Acessibilidade / Reportar erro

Aconselhamento telefônico: identificação de sintomas em pacientes com linfoma em quimioterapia antineoplásica

Consulta telefónica: identificación de síntomas en pacientes con linfoma en quimioterapia antineoplásica

Resumo

Objetivo

Identificar os sinais e sintomas apresentados por pacientes com Linfoma de Hodgkin submetidos ao protocolo quimioterápico composto por Doxorrubicina, Bleomicina, Vimblastina e Dacarbazina (ABVD) por meio de aconselhamento telefônico e comparar os escores de gradação dos sinais e sintomas apresentados nos ciclos do protocolo.

Métodos

Descritivo, prospectivo, quantitativo. Sete pacientes receberam aconselhamento telefônico, em 24 tempos de chamadas programadas e não programadas, correspondentes a 6 ciclos de quimioterapia com protocolo ABVD. Utilizou-se o Inventário de Sintomas do M.D Anderson e o Critério Comum de Terminologia para Eventos Adversos, para a gradação dos sintomas e um protocolo de condutas. Realizou-se análise descritiva e analítica.

Resultados

Duzentas e oitenta e seis chamadas telefônicas geraram1.870 queixas sintomáticas. Nas chamadas programadas, as queixas com maior prevalência foram fadiga, preocupações, falta de apetite, vômitos e náuseas. Quanto a interferência nas atividades de vida diária, os itens relacionados a atividades em geral, no trabalho e dificuldade para caminhar, além de alterações no humor foram relatados em maior frequência. Nas chamadas não programadas, a falta de apetite e desregulação menstrual foram as queixas mais recorrentes. Na análise da progressão dos sintomas, observou-se aumento de náuseas e vômitos (p=0,02), diminuição da fadiga e falta de ar (p≤0,03), melhora do sono (p=0,02) e diminuição do estresse (p=0,02).

Conclusão

A fadiga, náusea, vômito e alteração nas atividades de trabalho foram relatados frequentemente. Houve progressão de náuseas e vômitos, mas regressão da fadiga e do estresse. O aconselhamento telefônico permitiu a comunicação e o manejo rápido de um número expressivo de sintomas.

Enfermagem oncológica; Aconselhamento à distância; Educação em saúde; Doença de Hodgkin; Lymphoma; Drug therapy; Antineoplastic agents

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br