Acessibilidade / Reportar erro

Validação de definições para indicadores do resultado NOC: Autocontrole da doença cardíaca

Validación de definiciones para indicadores del resultado NOC: Autocontrol de la enfermedad cardíaca

Resumo

Objetivo

Validar definições conceituais e operacionais para os indicadores do resultado NOC “Autocontrole da doença cardíaca”.

Métodos

Estudo metodológico de validação consensual desenvolvido em três etapas: revisão integrativa da literatura, elaboração de definições conceituais e operacionais para os indicadores do resultado NOC “Autocontrole da doença cardíaca” e validação das definições por consenso de 20 especialistas. Foi realizado teste binomial para análise da proporção de especialistas que concordaram que as definições elaboradas eram relevantes e claras. Valores de p inferiores a 0,05 indicavam diferença significativa na opinião dos especialistas quanto à relevância e a clareza das definições.

Resultados

Na avaliação dos especialistas, as definições conceituais de 43 indicadores apresentaram valores de p > 0,05 para clareza e 43 para relevância. Nas definições operacionais 36 indicadores apresentaram valor de p>0,05 para clareza e 43 para relevância. Para indicadores com o p<0,05 reajustes foram feitos conforme as sugestões dos especialistas.

Conclusão

O estabelecimento de definições conceituais e operacionais para indicadores NOC torna o processo de avaliação mais confiável, orientando a prática clínica em direção a melhores resultados. Quando validados, esses indicadores podem oferecer maior precisão, aumentando a efetividade da prática clínica.

Insuficiência cardíaca; Avaliação de resultados da assistência ao paciente; Avaliação em Enfermagem; Estudos de validação

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br