1. |
Ampliação de comunicação e possiblidades de acesso para estudantes de comunidades tradicionais, rurais e periféricas |
2. |
Colégios Universitários, com todos os ciclos de formação, em assentamentos rurais e territórios tradicionais, com sistema de seleção e formação diferenciados (pedagogias da alternância - educação do campo, das águas, florestas, indígena e quilombola) |
3. |
Certificação de saberes tradicionais, titulação e contratação de mestres de forma contínua em todos os cursos. |
4. |
Apoio à demarcação dos territórios de povos e comunidades tradicionais, com posicionamento público em casos de conflito. |
5. |
Formação continuada por meio de cursos de pós-graduação, interdisciplinares e interculturais, para profissionais da educação, cultura, saúde, agentes públicos em exercício e gestores de organizações socioambientais, sem sobreposição com as demais instituições. |
6. |
Programas de estágios / residências / atuação voluntária em instituições públicas, colegiados / conselhos e organizações culturais e do 3° setor. |
7. |
Fomento ao empreendedorismo na Universidade: seleção de corpo docente com experiência de mercado e sistema de avaliação permanente para aplicabilidade dos estudos e pesquisas. |
8. |
Graduação e pós-graduação em LIBRAS, cotas específicas para surdos, cotas para professores surdos em todas as áreas. |
9. |
Fortalecimento do sistema de apoio à permanência de estudantes de comunidades tradicionais, rurais e periféricas: creches e educação infantil, moradia e aluguel social, alimentação, mobilidade e acessibilidade. |
10. |
Mapeamento e desenvolvimento de cadeias agroecológicas / redes socioprodutivas da Mata Atlântica e das Águas / rede de sementes / soberania alimentar / culturas e saberes. |
11. |
Realização de planos de manejo e gestão, extensão tutorial permanente, estudos de impactos de empreendimentos, apoio técnico à demarcação e intercâmbio em Territórios Tradicionais, Unidades de Conservação e assentamentos rurais. |
12. |
Fóruns de diálogo / núcleos de estudo / banco de dados / observatórios: juventude e cultura, ações afirmativas, gênero e diversidade sexual, relações étnico-raciais e combate ao racismo, etnias e povos tradicionais, mobilidade e acessibilidade urbana, respeito e tolerância religiosa, contexto socioambiental, economia e sustentabilidade regional. |
13. |
Programas de extensão em arte, cultura, esportes, saúde e rede Farmácia Viva. |
14. |
Parques Tecnológicos e polos de saúde de excelência nas sedes. |
15. |
Inclusão no ensino superior de população carcerária / em situação de rua / situação de vulnerabilidade social. |
16. |
Residências e extensão rural. |