Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da auriculoterapia na ansiedade de gestantes no pré-natal de baixo risco

Efectos de la auriculoterapia en la ansiedad de mujeres embarazadas en atención prenatal de bajo riesgo

Resumo

Objetivo

Avaliar os efeitos da auriculoterapia nos níveis de ansiedade em gestantes atendidas em pré-natal de baixo risco.

Métodos

Trata-se de estudo clínico randomizado, simples-cego, realizado em um ambulatório de pré-natal de baixo risco em uma maternidade filantrópica, no Espírito Santo, Brasil, com amostra de 50 gestantes (25 em grupo controle e 25 em grupo experimental). Utilizou-se como intervenção a auriculoterapia da Medicina Tradicional Chinesa, que é uma das práticas utilizadas como acupuntura de microssistema. Para o tratamento com auriculoterapia, utilizou-se pontos do pavilhão auricular sendo respectivamente: Triângulo Cibernético (Shen Men, Rim e Simpático), que são caracterizados como pontos de abertura, usados para ativar os pontos a serem estimulados: Tronco Cerebral, Baço, Ansiedade. O conjunto desses pontos tem a função de acalmar a mente e o espírito, reduzir a ansiedade, bem como produzir analgesia e sedação. O tipo de semente utilizada na auriculoterapia foi mostarda amarela–colza. A intervenção proposta foi realizada pelo pesquisador, enfermeiro obstetra, especialista em acupuntura. Gestantes de ambos grupos, controle e intervenção, participaram de quatro consultas de enfermagem em pré-natal, porém somente o grupo intervenção foi submetido a três sessões de auriculoterapia nessas consultas, com intervalo de três dias entre cada sessão, totalizando 13 dias de acompanhamento. A resposta esperada foi a presença de sensibilidade nos locais dos pontos a serem aplicados; e a estimulação das sementes de colza, adesivadas com fita cirúrgica microporosa e hipoalergênica, foram realizadas pela manipulação manual da gestante. Levantamento através de instrumentos como formulários contendo as variáveis sociodemográficas e clínicas, e o Inventário de Traço e Estado de Ansiedade (IDATE) aplicado por enfermeira especialista em acupuntura, não tendo participação na intervenção de Enfermagem-auriculoterapia, para se evitar o viés do estudo. Realizou-se a análise descritiva dos dados, através de tabelas de frequência com número e percentual para cada um dos itens dos instrumentos de pesquisa e utilizou-se gráfico box-plot para ilustração e melhor visualização dos resultados. O ANOVA foi utilizado para comparação dos diferentes momentos, e o t Student para comparação entre os grupos caso e controle. O grau de significância adotado foi de 5%. O pacote estatístico SPSS 20 foi utilizado para análise.

Resultados

No primeiro momento ambos os grupos apresentaram Traço de Ansiedade e Estado de Ansiedade em nível médio, não houve diferença estatística entre os grupos, o que evidenciou homogeneidade da amostra (p=0,385 e p=0,352, respectivamente); após a intervenção com auriculoterapia houve uma redução significante do Estado de Ansiedade do grupo intervenção (p=0,033) entre a terceira e quarta consulta, o mesmo não ocorreu no grupo controle (0,052).

Conclusão

A auriculoterapia pode ajudar a diminuir a ansiedade em gestantes durante o pré-natal de baixo risco, sendo uma prática integrativa e complementar em potencial no âmbito do Sistema Único de Saúde, tendo o enfermeiro acupunturista relevante importância nesse processo.

Gravidez; Cuidado pré-natal; Ansiedade; Auriculoterapia; Terapias complementares

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br