Acessibilidade / Reportar erro

Educação de pós-graduação em enfermagem à distância: avaliação sob a perspectiva dos discentes

Objetivo

Avaliar os cursos de Especialização em Gestão em Enfermagem Modalidade a Distância sob a perspectiva dos discentes.

Métodos

Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa realizado com 484 alunos concluintes. Para a avaliação foi utilizado instrumento dividido nas categorias: local de acesso, horas de dedicação, professores; tutores, expectativas dos alunos e avaliação geral. A associação entre as variáveis numéricas foi realizada por meio do teste Qui-quadrado de Pearson, e a confiabilidade da medição por meio do coeficiente Alfa de Cronbach.

Resultados

Os principais resultados demonstraram que os discentes se sentiram acolhidos pelos tutores e professores, e que os dois cursos contribuíram para melhorar o desempenho profissional e o desenvolvimento de competências relacionadas à gestão.

Conclusão

Os cursos foram avaliados positivamente e mostraram-se úteis como ferramenta de capacitação de Enfermeiros visando fomentar a transformação do cenário gerencial da Enfermagem brasileira.

Educação à distância; Educação em enfermagem; Educação de pósgraduação em enfermagem; Avaliação educacional; Gestão em saúde


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br