Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de cartilha como tecnologia educacional para alívio da dor do parto

Elaboración de cartilla como tecnología educativa para el alivio del dolor de parto

Resumo

Objetivo

Descrever os processos de construção e validação de cartilha educativa sobre métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto e parto.

Métodos

Estudo metodológico, realizado em três etapas. Na primeira, foi realizado levantamento bibliográfico para seleção dos conteúdos referentes à temática. Na segunda etapa, realizou-se validação com 24 juízes de conteúdo e três juízes técnicos. Na terceira etapa, ocorreu validação pelo público-alvo, com 30 gestantes. O período do estudo foi de setembro a novembro de 2018. Foi utilizado o editor de planilhas do Office para análise dos dados.

Resultados

O nível de concordância atribuído pelos juízes de conteúdo e técnicos esteve entre 97,2% e 98,9% e entre 83,3% e 100%, respectivamente; o Índice de Validade de Conteúdo global foi de 0,92 e 0,97, respectivamente. Na avaliação realizada com o Suitability Assesment of Materials, os juízes de conteúdo classificaram a cartilha como “superior”, com média de 85,2% e os técnicos com média de 77,5%. O público-alvo validou a cartilha com Índice de Validade de Conteúdo global de 0,98 e nível de concordância de 99,7%.

Conclusão

A cartilha educativa mostrou-se válida para ser utilizada junto às gestantes, sendo considerada tecnologia educativa inovadora e relevante na utilização em consulta pré-natal.

Dor do parto; Parto normal; Tecnologia educacional; Estudos de validação; Educação do paciente

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br