Acessibilidade / Reportar erro
Acta Paulista de Enfermagem, Volume: 18, Número: 3, Publicado: 2005
  • Agregar valores Editorial

    Souza, Mariana F. de; Barros, Alba L. B. L. de; Matheus, Mª Clara C
  • Análise do diagrama do modelo de promoção da saúde de Nola J. Pender Artigos Originais

    Victor, Janaína Fonseca; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Ximenes, Lorena Barbosa

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: No Brasil, não encontramos referencias teóricas quanto ao uso do Modelo de Promoção da Saúde de Nola J. Pender , apesar de sua ampla utilização por pesquisadores americanos, asiáticos e europeus, para estudar comportamentos que levam à promoção da saúde. OBJETIVO: Analisar o diagrama do modelo de Promoção da saúde de Nola J. Pender. MÉTODO: Utilizou-se o método de análise de teorias proposto por Meleis em 1997. RESULTADOS: A análise permitiu evidenciar que a representação gráfica do diagrama é de fácil compreensão, todos os componentes são descritos no texto pela autora, o que pode ser um fator facilitador para o uso deste modelo, por enfermeiros, na assistência e na pesquisa. No entanto, as ligações entre alguns componentes não são bem definidas. Evidenciou-se, ainda, que alguns termos do diagrama são de difícil tradução para o idioma português. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Ao analisar o diagrama do modelo citado acima, pudemos ampliar o leque de opções quanto aos referenciais teóricos que incrementam as ações de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCCIÓN: En Brasil, no encontramos referencias teóricas cuanto al uso del Modelo de la Salud, de Nola J. Pender, a pesar de su amplia utilización por pesquisadores americanos, asiáticos y europeos para estudiar los comportamientos que llevan a promoción de la salud. OBJETIVO: Analizar el diagrama del Modelo de Promoción de la Salud de Nola J. Pender. MÉTODO: Utilizou-se el método de análises de teorías presentado por Meleis en 1997. RESULTADOS: el análisis ha permitido evidenciar que la representación gráfica del diagrama es de fácil comprensión, todos los componentes se describen en el texto por el autor, que puede ser un factor de facilitación para el uso de este modelo por las enfermeras en el cuidado y investigación. Sin embargo, las ligaciones entre algunos componentes no están bien definidas. Todavía, fue probado que algunos términos del diagrama son de difícil traducción para la lengua portuguesa. CONSIDERACIONES FINALES: al analizar el diagrama del modelo arriba mencionado, pudimos ampliar la gama de opciones cuanto a los refrenciales teóricos que incrementan las acciones de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: No theoretical references regarding the use of the Health Promotion Model, by Nola J. Pender, could be found in Brazil, in spite of its extensive use by American, Asiatic and European researchers to analyze behaviors leading to health promotion. AIM: To analyze the diagram of the Health Promotion Model, by Nola J. Pender. METHOD: To use the method to analyze theories proposed by Meleis 1997. RESULTS: the analysis allowed to evidence that the graphical representation of the diagram is of easy understanding, all the components are described in the text by the author, which can be a facilitator factor to use this model by nurses in the assistance and research. However, the linkings between some components are not well defined. It was still demonstrated that some terms of the diagram are of difficult translation into the Portuguese language. FINAL CONSIDERATIONS: when analyzing the diagram of the model above mentioned we could increase our options regarding theoretical referentials, which enhanced the nursing actions.
  • Crise hipertensiva: estudo de caso com utilização da classificação das intervenções de enfermagem para alcançar respostas adaptativas baseadas no Modelo Teórico de Roy Artigos Originais

    Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Araújo, Thelma Leite de

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Por acreditarmos que as complicações da hipertensão arterial surgem em decorrência da falta de adaptação do cliente à doença e ao tratamento, neste estudo trabalharemos com o modelo conceitual de enfermagem proposto por Roy e Andrews, conhecido como Modelo de Adaptação, na tentativa de descobrir meios de cuidar destas pessoas, ajudando-as a se manterem adaptadas e integradas. OBJETIVO: Este trabalho objetivou descrever as intervenções de enfermagem coerentes com a situação de crise hipertensiva, com apoio na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), buscando a interface com o Modelo de Adaptação de Roy. MÉTODO: Trata-se de pesquisa tipo estudo de caso realizada com cliente em crise hipertensiva atendida em um serviço especializado em hipertensão e diabetes em Fortaleza, no período de setembro a novembro de 2003, com dados coletados no serviço e no domicílio da cliente. RESULTADOS: Como apontam os resultados, existem dificuldades adaptativas em todos os modos. Por isto, as intervenções de enfermagem selecionadas da NIC foram implementadas com o apoio da família. CONCLUSÃO: Conclui-se ser viável a abordagem de cliente tendo por base os conceitos do Modelo Adaptativo de Roy e as intervenções de enfermagem da referida classificação.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCCIÓN: Por creermos que las complicaciones de la hipertensión arterial en decurrencia de la falta de adaptación del cliente a la enfermedad y al tratamiento, trabajaremos en este trabajo con el modelo conceptual de enfermería propuesto por Roy y Andrews, conocido como Modelo de Adaptación, intentando descubrir medios de cuidar de estas personas, ayudándolas a se manteneren adaptadas e integradas. OBJETIVO: Este trabajo ha objetivado describir las intervenciones de enfermería coherentes con la situación de crisis de hipertensión, con apoyo en la Clasificación de las Intervenciones de Enfermería (NIC), buscando la interfaz con el Modelo de Adaptación de Roy. MÉTODO: Se trata de investigación tipo estudio de caso realizada con cliente en crisis hipertensiva atendida en servicio especializado en hipertensión y diabetes en Fortaleza, en el periodo entre septiembre a noviembre de 2003, con datos cogidos en el servicio y en el domicilio de la cliente. RESULTADOS: Como apuntan los resultados, existen dificultades de adaptación en todos los modos. De ahí, las intervenciones de enfermería seleccionadas de la NIC fueron implementadas con apoyo de la familia. CONCLUSIÓN: Se concluye ser viable el abordaje de cliente teniendo por base los conceptos del modelo de adaptación de Roy y las intervenciones de enfermería de la referida clasificación.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: In this study the conceptual model of nursing proposed by Roy and Andrews will be approached, known as Adaptation Model, in the attempt to discover new ways to treat these people, and helping them to be adapted and integrated, since arterial hypertension disorders occur in consequence of lack of the patient’s adaptation to the disease and treatment. AIM:This paper aimed at describing coherent nursing interventions about hypertensive crisis situation, with the Nursing Interventions Classification (NIC), searching for an interface with Roy Adaptation Model. METHOD: It is a case study research carried through client on hypertension crisis which have been taken care of in a hypertension and diabetes specialized service in Fortaleza, in the period of September to October of 2003, with data collected at the work and home of the client. RESULTS: As the results indicate, there are adaptive difficulties in all means. Because of this, nursing interventions selected from NIC were implemented with the support of family. CONCLUSION: It is concluded to be viable to approach the client having as base the concepts of Roy Adaptation Model and the nursing interventions of the concerned classification.
  • A influência da ansiedade na atividade profissional do circulante de sala de operações Artigos Originais

