore dos sintomas de depressão e o número de filhos foi preditor desses sintomas.

Conclusão

A maioria das participantes não apresentou sintomas de depressão. Fatores comportamentais e reprodutivos estiveram associados com os sintomas de depressão entre as mulheres rurais.

Descritores
Saúde mental; Transtorno depressivo; Saúde da mulher; População rural

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br