Intervenção educativa com mães jovens: aquisição de saberes sobre cuidados da criança

Intervención educativa con madres jóvenes: adquisición de saberes sobre cuidados del niño

Fabiane Blanco e Silva Ellen Cristina Gondim Nayara Cristina Pereira Henrique Luciana Mara Monti Fonseca Débora Falleiros de Mello Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Identificar os saberes das mães jovens sobre o cuidado cotidiano da criança a partir de intervenção educativa, em busca de subsídios ao cuidado integral à saúde.

Métodos:

Estudo descritivo e de intervenção, desenvolvido com 20 mães entre 16 e 25 anos de idade com filhos menores de três anos, pertencentes à área de abrangência de uma unidade de saúde da família. A intervenção educativa foi baseada em cinco dinâmicas grupais e lúdicas, com avaliação por meio de pré e pós teste, abordando temas sobre nutrição, higiene, prevenção de acidentes domésticos, manejo da criança doente em casa e o desenvolvimento nos três primeiros anos de vida das crianças, antes, imediatamente depois da intervenção e cinco meses após a intervenção.

Resultados:

Com intervenção educativa intragrupo, no pré teste, os saberes das mães variaram entre os índices bom e ótimo, e houve uma parcela com classificações regulares e insuficientes em alguns temas. No pós-teste realizado imediatamente após a intervenção, os saberes foram classificados entre bom e ótimo, enquanto que no teste pós-intervenção, aplicado cinco meses após a educação em saúde, os índices regular e insuficiente voltam a se apresentar.

Conclusão:

A aquisição de saberes das mães aponta que a intervenção educativa por meio de jogos configura uma estratégia satisfatória na educação em saúde sobre o cuidado à saúde da criança. Contudo, os resultados sugerem a importância da continuidade das ações educativas em diversos momentos e contextos para garantir a sustentabilidade dos saberes e práticas, contribuindo para a integralidade do cuidado à saúde.

Descritores
Saúde da criança; Promoção da saúde; Educação em saúde; Tecnologia educacional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br