Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados aos indicadores de necessidades em saúde de homens adultos

Objetivo

Identificar fatores associados aos indicadores das necessidades em saúde de homens adultos.

Métodos

Estudo transversal, tipo inquérito domiciliar de base populacional, realizado junto a 421 homens com idade entre 20 e 59 anos selecionados de forma aleatória e sistemática. O instrumento de pesquisa foi um formulário estruturado com base nas variáveis de estudo. Para a análise utilizaram-se Modelos de Regressão Logística Múltipla.

Resultados

Homens desempregados, com idade entre 30 e 39 anos e com menores níveis de escolaridade referiram, em maior proporção, a autopercepção de saúde regular/ruim, sendo a classe econômica, uma variável importante, pois ajustou o modelo múltiplo. Homens aposentados ou em licença médica, com idade entre 40 e 49 anos e de cor branca, apresentaram maior freqüência de morbidade.

Conclusão

A faixa etária e o status ocupacional estiveram associados à autopercepção da saúde e à morbidade referida, sendo esta última também associada à cor da pele.

Enfermagem em saúde pública; Enfermagem em atenção primária; Saúde do homem; Necessidades e demandas de serviços de saúde; Adulto


Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br