Competências profissionais de promoção da saúde na prevenção de quedas na pediatria

Competencias profesionales de promoción de la salud en la prevención de caídas en pediatría

Sabrina de Souza Gurgel Francisca Elisângela Teixeira Lima Mayara Kelly Moura Ferreira Cristina Oliveira da Costa Maria Gabriela Miranda Fontenele Lorena Pinheiro Barbosa Sobre os autores

Resumo

Objetivo:

Avaliar os domínios de competências de promoção da saúde dos profissionais, estabelecidos pelo Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe, a partir da aplicação do instrumento de prevenção de quedas na pediatria.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 nas unidades abertas de internação de dois hospitais de pediatria, com 203 profissionais de saúde (184 profissionais de enfermagem, dez médicos e nove fisioterapeutas), atuantes nas unidades abertas de internamento nas referidas instituições há pelo menos seis meses, a partir do autopreenchimento do formulário de caracterização profissional e do instrumento de prevenção de quedas na pediatria, o qual possui quatro fatores com 15 ações. A análise descritiva foi realizada de acordo com um checklist elaborado e validado que contém os fatores do instrumento de prevenção de quedas com as respectivas ações e os nove domínios de competências de promoção da saúde.

Resultados:

Os domínios de competência de promoção da saúde (Comunicação, Planejamento, Implementação, Avaliação e Pesquisa, Diagnóstico, Possibilidade de Mudanças e Parceria) foram identificados nas ações dos fatores do instrumento de prevenção de quedas na pediatria, em que 11 ações tiveram percentual de execução superior a 50%. Os domínios de competências Advocacia em saúde e Liderança não foram identificados.

Conclusão:

Identificaram-se sete domínios de competências de promoção da saúde, os quais são importantes para que se possa garantir cuidado seguro, integral e resolutivo para prevenção de quedas na pediatria.

Descritores
Competência profissional; Promoção da saúde; Acidentes por quedas; Equipe de assistência ao paciente; Criança

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ape@unifesp.br