Resumo
A avaliação dos processos e impactos da inclusão da sustentabilidade no currículo de três instituições de ensino na Colômbia como objeto deste estudo, permitiu conhecer processos normativos e pedagógicos em torno da educação ambiental e a transição diligente para uma educação para a sustentabilidade. A nível metodológico, apresenta-se uma pesquisa exploratória descritiva, voltada para o estudo de casos das instituições selecionadas, caracterizadas por sua convergência em um mesmo propósito ambiental normativo, ético, social e educacional. Isso sem perder de vista que essas instituições são divergentes na implantação pedagógica do Projeto Ambiental Escolar (PRAE). Os resultados obtidos mostram diferentes modelos pedagógicos ambientais nas três instituições devido à sua abordagem, estratégia e processos. Porém, observa-se que a maioria dos professores coincide em suas preferências por abordar a educação para a sustentabilidade.
Palavras-chave:
Educação para a sustentabilidade; Avaliação; Projeto Ambiental Escolar; Práticas Pedagógicas; Ambientalização Curricular