Acessibilidade / Reportar erro

Manual informativo para a família da criança com leucemia: estudo de recepção

Manual informativo para familias de infantes con leucemia: estudio de recepción

Resumo

Objetivo

Compreender o sentido atribuído à recepção de um manual pelas famílias de crianças com leucemia aguda.

Métodos

Estudo qualitativo, embasado no referencial teórico do Estudo de Recepção. Foram realizadas entrevistas on-line com famílias de crianças em tratamento de leucemia aguda, em diferentes fases do tratamento e que utilizaram o manual ‘Meu filho tem leucemia aguda. E agora?’, por trinta dias. O software WebQDA® apoiou a organização dos dados que foram analisados de acordo com a Análise Qualitativa de Conteúdo indutiva.

Resultados

Participaram nove famílias, representadas por sete mães, um pai e uma avó. Da análise emergiram categorias analíticas relativas ao contexto vivenciado pela família ao receber o manual e a avaliação da linguagem e das ilustrações. O sentido atribuído pela família à recepção do manual, a partir das interações com o mesmo, é ‘Ser Fortalecida na Esperança de Cura’, que a ajuda a enfrentar as adversidades do tratamento e a mantém otimista em relação ao melhor prognóstico.

Conclusão

O uso de materiais informativos facilita a comunicação com a equipe, promove a literacia em saúde da família e fortalece sua esperança na cura.

Tecnologia da informação; Neoplasias; Família; Enfermagem pediátrica; Criança

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br