Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais de saúde associados à reinternação hospitalar de pessoas com HIV

Determinantes sociales de la salud asociados a la reinternación hospitalaria de personas con VIH

Resumo

Objetivo

Avaliar a associação entre os determinantes sociais de saúde e a ocorrência de reinternação hospitalar de pessoas vivendo com HIV.

Métodos

Estudo transversal, com dados de 262 prontuários de pessoas com HIV, que foram internadas no período de 12 meses, em Fortaleza, Ceará. Foram incluídos prontuários disponíveis na íntegra no arquivo hospitalar. A variável de desfecho foi analisada de duas formas: reinternação como variável dicotômica (sim/não) e de forma multinomial, por meio do número de reinternações (nenhuma, 1-2, 3 ou ≥4 reinternações). Foi considerado significante p<0,05 com nível de confiança de 95%.

Resultados

Das pessoas que faziam uso de drogas ilícitas, 63% (n=51) apresentavam reinternação, em comparação aos 47,3% (n=71) daqueles não faziam uso (p=0,02). Houve reinternação em 66,7% (n=36) das pessoas que recebiam até um salário mínimo e 48% (n=71) das que recebiam entre um e dois salários mínimos. Ocorreu percentual de 30,8% (n=12) de reinternação em afastados do trabalho, 41,3%; (n=26) em pessoas que estavam exercendo atividades laborais e 60,9% (n=70) de reinternação em desempregados (p=0,001).

Conclusão

O determinante social de saúde individual relacionado às reinternações que obteve destaque foi idade ≥ 40 anos; quanto aos determinantes proximais, uso de drogas ilícitas esteve mais relacionado às reinternações registradas. O determinante intermediário com maior evidência de reinternação esteve relacionado à situação de trabalho, uma vez que os desempregados apresentaram maior percentual de três ou mais internações. Assim, os determinantes sociais de saúde com impacto na ocorrência de reinternação hospitalar de pessoas vivendo com HIV, foram: uso de drogas ilícitas, pessoas que recebiam valor menor ou igual a um salário mínimo e os desempregados.

HIV; Determinantes sociais de saúde; Hospitalização; Vulnerabilidade social

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br