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EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E A TRANSIÇÃO PARADIGMÁTICA DO DIREITO AMBIENTAL NA DESOBJETIFICAÇÃO DOS ANIMAIS

Resumo

Os Direitos Animais são uma zona de silêncio dentro da pesquisa em Educação Ambiental, que ainda considera superficialmente a subjugação dos animais. Buscando elementos que apoiem a compreensão dos impactos reais e possíveis da alteração do status jurídico dos animais para a sua proteção, objetivamos debater a nova possibilidade paradigmática que se instaura, a partir das teorias animalistas, com as contribuições trazidas pela Educação Ambiental Crítica e com os desafios éticos advindos de aceitar animais como sujeitos de direito e limitadores da própria Educação Ambiental Crítica. Escolhemos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa de cunho teórico documental e bibliográfico. Com base nos argumentos da senciência e da solidariedade, concluímos que a Educação Ambiental Crítica coaduna com a desobjetificação dos animais, tendo em vista seu caráter contra-hegemônico.

Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica; Direitos Animais; Desobjetificação dos animais

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