    Peniche, Aparecida de Cássia Geane

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O ambiente de trabalho pode desencadear no circulante de sala de operações, alterações emocionais como a ansiedade, influenciando no desempenho de suas tarefas. OBJETIVOS: Identificar traço e estado de ansiedade do auxiliar e do técnico de enfermagem; identificar quais as alterações fisiológicas provocadas pela ansiedade, e relacionar o traço e estado de ansiedade com as possíveis alterações desencadeadas pela mesma. MÉTODO: Os dados foram coletados usando os inventários para traço e estado de ansiedade antes do início da cirurgia com 19 circulantes de sala de operações e a observação deles durante a cirurgia. RESULTADOS: Os resultados obtidos identificaram uma amostra com 13 (68,42%) circulantes apresentando baixo traço de ansiedade e 6 médio traço de ansiedade (31,58%). Com relação ao estado de ansiedade, 14 (73,68%) apresentaram baixo estado de ansiedade, 4 (21,05%) médio estado e 1 (5,26%) alto estado de ansiedade; destes 19 funcionários, 8 (42,11%) apresentaram manifestações clínicas relacionadas à ansiedade como agitação, agitação e irritabilidade, agitação e movimentos repetitivos e tristeza. CONCLUSÕES: Pode-se concluir, que a maioria possue baixo traço (68,42%) e estado de ansiedade (73,68%). Não houve associação estatisticamente significante entre a ansiedade e as manifestações clínicas apresentadas pelos auxiliares e técnicos de enfermagem, assim como não houve correlação entre ansiedade e as manifestações clínicas apresentadas.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCCIÓN: El ambiente de trabajo puede desencadenar en el circulante del quirófano, alteraciones emocionales como la ansiedad, influenciando el desempeño de suas tareas. OBJETIVO: El estudio tenía como los objetivos: identificar la línea y estado de la ansiedad del ayudante y del técnico lactante; identificar las alteraciones del physiologico provocadas por la ansiedad, la actuación en el sistema nervioso autónomo y relacionar la línea y estado de ansiedad con las posibles alteraciones desencadenaron por el mismo. MÉTODO: Los datos eran los usando reunido los inventarios para la línea y estado de ansiedad antes del principio de la cirurgía e durante la acción quirúrgica se observó la manifestación clínica de la ansiedad con 19 circulando de cuarto de cirurgías. RESULTADOS: Los resultados obtenidos identificaron una muestra con 13 (68,42%) circulando presentando línea de ansiedad baja y la línea de ansiedad elemento (31,58%). Con respecto al estado de ansiedad, 14 (73,68%) ellos presentaron el estado de ansiedad bajo, 4 (21,05%) el estado elemento y 1 (5,26%) el estado de ansiedad alto; de estos 19 empleados, 8 (42,11%) ellos presentaron manifestaciones clínicas relacionadas a la ansiedad como la agitación, agitación e irritabilidad, agitación y movimientos repetitivos y tristeza. CONCLUSIONES: Puede concluirse que los auxiliares y los técnicos lactantes en la mayoría del ele/ella poseen la línea baja (68,42%) y estado de ansiedad (73,68%). No había ninguna asociación estatisticamente significante entre la ansiedad para los ayudantes y técnicos lactantes y las manifestaciones clínicas presentadas, así como ellos no presentaron la correlación entre la ansiedad y las manifestaciones clínicas presentadas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Working environment may trigger emotional alterations, such as anxiety, that may influence the performance of the oprating roon auxiliary. AIM: The present study had as objectives to identify line and state of the assistant’s anxiety and of the nursing technician; to identify which the physiologic alterations provoked by the anxiety, current of his/her performance in the autonomous nervous system and to relate the line and anxiety state with the possible alterations unchained by the same. METHODS: The data were collected using the inventories for line and anxiety state with 19 circulating of room of operations before the beginning of the surgery and during the surgical action the clinical manifestation of the anxiety was observed. RESULTS: Did the obtained results identify a sample with 13 (68,42%) circulating presenting low anxiety line and medium anxiety line ( 31,58%). Regarding the anxiety state, 14 (73,68%) they presented low anxiety state, 4 (21,05%) medium state and 1 (5,26%) high anxiety state; of these 19 employees, 8 (42,11%) they presented clinical manifestations related to the anxiety as agitation, agitation and irritability, agitation and repetitive movements and sadness. CONCLUSIONS: It can be concluded that the auxiliary ones and nursing technicians in his/her majority possess low line (68,42%) and anxiety state (73,68%). There was not association significant estatisticamente among the anxiety for the assistants and nursing technicians and the presented clinical manifestations, as well as they didn’t present correlation between anxiety and the presented clinical manifestations.
  • Sexualidade e paraplegia: o dito, o explícito e o oculto Artigos Originais

