Acessibilidade / Reportar erro

Sexualidade vivida por mulheres de diferentes gerações e soropositivas para o HIV

Sexualidad vivida por mujeres de diferentes generaciones VIH-positivas

Resumo

Objetivo

Analisar as representações sociais de mulheres de diferentes gerações e que vivem com HIV sobre sua sexualidade.

Métodos

Pesquisa de abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico baseado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvida em um serviço de atenção especializada, no Estado da Bahia, região Nordeste do Brasil, com 39 mulheres. As entrevistas foram processadas pelo software Iramuteq, o qual gerou a Análise Fatorial de Correspondência e Classificação Hierárquica Descendente.

Resultados

As representações revelaram (im)possibilidades que permeiam a intimidade afetivossexual entre as mulheres de meia-idade; a busca por novas estratégias para vivenciar a sexualidade para mulheres com idade de 30-44 anos; a reafirmação do medo das idosas em revelar o diagnóstico; e, perpassando todas as gerações, a manutenção do tratamento como demonstração de afeto ao parceiro.

Conclusão

O recorte geracional revelou aspectos distintos das representações sociais sobre a vivência da sexualidade. Ratifica-se a necessidade de novos estudos sobre a temática.

HIV; Grupos populacionais; Mulheres; Sexualidade

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br