Acessibilidade / Reportar erro

Influência da iluminação nas expressões emocionais de parturientes: ensaio clínico randomizado

Resumo

Objetivo

Identificar e comparar as expressões emocionais das parturientes no período expulsivo sob iluminação comum e usual e com baixa luminosidade.

Métodos

Ensaio clínico, controlado e randomizado de abordagem pragmática. Selecionado 95 parturientes, divididas em dois grupos: iluminação comum e usual e baixa luminosidade da sala de parto.

Resultados

A emoção mais presente no período expulsivo é a raiva (33,9%). As diferenças entre os grupos do estudo quanto à presença de emoções são significativas: medo (p< 0,0001), nojo (p = 0,0091) e tristeza (p = 0,0060) estiveram mais presentes no grupo de iluminação comum e usual. Já o grupo de baixa luminosidade apresentou mais alegria (p< 0,0001) e raiva (p< 0,0001). Todas as parturientes terminaram seus partos com a emoção alegria.

Conclusão

O ambiente com baixa luminosidade promove uma sequência de emoções que respeita e auxilia a fisiologia do período expulsivo do trabalho de parto.

Emoções manifestas; Iluminação; Sala de parto; Parto normal; Enfermagem obstétrica

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br