    França, Inacia Sátiro Xavier de; Chaves, Adriana de Freitas

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A intenção de contribuir para o desenvolvimento de ações educativas que desmistifiquem mitos e tabus relacionados a sexualidade da pessoa portadora de paraplegia e melhorar a qualidade de vida desse tipo de cliente motivou a seleção do objeto "sexualidade da mulher portadora de paraplegia". OBJETIVO: Compreender a construção de sentidos das mulheres portadoras de paraplegia acerca da sexualidade e relatar as barreiras enfrentadas por estas mulheres para vivenciar sua sexualidade. MÉTODO: Estudo descritivo onde os sujeitos foram selecionados por acessibilidade, conforme critérios pré-estabelecidos e, utilizando-se a entrevista semi-estruturada, a coleta de dados e a análise de discurso emergiram categorias. RESULTADOS: As categorias sinalizaram o processo de negativação da auto-imagem, do auto-conceito e de tendência a auto-discriminação, além de culpabilização, quando da sensação de orgasmo. Também emergiram categorias sinalizadoras da crença no casamento monogâmico como realização pessoal, e que o orgasmo é uma questão de conhecimento do próprio corpo e do corpo do parceiro. CONCLUSÕES: Conclui-se que o mito da beleza e o mito adâmico normatizam a sexualidade dos sujeitos. Mas nem todas as mulheres estudadas seguem, à risca, as regras da cultura, de modo que um grupo de mulheres portadoras de paraplegia vivencia a sexualidade de forma diferente das demais.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCCIÓN: La intención de contribuir para el desarrollo de acciones educativas que desmistifiquen mitos y tabus relacionados a lasexualidad de la persona portadora de paraplejía y mejorar la calidad de vida de este tipo de cliente ha motivado la selección del objeto "la sexualidad de la mujer portadora de paraplegia". OBJETIVO: Compreender la formación de los sentimientos de las mujeres portadoras de paraplejía sobre la sexualidad y relatar las barreras enfrentadas por dichas mujeres para poder vivenciar su sexualidad. MÉTODO: Estudio descriptivo donde las personas fueron seleccionadas por accesibilidad, conforme los criterios quefueron preestablecidos. El uso de la entrevista semiestructurada y el análisis del discurso permitió que surgiesen categorías. RESULTADOS: Las categorías fueron indicadoras del proceso de negatividad de su autoimagen, del autoconcepto y de la tendencia a la auto discriminación, además de culparse con relación a la sensación de orgasmo. También surgieron categorías indicadoras de la creencia en el casamiento monogámico como realización personal. Es que el orgasmo es una cuestión de conocimiento del propio cuerpo así como del cuerpo de la pareja. CONCLUSIONES: concluyóse que el mito de la belleza y el mito adámico crean normas en la sexualidad de la persona. Pero ni todas las mujeres estudiadas siguen al pie de la letra las reglas culturales, de manera que un grupo de mujeres portadoras de paraplejía vive la sexualidad de forma diferente de las demás.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Tthe aim of this study was to contribute to develop educational actions which may unveil myths and taboos related to sexuality of the individual with paraplegia and to enhance quality of life of these patients. The object selection in this study was "sexuality of disable woman" OBJECTIVE: To understand the construction of senses in paraplegic women concerning sexuality and reporting the barriers faced by those women to experience their sexuality. METHOD: This is a descriptive study where subjects were selected by accessibility, according to pre-established criteria. Semi-structured interviews and the speech analysis led to the emergence of categories. RESULTS: The categories suggested the process of negative self-image and self-concept and a tendency to selfdiscrimination. There is a guilty feeling when they experience the sensation of orgasm. Categories also emerged that suggested the belief in monogamist marriage as a personal desire. Also orgasm is a question that derives from the knowledge of one’s own body and her partner. CONCLUSIONS: One concludes that the myth of beauty and the adamic myth rule the subject’s sexuality. But not all studied women strictly observe the rules of the society they live in, so that a group of paraplegic women experience sexuality differently from the others.
  • Intervenções de enfermagem para os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em dois serviços públicos de assistência à saúde da mulher Artigos Originais

    Gerk, Maria Auxiliadora de Souza; Barros, Sônia Maria Oliveira de

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Trata-se de uma pesquisa descritiva, analítica, retrospectiva sobre as intervenções de enfermagem para os diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em ginecologia, entre as 165 mulheres assistidas em consultas de enfermagem em dois centros regionais de saúde de Campo Grande, MS, e sobre a construção destas intervenções a partir dos eixos A (tipo ação), B (alvo), C (meios) e H (beneficiário) da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) - versão beta 2. OBJETIVOS: Estabelecer as intervenções de enfermagem e os resultados esperados. MÉTODO: Foram analisados 165 protocolos de consulta de enfermagem nas quais havia sido utilizado um instrumento de levantamento de dados sistematizado. RESULTADOS: Foram identificados 60 diagnósticos de enfermagem, cuja freqüência simples variou de um a 137, dos quais selecionamos os cinco mais freqüentes para o estabelecimento das intervenções. As ações estabelecidas mais freqüentes foram ‘orientar’, ‘referir’, ‘explicar’ e ‘prover’. CONCLUSÕES: Ao estabelecermos as intervenções, verificamos a necessidade premente do trabalho multidisciplinar, uma vez que a ação ‘encaminhar’ significou o equivalente ao encaminhamento a outros serviços de saúde. Outra constatação foi a imprescindibilidade do papel de educadora da enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCION: Se trata de una pesquisa descriptiva , analítica retrospectiva sobre las intervenciones de enfermería para los diagnósticos de enfermería más frecuentes en ginecología dentre las 165 mujeres asistidas en consultas de enfermería en dos centros regionales de salud de Campo Grande, MS, y sobre la construcción de estas intervenciones a partir de los ejes A (tipo acción), B (blanco), C (medios) y H (beneficiario) de la clasificación internacional para la práctica de enfermería, cuya frecuencia simple ha sido variada de uno a 137, de los cuales seleccionamos los cinco más frecuentes para el establecimiento de las intervenciones. OBJETIVOS: Constucción de las intervenciones de enfermería MÉTODO: Foram analisados 165 protocolos de consulta de enfermagem nas quais havia sido utilizado um instrumento de levantamento de dados sistematizado. RESULTADOS: Las acciones establecidas más frecuentes fueron 'orientar', 'referir ‘explicar y provenir. CONCLUSIÓN: Determinando las intervenciones, verificamos la extrema necesidad del trabajo multidisciplinar, pues la acción ''direccionar'' ha significado , en nuestra pesquisa, lo equivalente al direccionamiento a otros campos de salud. Y además de eso ha sido constatado la importancia de la enfermera como educadora.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: This study constitutes a descriptive, analytical, and retrospective research on the nursing interventions formulated for the most frequent nursing diagnoses in gynecology identified for 165 women seen at outpatient nursing appointments held at two regional health centers in Campo Grande, MS, Brazil. The interventions were developed from axes A (action type), B (target), C (means), and H (beneficiary) of the ICNP® Nursing Actions Classification (Beta 2 version). OBJECTIVES: Establish nursing interventions and nursing outcomes. METHOD: The data on the population were obtained from the protocols of 165 outpatient consultation sessions. RESULTS: Sixty nursing diagnoses were identified, whose simple frequency ranged from 1 to 137, and the five most frequent ones were selected for establishing the nursing interventions. The actions most frequently established were ‘guiding’, ‘referring’, ‘explaining’, and ‘providing’. CONCLUSIONS: While formulating the interventions, an urgent need for multidisciplinary work was perceived, considering that the action ‘referring’, in the scope of this research, equated the referral to diverse health care services. Another finding was the evidence that nurses play a pivotal role as education agents.
  • Avaliação de pacientes hipertensos acompanhados pelo Programa Saúde da Família em um Centro de Saúde Escola Artigos Originais

