RESUMO
O objetivo deste texto é apresentar o modelo de sociedade de vigilância e refletir sobre os modos propostos por artistas para interrogá-lo e resistir a ele. Observa-se que os cidadãos têm abdicado do direito à privacidade em troca da conveniência trazida com os sistemas complexos de vigilância. Assim, a disponibilização de dados pessoais tornou-se moeda de troca para se viver em um mundo conectado. Neste contexto, analisamos algumas obras do campo da artveillance, baseadas na proposta da estética da vigilância, com o intuito de compreender como os artistas têm se posicionado frente a essa situação. Consideramos os conceitos de privacidade, dataveillance e a impossibilidade de os cidadãos do século XXI desautorizarem-na. As reflexões baseiam-se nos textos de Jan Holvast (200710. HOLVAST Jan. History of Privacy. In LEEUW, Karl de; BERGSTRA, Jan (eds.). The History of Information Secutity: A Comprehensive Handbook. Amsterdam: Elsevier, 2007, p.13-42.) e David Lyon (200915. MACHADO Arlindo. A Cultura da Vigilância.. Artepensamento IMS, 1991. Disponível em: https://artepensamento.com.br/item/a-cultura-da-vigilancia. Acesso em: 30 nov. 2022.
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).
PALAVRAS-CHAVE:
Sociedade de vigilância; Arte e vigilância; Privacidade; Estética da vigilância.