Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade tecnológica na prontidão para mudança comportamental em hipertensão e excesso ponderal

Efectividad tecnológica en la prontitud para cambios de comportamiento en hipertensión y exceso ponderal

Resumo

Objetivo

Testar a efetividade de uma tecnologia educativa sobre excesso ponderal no estágio de prontidão para mudança de comportamento do adulto com hipertensão arterial sistêmica e excesso ponderal.

Métodos

Estudo quase-experimental, com dois grupos, comparação e intervenção, cada um com 36 participantes, cujo estágio de prontidão para mudança de comportamento foi avaliado antes (momento zero) e depois (momento um) da intervenção (implementação ou não da cartilha), após um mês (momento dois) e dois meses (momento três) do primeiro contato, via telefone. O estágio de prontidão para mudança de comportamento foi comparado antes e depois e entre os grupos pelo teste t de Student para amostra em pares e para grupos independentes, respectivamente.

Resultados

Os resultados mostraram que a implementação da cartilha favorece pensamentos de mudança mais duradouros, com diferenças estatisticamente significativas entre os grupos no momento dois (p = 0,020) e três (p = 0,003) e entre os momentos zero e um (p < 0,0001), momentos zero e dois (p = 0,001), momentos zero e três (p < 0,0001) e momento dois e três (p < 0,0001) no grupo intervenção.

Conclusão

A cartilha educativa foi, portanto, validada e favoreceu o avanço no estágio de prontidão para mudança de comportamento, mostrando-se efetiva para práticas educativas em saúde. A validação da cartilha permite sua utilização em atividades de educação em saúde de modo confiável no público em questão.

Hipertensão; Peso corporal; Tecnologia educacional

Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br