    Mano, Gisele Machado Peixoto; Pierin, Angela Maria Geraldo

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar dois grupos de hipertensos: um atendido no programa tradicional e outro acompanhado pelo Programa Saúde da Família (PSF). MÉTODO: Foram analisados 113 prontuários de hipertensos do programa tradicional e 113 do PSF. RESULTADOS: Os hipertensos do PSF foram estatisticamente diferentes dos demais (p<0,05) nos seguintes aspectos: raça; grau de escolaridade; ocupação; idade; peso; número de refeições ao dia; ingestão de café; tabagismo; ingestão de bebida alcoólica; atividade física; tempo de diagnóstico de hipertensão; antecedentes familiares para a doença; tipos de doenças associadas; exames laboratoriais; tipos de atendimentos e participação em grupos específicos. Os hipertensos do PSF apresentaram ainda, queda significativa da pressão arterial (152 ± 24/92 ± 15 vs 142 ± 21/85 ± 13 mm Hg) entre o início e o final do período de estudo, com pressão sistólica inicial maior que o programa tradicional. Apenas 30% dos hipertensos do programa tradicional e 20% do PSF estavam com a pressão arterial controlada. CONCLUSÃO: Apesar do controle pouco satisfatório da pressão os hipertensos seguidos pelo PSF apresentaram redução significativa dos níveis pressóricos.

    Resumo em Espanhol:

    OBJETIVO: Este trabajo compara dos grupos de hipertensos: uno atendido por el proceso tradicional de asistencia en la unidad básica de salud y otro acompañado por el programa salud de la familia (PSF). MÉTODO: Fueran analizados 113 prontuarios de cada grupo RESULTADOS: Los hipertensos del PSF fueron diferentes (p<0,05) con relación a los demás, con predominio en la raza blanca; menor escolaridad; menos trabajadores; edad y peso más elevados; menos bebida alcohólica; menos actividad física; más tiempo de diagnóstico de hipertensión; y menos antecedentes familiares para la enfermedad. Los hipertensos del PSF tuvieron más consultas de enfermería, visita domiciliaria de enfermería, visita domiciliaria médica, participación en grupos específicos, sin embargo hubo menos consultas médicas y más situaciones de atendimiento rápido. Los hipertensos del PSF presentaron una baja significativa de la presión arterial entre el inicio y el final del período de estudio (152 ± 24/92 ± 15 vs. 142 ± 21/85 ± 13 mm Hg) con presión sistólica inicial mayor de que los hipertensos del programa tradicional. CONCLUSIÓN: Apenas 30% de los hipertensos del programa tradicional y 20% del PSF estaban con la presión arterial controlada.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: The study compared two groups of hypertensive patients: one attended by the traditional process of basic health unit care and the other one followed by the Family Health Program (FHP). METHOD: 113 records of hypertensive patients attended by the traditional process basic heath unit care and 113 by the FHP RESULTS: The results showed that hypertensive patients from FHP were different (p<0.05) in relation to the others on the predominance of the white race; lower education level; fewer workers; older age and higher weight; more tobacco users; less alcoholic beverage, less physical activity, and longer time of hypertension. The patients from FHP had more nursing appointments, nursing home visit, medical home visit, and participation in specific groups; however, there were fewer medical appointments and more attendance at the emergence room. The patients at FHP presented a significant reduction in the blood pressure (152 ± 24/92±15 vs 142 ± 21/85±13 mm Hg) from the beginning to the end of the period of the study with initial systolic blood pressure higher than the patients from the traditional program. CONCLUSION: Only 30% of the patients from the traditional program and 20% from FHP had their blood pressure controlled.
  • O cuidado de enfermagem e o cateter de Hickman: a busca de evidências Artigos Originais

