Open-access Ensino de entomologia: mudando do paternalismo para a aprendizagem ativa

Propomos uma mudança na maneira tradicional de ensinar Entomologia na graduação e na pós-graduação. Para tanto, sugerimos um sistema no qual estudantes de graduação e pós-graduação interagem, discutindo Entomologia fora da sala de aula. Isto que os levaria a procurar conhecimento ativamente, ao invés de serem paternalisticamente "ensinados" sobre como devem aprender. Tal sistema não elimina aulas nem professores. Ao contrário, acreditamos que aulas e discussão extra-classe são complementares para um ensino efetivo. Nossos resultados mostram que estudantes de graduação e pósgraduação que interagem extra-classe obtêm melhores notas do que aqueles que não interagem, mesmo quando submetidos a provas elaboradas no estilo tradicional. Mais interessante ainda, evidências levam a crer que pós-graduandos envolvidos neste sistema conseguem empregos permanentes mais rápido do que os demais pós-graduandos. Aparentemente, a discussão extra-classe permite que o estudante pense livremente, ao invés de simplesmente acumular a informação passada durante as aulas. Fazendo isto, o estudante transforma informação em conhecimento e, por isso, é capaz de resolver até mesmo problemas com os quais nunca se deparou.

Didática de entomologia; pensamento; raciocínio; aquisição de conhecimento


location_on
Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Acessibilidade / Reportar erro