Acessibilidade / Reportar erro

A satisfação dos pacientes segundo a forma de internação em hospital universitário

Resumo

Objetivo

Analisar a satisfação dos pacientes de acordo com a forma de internação em hospital universitário.

Métodos

Estudo transversal realizado com 366 pacientes com mais de 18 anos, internados em unidades clínicas e cirúrgicas no período de janeiro a junho de 2014, cujo desfecho tenha sido a alta entre 15 e 30 dias. Teste Mann-Whitney foi realizado para analisar amostras independentes para comparação entre os grupos.

Resultados

Estiveram satisfeitos e muito satisfeitos com o atendimento recebido 99,4% dos pacientes internados pela emergência e 98,4% dos internados pela admissão, apresentando médias de satisfação de 5,66 e 5,55, respectivamente. A média de satisfação foi mais elevada em todos os atributos para o grupo da emergência. A comparação entre grupos dos atributos da equipe de Enfermagem e satisfação geral não demonstrou significância estatística.

Conclusão

O elevado nível de satisfação dos pacientes com o serviço de saúde evidenciou a qualidade assistencial prestada no hospital universitário, na perspectiva do paciente. Destacou-se igual e elevada avaliação da satisfação com enfermagem entre os grupos.

Satisfação do paciente; Health care evaluation mechanisms; Serviço hospitalar de Enfermagem; Auditoria de Enfermagem; Qualidade da assistência à saúde

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br