    Silveira, Renata Cristina de Campos Pereira; Galvão, Cristina Maria

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Os pacientes submetidos ao transplante de medula óssea (TMO) necessitam de um acesso venoso seguro para a infusão da medula óssea. A implantação de um cateter venoso central é parte da terapêutica, sendo o de Hickman o mais utilizado atualmente; entretanto, sua presença impõe riscos, sendo a infecção, o mais preocupante. OBJETIVO: Revisão integrativa da literatura, que teve como objetivo buscar e avaliar as evidências sobre os cuidados de enfermagem relacionados ao cateter de Hickman. MÉTODO: Para a seleção dos artigos utilizamos as bases de dados Lilacs, Medline, Cinahl e o periódico Bone Marrow Transplantation, e a amostra constituiu-se de 18 artigos. RESULTADOS: O curativo recomendado é o de poliuretano trocado a cada 7 dias. O método de coleta de sangue observado foi o de descarte, sendo que a dosagem de ciclosporina não deve ser coletada da mesma via onde foi infundida. A redução do número de manipulações do cateter é considerada uma medida eficaz na prevenção e no controle de infecção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As evidências extraídas dos estudos analisados podem auxiliar a implementação de cuidados de enfermagem eficazes relacionados ao cateter de Hickman.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCIÓN: Los pacientes sometidos al trasplante de médula ósea (TMO) necesitan de un acceso venoso seguro para la infusión de la médula ósea. La implantación de un catéter venoso central hace parte de la terapéutica siendo el de Hickman el más utilizado actualmente; sin embargo, su presencia impone riesgos a los pacientes, el más preocupante de los cuales es la infección. OBJETIVO: La finalidad de esta revisión integradora de la literatura fue buscar y evaluar las evidencias sobre los cuidados de enfermería relacionados al catéter Hickman. MÉTODO: Para seleccionar los artículos utilizamos las bases de datos Lilacs, Medline, Cinahl y la publicación Bone Marrow Transplantation, y la muestra consistió en 18 artículos. RESULTADOS: El vendaje recomendado es el de poliuretano cambiado cada 7 días. El método de colecta de sangre observado fue el de desecho, en el que el dosaje de ciclosporina no debe ser colectado de la misma vía donde fue infundido. La reducción del número de manipulaciones del catéter es considerada una medida eficaz en la prevención y en el control de infección. Las evidencias extraídas de los estudios analizados pueden auxiliar la implementación de cuidados de enfermería eficaces relacionados al catéter Hickman.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Patients submitted to Bone Marrow Transplantation (BMT) need a safe venous access for the infusion of bone marrow. The implantation of a central venous catheter is a part of therapy, with Hickman’s catheter as the most commonly used type; however, its presence entails risks, the most preoccupying of which is infection. OBJECTIVE: Integrative literature review aimed to look for and evaluate evidence on nursing care related to Hickman’s catheter. METHOD: Articles were selected from the Lilacs, Medline and Cinahl databases and from the journal Bone Marrow Transplantation. The sample consisted of 18 articles. RESULTS: Polyurethane dressings are recommended, to be changed every 7 days. The observed blood collection method was through discarding, in which the cyclosporine dose should not be collected from the same pathway it was infused in. Reducing the number of catheter manipulations is considered an efficient measure for infection prevention and control. CONCLUSION: The evidence taken from the studies that were analyzed can be of help in the implementation of efficient nursing care related to Hickman’s catheter.
  • Fadiga: uma análise do conceito Artigos Originais

    Mota, Dálete Delalibera Corrêa de Faria; Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da; Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Fadiga é um dos fenômenos mais comumente vivenciados por todos os seres humanos. No entanto, esse conceito é causa de grande confusão na ciência. OBJETIVO: Analisar o conceito de fadiga. MÉTODO: Foi utilizado o método proposto por Walker e Avant (1995). RESULTADOS: São identificados atributos críticos da fadiga e apontados antecedentes, conseqüentes e referências empíricas. Para ilustrar, são apresentados caso-modelo, caso-contrário e caso-ilegítimo. A manifestação de cansaço/canseira ou exaustão associada ao prejuízo no desenvolvimento das atividades usuais do dia-a dia e a falta de resultados das estratégias habituais de recuperação de energia são identificadas como as principais referências empíricas do conceito de fadiga para a área da saúde. CONCLUSÕES: Esta análise conceitual oferece base para o desenvolvimento de uma definição operacional e novos direcionamentos para pesquisas.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCIÓN: El fenómeno fatiga es una experiencia común a todos los seres humanos. No obstante, el concepto genera gran confusión en la ciencia. OBJETIVO: Este estudio analiza el concepto fatiga a través del método propuesto por Walker y Avant (1995). RESULTADOS: Se identifican atributos críticos de fatiga y se destacan los antecedentes, las consecuencias y las referencias empíricas. Para ilustrar, se presenta un caso-modelo, un caso-contrario y un caso-ilegítimo. La manifestación de cansancio o desaliento que perjudica el desarrollo de actividades cotidianas y la falta de resultados ante las estrategias habituales para recuperar el aliento, son identificadas como las principales referencias empíricas del concepto de fatiga en el área de la salud. CONCLUSIÓNES: Este análisis conceptual ofrece bases para desarrollar una nueva definición operacional y propone directrices para realizar nuevas investigaciones.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Fatigue is one of the most commonly experienced phenomena by all human being. However, this concept is cause of great confusion in science. OBJECTIVE: This study analyzed the concept of fatigue using the method of Walker and Avant (1995). Critical attributes, antecedents, consequents and empirical referents are identified. To illustrate the concept, model, contrary and illegitimate cases are presented. RESULTS: The manifestation of tiredness or exhaustion associated with the impact on the development of every day activities and the absence of restorage of energy using habitual strategies are identified as the main empirical referents related to the concept of fatigue. CONCLUSIONS: This conceptual analysis offers support for the development of an operational definition and suggests new guidelines for future research.
  • O Transplante renal sob a ótica de crianças portadoras de insuficiência renal crônica em tratamento dialítico: estudo de caso Artigos Originais

