Acessibilidade / Reportar erro

Criação de Hippodamia convergens Guérin-Meneville (Coleoptera: Coccinellidae) em ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) (Lepidoptera: Pyralidae)

Rearing of Hippodamia convergens Guérin-Meneville (Coleoptera: Coccinellidae) on eggs of Anagasta kuehniella (Zeller) (Lepidoptera: Pyralidae)

A biologia de Hippodamia convergens Guérin-Meneville foi estudada utilizando-se ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) como alimento das larvas, em comparação com dieta comumente utilizada, constituída de adultos dos pulgões Schizaphis graminum (Rondani) e Brachycaudus (Appelia) schwartzi Börner. Para os adultos do predador, utilizaram-se adultos do pulgão S. graminum. Os experimentos foram conduzidos a 25 ± 1°C, UR de 70 ± 10% e fotofase de 12 h. O período embrionário, quando as larvas foram alimentadas com as três dietas foi de 3,1; 3,2 e 3,2 dias respectivamente. A duração do período de larva a adulto foi maior na dieta constituída de ovos de A. kuehniella (19,5 dias), entretanto a viabilidade para esse período não diferiu entre as três dietas testadas. Para a fase adulta do predador oriundo de larvas criadas sob os três regimes alimentares, todos os parâmetros reprodutivos e a longevidade foram estatisticamente iguais. Assim, verificou-se que ovos de A. kuehniella podem ser considerados uma dieta em potencial, em substituição aos pulgões S. graminum e B. schwartzi na criação de larvas de H. convergens.

Insecta; coccinelídeo; dieta; biologia


Sociedade Entomológica do Brasil Caixa postal 481 - CEP 86001-970, Londrina - PR - Brasil, Fone:(43) 3376 2262, Fax: (43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: suemart@sercomtel.com.br