Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre ambiente de trabalho de hospitais públicos acreditado e não acreditado

Resumo

Objetivo

Comparar e identificar o ambiente de trabalho de hospitais públicos sendo um acreditado e o outro não.

Métodos

Abordagem quantitativa, dois estudos transversais em paralelo, com 106 enfermeiros dos hospitais entre janeiro a setembro de 2014. Hospital A, não acreditado, e B acreditado. Coleta de dados por meio de um questionário com dados sóciodemográficos laborais e Nursing Work Index - Revised - Versão Brasileira (B-NWI-R) com 57 itens e quatro domínios. A confiabilidade do instrumento foi medida pelo alpha de Cronbach.

Resultados

Participaram 50 enfermeiros do hospital A e 56 do B. Comparados os hospitais, houve significância estatística na satisfação salarial (hospital A tem maior satisfação com o salário) e na jornada de trabalho (de 30 a 36 horas semanais no B enquanto no A 40 horas). O ambiente foi favorável aos quatro domínios da B-NWI-R em ambos hospitais, independentemente da acreditação ou não.

Conclusão

A aplicação do instrumento evidenciou que a acreditação hospitalar não interferiu no ambiente de trabalho dos enfermeiros.

Gerenciamento da prática profissional; Ambiente de trabalho; Acreditação; Qualidade da assistência à saúde; Satisfação no emprego

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br