Acessibilidade / Reportar erro

Atividade inseticida do sobrenadante da cultura de cepas de Bacillus thuringiensis Berliner contra lagartas de Spodoptera frugiperda Smith (Lepidoptera: Noctuidae)

Recentemente, proteínas inseticidas vegetativas (Vips), identificadas no sobrenadante da cultura de certas cepas de Bacillus thuringiensis (B.t.), foram capazes de controlar alguns insetos-praga economicamente importantes. Como avaliação do potencial de aplicabilidade destas proteínas contra a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda Smith), o inseto-praga mais importante da cultura do milho, as características e o efeito de mortalidade do sobrenadante da cultura de cinco cepas de B.t. foram investigadas. Notáveis diferenças entre as cepas foram detectadas, não somente em termos de eficiência na mortalidade dos insetos, mas também nas diferenças de mortalidade entre os sobrenadantes aquecido e não-aquecido, tratamentos estes que foram usados para distinguir a fração protéica inseticida termo-sensível de outra fração termo-estável, de natureza não-protéica (b-exotoxinas). Os padrões qualitativo, quantitativo e temporal de secreção da proteína total no meio (sobrenadante) foram avaliados por espectrofotometria e eletroforese em gel de poliacrilamida. As cepas apresentaram distintas taxas de crescimento e tempos de secreção de proteínas em relação a densidade de células na cultura. Além disso, o padrão de bandas eletroforéticas também variou de maneira cepa-específica, em ambas condições desnaturantes e não-desnaturantes. Polipeptídeos que apresentaram peso molecular semelhantes aos esperados para proteínas Vip3A identificadas anteriormente foram encontrados em cepas com alta taxa de mortalidade do sobrenadante. Os dados sugerem a possibilidade e a utilidade de pesquisar frações inseticidas de natureza protéica (do tipo Vip) em sobrenadantes de B.t., como forma para desenvolver alternativas específicas e eficientes de controle biológico que possam ser empregadas em programas de manejo integrado de S. frugiperda em milho tropical.

Insecta; controle biológico; lagarta-do-cartucho do milho; proteínas inseticidas vegetativas; genes Vip


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br