Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de atributos da Atenção Primária à Saúde: a perspectiva dos profissionais

Evaluación de atributos de la Atención Primaria de Salud: perspectiva de los profesionales

Resumo

Objetivo:

Avaliar os atributos da Atenção Primária à Saúde, na perspectiva dos profissionais, em município com 100% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família.

Métodos:

Estudo observacional analítico, delineamento transversal, com 83 profissionais da Atenção Primária à Saúde. Utilizou-se o Primary Care Assessment Tool , versão profissionais, que avalia numa escala de zero a dez, a orientação da atenção primária para atributos essenciais e derivados.

Resultados:

O escore geral, considerado de alto desempenho, foi de 7,23. Quando comparados os grupos de profissionais com percepção de baixo e alto desempenho, observa-se diferença nas médias dos Atributos Essenciais (p=0,042), reforçando fragilidade no atributo acesso de primeiro contato, com baixo desempenho (3,70). O Escore de Atributos Derivados teve maior desempenho (8,27), destacando a orientação familiar e comunitária.

Conclusão:

A avaliação indica percepção positiva da Atenção Primária à Saúde, com possibilidade de melhorias em todos os atributos, em especial o acesso, atendendo aos objetivos de qualidade das políticas públicas em saúde.

Descritores
Atenção primária à saúde; Assistência à saúde; Acesso aos serviços de saúde; Qualidade da assistência à saúde; Saúde pública

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br