Acessibilidade / Reportar erro

Associação da espiritualidade, qualidade de vida e depressão em familiares de idosos com demências

Relación entre la espiritualidad, calidad de vida y depresión en familiares de adultos mayores con demencias

Resumo

Objetivo

Associar a espiritualidade com a qualidade de vida e a depressão de cuidadores familiares e compreender a dinâmica familiar quando há um integrante com demência no domicílio.

Métodos

Estudo misto, com estratégia sequencial exploratória. Na etapa quantitativa, foram usados os instrumentos questionário sóciocontextual, World Health Organization Quality of Life – BREF, Inventário de Depressão de Beck e World Health Organization Quality of Life – spirituality, religiousness and personal beliefs. Na etapa qualitativa, 35 participantes responderam a uma entrevista semiestruturada. As duas etapas foram on-line na plataforma Google Forms e Meet.

Resultados

A amostra foi composta de 100 participantes, dos quais 83% eram do sexo feminino com idade entre 18 e 76 anos. Na correlação entre WHOQOL-BREF, WHOQOL-SRPB e BDI os resultados evidenciaram que quanto menor o escore de depressão, maiores os escores de espiritualidade e qualidade de vida. Dos resultados das entrevistas emergiram três categorias: Reorganização familiar na promoção do cuidado à pessoa com demência; Espiritualidade e suas implicações no enfrentamento da demência; Espiritualidade e rede de apoio como fator de proteção à saúde do cuidador familiar.

Conclusão

A espiritualidade configurou-se como importante fator de enfrentamento para os cuidadores familiares de idosos com demência, bem como um fator redutor do risco de depressão e de melhora da qualidade de vida.

Espiritualidade; Demência; Família; Cuidadores; Qualidade de vida

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br