Acessibilidade / Reportar erro
Este documento está relacionado com:

Ações de enfermagem na assistência domiciliar ao recém-nascido de muito baixo peso

Objetivo

Descrever as ações de Enfermagem implementadas no contexto domiciliar, a partir das necessidades apresentadas pelas famílias de bebês nascidos muito baixo peso.

Métodos

Pesquisa convergente-assistencial realizada com nove famílias, por meio de visitas domiciliares, entrevistas informais, semiestruturadas e observação participante, durante os 6 primeiros meses após a alta hospitalar. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados

As necessidades assistenciais das famílias durante o cuidado cotidiano no domicílio estiveram relacionadas principalmente a dúvidas e inseguranças advindas da prematuridade e do muito baixo peso, aos cuidados específicos e à orientação quanto ao seguimento dos bebês.

Conclusão

As ações de Enfermagem no contexto domiciliar envolveram avaliação da criança, orientações, demonstrações, esclarecimentos, encaminhamentos e estímulo para o acompanhamento de puericultura e com especialistas, além de uma abordagem que facilitou o empoderamento familiar e a autonomia gradativa para o cuidar.

Enfermagem pediátrica; Enfermagem materno-infantil; Recém-nascido de muito baixo peso; Assistência domiciliar; Cuidados de enfermagem


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br