Acessibilidade / Reportar erro

Comparação dos marcadores RAPD e ISSR na estimativa da diversideade genética entre acessos de batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam.)

Os pequenos agricultores têm um importante papel na manutenção de recursos genéticos das variedades tradicionais. A coleta e caracterização de germoplasma, especialmente variedades locais e heirloom são atividades estratégicas que permitem o desenvolvimento de conhecimentos sobre as variedades tradicionais de uma determinada região reduzindo o risco de erosão genética. Os objetivos deste trabalho foram: coletar raízes de batata-doce em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; caracterizar os acessos usando os marcadores moleculares RAPD e ISSR; e estimar a variabilidade genética na população. Cinquenta e nove amostras coletadas em propriedades rurais e em 19 estabelecimentos comerciais foram estudadas. Uma matriz de dados binários foi desenvolvida para análise dos dados moleculares, usando o índice de Jaccard para estimar a dissimilaridade genética entre os acessos, e os grupos foram obtidos usando o método UPGMA. As técnicas moleculares detectaram variabilidade genética entre os acessos, com correlação cofenética de 0,80 para RAPD e 0,89 para ISSR. O resultado obtido com RAPD e ISSR foi correspondente, com uma correlação de 0,55. Todos os acessos coletados foram considerados distintos, o que demonstra que os agricultores tradicionais da região Norte Fluminense detêm genótipos de batata-doce com expressiva diversidade genética.

recursos genéticos; caracterização de germoplasma; variabilidade genética; sementes heirloom


Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM Av. Colombo, 5790, bloco 40, 87020-900 - Maringá PR/ Brasil, Tel.: (55 44) 3011-4253, Fax: (55 44) 3011-1392 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: actaagron@uem.br