Propomos uma mudança na maneira tradicional de ensinar Entomologia na graduação e na pós-graduação. Para tanto, sugerimos um sistema no qual estudantes de graduação e pós-graduação interagem, discutindo Entomologia fora da sala de aula. Isto que os levaria a procurar conhecimento ativamente, ao invés de serem paternalisticamente "ensinados" sobre como devem aprender. Tal sistema não elimina aulas nem professores. Ao contrário, acreditamos que aulas e discussão extra-classe são complementares para um ensino efetivo. Nossos resultados mostram que estudantes de graduação e pósgraduação que interagem extra-classe obtêm melhores notas do que aqueles que não interagem, mesmo quando submetidos a provas elaboradas no estilo tradicional. Mais interessante ainda, evidências levam a crer que pós-graduandos envolvidos neste sistema conseguem empregos permanentes mais rápido do que os demais pós-graduandos. Aparentemente, a discussão extra-classe permite que o estudante pense livremente, ao invés de simplesmente acumular a informação passada durante as aulas. Fazendo isto, o estudante transforma informação em conhecimento e, por isso, é capaz de resolver até mesmo problemas com os quais nunca se deparou.
Didática de entomologia; pensamento; raciocínio; aquisição de conhecimento