    Setz, Vanessa Grespan; Pereira, Sônia Regina; Naganuma, Masuco

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Para compreender quais são as implicações da doença crônica para a criança e seus familiares é necessário partir-se da premissa de que a doença crônica não pode ser curada e que a cura almejada pode se transformar em mito perigoso, que compromete todo o processo de desenvolvimento da criança. OBJETIVOS: Compreender o significado do transplante renal para crianças em tratamento dialítico e conhecer suas expectativas em relação a este tratamento. MÉTODO: Estudo qualitativo, utilizando o Estudo de Caso como método de investigação e os pressupostos de Mayeroff como referencial teórico-filosófico. Para coleta de dados foram utilizadas as técnicas de entrevista semi-estruturada e o Desenho-Estória com tema. Foram entrevistadas 15 crianças em tratamento dialítico e hemodialítico, com idades entre 6 e 16 anos que consentiram em participar do estudo RESULTADO: Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: Construindo o conhecimento sobre o transplante; Buscando entender a espera pelo transplante; Criando expectativas de mudanças; Em contato com a frustração. E do desenho-estória com tema a categoria: Desvelando os sentimentos através do desenho. Neste artigo apresentaremos os resultados referentes às questões semi-estruturadas que emergiram das falas dos sujeitos. CONCLUSÃO: O estudo possibilitou compreender que as crianças percebem a realização do transplante renal como a única possibilidade de voltarem a vivenciar uma vida normal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN INTRODUCCIÓN: Para comprender cuales son las implicaciones de la enfermedad crónica para el niño y sus familiares és necessário partir del presupuesto de que la enfermedad crónica no puede ser curada y que la cura deseada puede se transformarse en un mito peligroso, que puede comprometer todo el proceso de desarrolo del niño. OBJETIVOS: Compreender el significado del transplante renal para los niños en tratamiento dialítico y conocer sus expectativas en relación a este tratamiento. MÉTODO: Estudio cualitativo, utilizando el Estudio de Caso y las ideas de Mayeroff como refrencial teórico-filisófico. Las técnicas utilizadas para lel acopio de datos fueron la entrevista semiestructurado y el Diseño-Historia con tema. Fueron entrevistados 15 niños en tratamiento dialítico y hemodialítico, con edades entre 6 y 16 años que consintieron en participar del estudio. RESULTADOS: Del análises de contenido emergieron cuatro categorías: constituyendo el conocomiento sobre el transplante; buscando entender la espera del transplante; creando expectativas de cambios; en contacto con la frustración. Del diseño-historia con tema, la categoría: desvelando los sentimientos a través del diseño. En este artículo presentaremos un recorte de la disertación conteniendo los resultados referentes a las cuestiones semiestructuradas emergidas de las hablas de los sujetos. CONCLUSIÓN: El estudio posibilitó comprender que los niños perciben la realización del transplante renal como la única posibilidad de volver a tener una vida normal.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: To understand implications of the chronic disease for the child and his/her family it must be consider that the chronic disease can not be cured and that this cure may turn into a dangerous myth, involving the child’s development process. AIM: To understand the meaning that renal transplantation has for those children in dyalitic treatment and to know their expectations regarding this treatment. METHOD: This is a qualitative study using as an investigation method a Case Study and the Mayeroff’s philosophical referential. The techniques used to collect data were semi-structured interviews and the subject was the Design-Story. 15 children who gave their consent to take part of this research, with ages ranging from 6 to 16 years were interviewed and submitted to a dialytic and hemodialytic treatment. RESULTS: Four categories emerged from the semi-structured questions and after using the content analysis technique according to categories: building the knowledge on transplantation; searching to understand the wait for transplant; creating expectation on the transition; being in contact with frustration. Based on the design-story we had a category: unveiling feelings by means of the draw. In this study, we will show the results regarding the semi-structures questions emerged from the individual’s speech. CONCLUSION: This study allowed us to understand that children realize the renal transplant as the only possibility to have their lives back to normal.
  • A relevância do exame físico do idoso para a assistência de enfermagem hospitalar Artigos Originais

    Paula, Juliana Coutinho de; Cintra, Fernanda Aparecida

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O exame físico do idoso fornece dados relevantes para a assistência, contudo observa-se na prática de enfermagem que raramente ele é realizado de forma singular e sistematizado. OBJETIVO: foi verificar a importância atribuída por enfermeiros ao exame físico do idoso, para a assistência de enfermagem hospitalar. MÉTODO: foram entrevistados 25 enfermeiros das unidades de internação: Gastroclínica e Gastrocirurgia, Cardiologia e Pneumologia, e Enfermaria Geral de Adultos I e II do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas. RESULTADOS: apenas um enfermeiro não foi contemplado com conteúdo sobre exame físico durante a graduação, e que para grande parte dos entrevistados os temas senescência e senilidade foram abordados de forma deficitária ou não foram abordados. A maioria dos entrevistados (88%) realiza o exame físico e mostra-se motivada para efetuá-lo, embora o faça de maneira incompleta. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os achados revelam a necessidade de capacitar os enfermeiros que lidam com idosos, tendo em vista as peculiaridades do exame físico e as necessidades dessa clientela.

    Resumo em Espanhol:

    INTRODUCCIÓN: El examen físico del anciano ofrece datos relevantes para la asistencia. Sin embargo, se observa que en la práctica de enfermería es poco realizado de forma sistemática. OBJETIVO: De este estudio fue verificar la importancia atribuida por los enfermeros al examen físico del anciano, para la asistencia de enfermería hospitalar. MÉTODO: Fueron entrevistados 25 enfermeros que integran el equipo de trabajo de los servicios de Gastroclínica y Cirugía, Cardiología y Neumología, y Enfermería General de Adultos I - II, del Hospital de Clínicas de la Universidad Estatal de Campinas. RESULTADOS: Apenas un enfermero no recibió, en su curso de graduación, informaciones sobre el examen físico. Para la gran parte de los entrevistados el abordaje sobre envejecimiento y senilidad fue deficitario o no fue contemplado. La mayoría de los entrevistados (88%) realiza el examen físico y se muestra motivada para efectuarlo, aunque lo hagan de manera incompleta. Conn Los datos obtenidos apuntan la necesidad de capacitación de los enfermeros que cuidan de los ancianos, considerando las particularidades de este examen y las necesidades de estos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: In nursing practice, it has been noticed that those examinations are rarely done in a singular and systematic way. AIM: To verify the importance attributed by nurses to the physical examination in elderly, for hospital nursing assistance. METHOD: Twenty five nurses from the following wards were interviewed: Surgery, Gastroenterology, Cardiology and Pneumology, and Adult General ward I - II at the Clinical Hospital, Campinas State University. RESULTS: Only one of the informants had no information on physical examination during graduation and most of them had lack of information or no information at all on senescence and senility. Most informants (88%) perform the physical examination and show motivation to execute it, though they do it in an incomplete way. FINAL CONSIDERATIONS: This results show the requirement of capacitation for nurses who treats the aged, considering that physical examination in elderly has its specificities.
  • A distanásia como geradora de dilemas éticos nas Unidades de Terapia Intensiva: considerações sobre a participação dos enfermeiros Artigos De Atualização

    Toffoletto, Maria Cecilia; Zanei, Suely S. Viski; Hora, Edilene Curvelo; Nogueira, Gisele Puerta; Miyadahira, Ana Maria K; Kimura, Miako; Padilha, Kátia Grillo

    Resumo em Português:

    A distanásia apresenta-se como uma das fontes geradoras de dilemas éticos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Discute-se o contexto que favorece a prática da distanásia nesse ambiente, com ênfase na utilização excessiva do suporte tecnológico. Tecemos comentários sobre a participação dos familiares e profissionais envolvidos, principalmente médicos e enfermeiros, considerando-se o papel sócio-profissional atribuído a cada um. Pretende-se com as considerações apresentadas, fornecer subsídios para a reflexão do tema, com vistas a uma participação mais ativa dos enfermeiros de UTI nos dilemas éticos relacionados à distanásia.

