Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do regulador de crescimento lufenuron na reprodução de Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae)

Effect of the insect growth regulator lufenuron on reproduction of Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae)

Avaliou-se o efeito do regulador de crescimento de insetos lufenuron (Match CE) sobre a fecundidade dos adultos e a viabilidade de ovos de Diabrotica speciosa (Germar) (Coleoptera: Chrysomelidae), em laboratório. Adultos recém-emergidos da criação foram separados por sexo, colocando-se um casal por gaiola de acrílico transparente. Quinze casais foram alimentados com folhas de feijão (Phaseolus vulgaris L.) tratadas com lufenuron, durante 13 dias após o acasalamento. Após esse período, os insetos foram alimentados com folhas de feijoeiro não tratadas. O mesmo número de casais foi alimentado com folhas de feijoeiro não tratadas com o inseticida. A fecundidade e a viabilidade dos ovos obtidos foram avaliadas, a cada três dias, persistindo até o 34º dia após o acasalamento. O número médio de ovos colocados por fêmea (177,5) e a viabilidade dos ovos obtidos dos casais tratados com lufenuron (19,8%) foi significativamente inferior ao dos casais alimentados com folhas não tratadas, os quais apresentaram fecundidade média de 375,4 ovos/fêmea e viabilidade dos ovos de 68,7%. Aparentemente, o produto ingerido pela fêmea, foi transferido transovarianamente para o embrião, afetando o seu desenvolvimento e impedindo a eclosão da larva. Os resultados obtidos mostram a possibilidade do emprego do inseticida lufenuron visando a redução da progênie de D. speciosa, quando os adultos se alimentarem em plantas tratadas com o produto.

Insecta; vaquinha; fecundidade; viabilidade de ovos; inseticida


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br