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Oceano como tema interdisciplinar na educação básica brasileira

El océano como tema interdisciplinario en la educación básica brasileña

Resumo

Há grande desconhecimento da ciência sobre o Oceano e uma desconexão entre conhecimento científico e entendimento público sobre este ambiente. Considerando a importância da Cultura Oceânica na sociedade, ilustramos nesse estudo como a complexidade e a transversalidade do Oceano possibilita diálogos e reflexões disciplinares e interdisciplinares nas escolas. Baseado em uma análise documental, o presente trabalho identificou a presença e frequência de relações entre as Competências Específicas (CE) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC - Ensino Médio) e os Princípios da Cultura Oceânica, com base em conteúdos das Ciências da Natureza. Foram identificadas relações entre todos os Princípios e todas as CE, favorecidas por aspectos como interdisciplinaridade, fazer científico, dimensão social e complexidade. Considerando o caráter ilustrativo do presente trabalho, enfatizamos a potencialidade do uso do Oceano como tema integrador e a necessidade de processos formativos de educadores e de planejamento de propostas pedagógicas escolares abrangendo o tema.

Palavras-chave:
Ensino de ciências; educação para a sustentabilidade; formação para a cidadania; pensamento sistêmico; ODS 14

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