    Resumo em Espanhol:

    La distanasia se presenta como una de las fuentes generadoras de los dilemas éticos en las Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Discute el contexto que favorece la práctica de la distanasia en este ambiente, con énfasis en la utilización excesiva del arsenal tecnologico. Además de los comentarios sobre la posición de los familiares y de los profesionales involucrados, principalmente los médicos y enfermeros, se consideró el papel socio-profesional que se atribuye a cada uno. Para finalizar, los profesionales del area son estimulados a refletir sobre el tema y los enfermeros a participar de manera más activa en las discusiones de los dilemas éticos relacionados a la distanasia.

    Resumo em Inglês:

    Disthanasia is conceptualized and presented as an ethical dilemma in Intensive Care Units (ICU). The context favoring the disthanasia practice on this environment focusing the excessive use of technological devices will be discussed. The study will approach the family, physician and nurse’s participation in the situations, considering the social and professional role of each one. This study aims to provide support for healthcare professionals to reflect on this subject, aiming the nurse’s more effective participation on ethical dilemmas related to disthanasia.
  • A percepção auditiva nos pacientes em estado de coma: uma revisão bibliográfica Artigos De Revisão

    Puggina, Ana Cláudia Giesbrecht; Silva, Maria Júlia Paes da; Gatti, Maria Fernanda Zorzi; Graziano, Kazuko Uchikawa; Kimura, Miako

    Resumo em Português:

    Muito ainda precisa ser estudado pela neurociência, tanto em relação aos estados de consciência quanto aos processos cognitivos e a percepção auditiva nos estados de coma. Assim, esse estudo de revisão bibliográfica sobre a percepção auditiva dos pacientes em estado de coma parece ser relevante no sentido de trazer maiores esclarecimentos e identificação de evidências. Identificar, nas publicações, as lacunas, consistências e inconsistências desse tema. O estudo consiste em levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS e PUBMED. Os artigos foram analisados quanto ao método e os principais resultados do estudo. Foram selecionados 10 artigos sobre o tema, sendo nenhum deles nacional. A maior parte dos estudos selecionados foi publicada no período de 1971-1995 (80%), pelos Estados Unidos (70%), como pesquisa longitudinal (50%) ou relato de caso (30%); a amostra variou entre 1 e 5 (70%), a maioria usou a música (80%); o EEG (60%) e a observação comportamental (50%) foram as medidas de resposta ao estímulo mais utilizadas. Os procedimentos foram variados, porém a maioria dos estudos, apontam para a existência de uma percepção auditiva nos pacientes em estado de coma.

    Resumo em Espanhol:

    Mucho aún se hace necesario a ser estudiado por la neurociencia, tanto en relación a los estados de conciencia cuanto a los procesos cognitivos y la percepción auditiva en lo estado de coma. Así, este estudio de revisión bibliográfica sobre la percepción auditiva de los pacientes en estado de coma parece ser relevante para traer mayores esclarecimientos e identificar las evidencias. Identificar, en las publicaciones encuentradas, las lacunas, las consistencias y las inconsistencias de este tema. Este estudo consistió en un levantamiento bibliográfico en las bases de datos LILACS y PUBMED. Para esto, los artículos fueron analizados de acuerdo con el método y los resultados principales del estudo. Fueron seleccionados 10 artículos sobre el tema, ninguno de ellos de la publicación nacional. La mayoría de los estudios seleccionados fueron publicados en el período de 1971-1995 (80%), en los Estados Unidos (70%), como la pesquisa longitudinal (el 50%), estudo del caso (30%); la muestra en general varió entre 1 y 5 (el 70%), la mayoría utilizaron la música (el 80%); el EEG (el 60%) y el observación comportamental (50%) habían sido las medidas de respuesta más usadas. Los procedimientos habían sido muy variados, no obstante de la mayoría de los estudios, enseñan para la existencia de una percepción auditiva en los pacientes en estado de coma.

    Resumo em Inglês:

    Much is still needed to be discovered by the neuroscience in relation to the consciousness regarding cognitive processes and the auditive perception in coma. Thus, this study is a bibliographic review on the auditive perception of patients in coma and shows its relevance to explain and identify evidence. To identify, in the publications found, the gaps, consistencies and inconsistencies on this subject. This study consists of a bibliographical survey based on LILACS and PUBMED database. Ten articles were selected about the subject, none of them are national publications. Most of the selected studies were published within the period of 1971-1995 (80%), by the United States (70%), as longitudinal research (50%) or study of case (30%); the sample in general varied between 1 and 5 (70%), the majority used music (80%); the EEG (60%) and behavior observation (50%) were the most used measuring ways of the responses to the stimulus. The procedures were varied, however most of the studies, show that there is an auditory perception in patients with coma.
  • Utilizando técnicas de ensino participativas como instrumento de aprendizagem e sensibilização do manejo da lactação para profissionais de enfermagem de uma maternidade Relato De Experiência

    Moreira, Patricia Luciana; Fabbro, Márcia Regina Cangiani

    Resumo em Português:

