Efeito de reguladores de crescimento no controle de altura da orquídea Arundina graminifolia em vasos (Reguladores de crescimento em Arundina graminifolia)

As orquídeas tornaram-se parcela importante do mercado da floricultura nacional. Arundina graminifolia é uma orquídea terrestre, produz flores atraentes e uma espécie que poderia ser uma candidata potencial para o mercado da floricultura, entretanto, sua altura considerável torna difícil seu transporte e comercialização. Alguns reguladores de crescimento de plantas têm sido utilizados para controlar a altura em plantas ornamentais e em outras espécies. O objetivo desse estudo foi avaliar a eficiência dos reguladores de crescimento, paclobutrazol e cloreto de chlormequat no desenvolvimento vegetativo da orquídea A. graminifolia em vasos, visando o controle de altura. Paclobutrazol (Cultar) foi aplicado a 0, 5, 10 e 20 mg L-1, e CCC (Cycocel) foi aplicado a 0; 2000; 4000 e 6000 mg L-1. As plantas foram avaliadas mensalmente para altura de planta e número de brotos por vaso. CCC não teve efeito sobre a altura final das plantas nas concentrações aplicadas. Paclobutrazol foi eficaz no controle de altura da planta na concentração de 5 mg L-1, mas concentrações mais elevadas (10 e 20 mg L-1) provou ser tóxico para as plantas, causando a morte em brotos novos. Paclobutrazol em concentrações mais baixas oferece um meio viável para o controle de altura em A. graminifolia.

paclobutrazol; cloreto de chlormequat; desenvolvimento vegetativo


Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM Av. Colombo, 5790, bloco 40, 87020-900 - Maringá PR/ Brasil, Tel.: (55 44) 3011-4253, Fax: (55 44) 3011-1392 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: actaagron@uem.br