    Para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, o profissional de saúde precisa adquirir e incorporar, além do conhecimento em aleitamento materno e competências clínicas, habilidades de comunicação para interagir com a nutriz. Descrever uma proposta educativa para o manejo e incentivo do aleitamento materno a profissionais da equipe de enfermagem de uma maternidade do interior de São Paulo. A metodologia utilizada consistiu em aulas expositivas dialogadas, dinâmicas de grupo, dramatização e debates com o objetivo de estimular um olhar crítico e amplo, abarcando aspectos sociais, culturais, econômicos que envolvem a amamentação e que propiciem ao profissional uma reflexão sobre sua prática profissional. Além destes, utilizamos pré e pós-teste, auto-testes e a prática clínica. Os resultados satisfatórios tanto no pré-teste, pós-teste e auto-teste como na participação efetiva dos envolvidos com os trabalhos nos mostram que uma proposta educativa que privilegie uma maior participação e interação mostrou-se eficaz para abordar temas complexos que envolvem múltiplos aspectos como o aleitamento materno. Acreditamos que mudanças nas práticas de saúde não dependem também da sensibilização deste profissional para incorporar estes conhecimentos a sua prática profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Para promover, proteger e apoyar la lactancia materna, el profesional de salud necesita adquirir e incorporar, además del conocimiento en lactancia materna y competencias clínicas, habilidades de comunicación para interaccionar con la nodriza. El artículo presente tuvo como objetivo describir una propuesta educativa para el manejo e incentivo de la lactancia materna para profesionales del equipo de enfermeros de una maternidad del interior del estado de São Paulo. La metodología utilizada consistió en clases expositivas dialogadas, dinámicas de grupo, dramatización y debates con el objetivo de estimular la mirada crítica y amplia, abarcando aspectos sociales, culturales, económicos que envuelven la lactancia y que propicien al profesional una reflexión sobre su práctica profesional. Además de estos, utilizamos pré y post-evaluación, autoevaluación y la práctica clínica. Los resultados satisfatorios tanto en la pré, post y autoevaluación como en la participación efectiva de los envolvidos con los trabajos nos muestran que una propuesta educativa que privilegie una participación e interacción más grande se mostró eficaz para abordar temas complejos que envuelven múltiplos aspectos como el de la lactáncia materna. Creemos que cambios en las prácticas de salud dependen también de la sensibilización de este profesional para incorporar estos conocimientos a su práctica profesional.

    Resumo em Inglês:

    To promote, protect and support the breastfeeding, the health professional needs to acquire and to incorporate, beyond the knowledge in breastfeeding and clinical competences, abilities of communication to interact with the wet-nurse. To describe an educative proposal for the handling and the incentive for the act of the breastfeeding to the professionals of the team of Licensed Practical Nurse of a maternity hospital in the inland of São Paulo state - Brazil. The methodology that was used consisted of expositive dialogued classes, group dynamics, dramatization and debates with the objective to stimulate a critical and wide look, embracing social, cultural, economical aspects that involve breastfeeding and that provide the professional a reflection on his own professional practicals. Besides these, we used pre-test, post-test, self-test and clinical lecture. The satisfactory results in as much as in the pre, post and self-tests as in the effective participation of the ones involved with the jobs show that an educative proposal that gave privileges to a larger participation and interaction was shown effective to approach complex themes that involve multiple aspects as the maternal breastfeeding. We believe that changes in the practicals of health depend also on the sensitization of this professional to incorporate these knowledges to his professional practicals.
  • Orientação sexual para adolescentes: relato de experiência Relato De Experiência

    Brêtas, José Roberto da Silva; Silva, Conceição Vieira da

    Resumo em Português:

    Os autores apresentam aspectos teóricos e práticos que envolvem o Projeto de Extensão Universitária "Corporalidade e Saúde" da Universidade Federal de São Paulo. O desenvolvimento ocorre no campo da Promoção da Saúde, com ênfase nas questões do corpo e sexualidade, saúde mental e violência; visando catalisar discussões e reflexões críticas sobre esse universo. Tem como principal finalidade articular ações nos campos do ensino, assistência e pesquisa. Seu conjunto de ações está direcionado a adolescentes e jovens que freqüentam escolas de ensino fundamental e médio. É uma atividade que se apóia nas orientações do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), nas ementas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Declaração dos Direitos Sexuais da World Association for Sexology, alem dos pressupostos da Psicologia Social e Psicanálise. Trata-se de uma prática libertária em que a sexualidade, quando compreendida e adequadamente canalizada, se traduz em amor, criatividade, potência geradora de progresso e de desenvolvimento.

    Resumo em Espanhol:

    Los autores presentan aspectos teóricos y prácticos que envuelven el Proyecto de Extensión Universitaria "Corporalidad y Salud" de la Universidad Federal de São Paulo. El desarrollo ocurre en el campo de la Promoción de la Salud, con énfasis en las cuestiones del cuerpo y sexualidad, salud mental y violencia; visando catalisar discuciones y reflexiones críticas sobre ese universo. Tiene como principal finalidad articular acciones en los campos del enseñanza, asistencia y investigación. Su conjunto de acciones está direccionado la adolescentes y jóvenes que frecuentan escuelas de enseñanza fundamental y medio. Es una atividad que se apoya en las orientaciones del Programa de Salud del Adolescente (PROSAD) en los temarios del Estatuto del Niño y del Adolescente (ECA) y en la Declaración de los Derechos Sexuales de la World Association for Sexology, alem de las presuposiciónones de la Psicología Social y Psicoanálisis. Se trata de una práctica libertaria en que la sexualidad, cuando compreendida y adecuadamiente canalizada, se traduce en amor, criatividad, potencia generadora de adelanto y de desarrollo.

    Resumo em Inglês:

    The authors tried to present theoretical and practical framework of the project "Corporeal and Health", developed as an extension activity at the Federal University of São Paulo city, Brazil. The project is developed within the Health Promotion area and emphasizes the questions related to the body and sexuality, mental health, and violence, in order to catalyze discussions and critical thinking on this universe. The main purpose of this project is to articulate nursing teaching, caring and researching actions and its activities are directed to teenagers and young adults from fundamental and high school. All activities are based upon the orientations of the Adolescent Health Program (PROSAD) from the Brazilian Ministry of Health, the Brazilian Child and Adolescent Statute (ECA) and the Declaration of Sexual Rights, from the World Association for Sexology, along with principles from Social Psychology and Psycho Analysis. It is a liberating practice in which sexuality, when is well understood and properly canalized, can be translated into love, creativity, a force that lead to progress and self development.
Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo R. Napoleão de Barros, 754, 04024-002 São Paulo - SP/Brasil, Tel./Fax: (55 11) 5576 4430 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: actapaulista@unifesp.br