| Estágio 01 Despertar o entusiasmo |
Corvos e corujas |
Rever conceitos; Superar passividade e estimular participação; Despertar entusiasmo |
Não para quieto, e age de maneira inapropriada para a atividade que está sendo executada; Não segue instruções |
| Sr. Caracol |
Criar clima de alegria e promover interação; Reconhecimento de si e do grupo como um todo e coordenação motora |
Não interage com colegas e mediadores; Tem dificuldade de esperar sua vez |
| Senhor Dorminhoco |
Tranquilidade e concentração; Desenvolver os sentidos |
Comete erro por descuido; Tem dificuldade de esperar sua vez; Não consegue realizar atividade em silêncio |
| Estágio 02 Concentrar a atenção |
Mapa dos sons |
Concentrar a atenção; Percepção auditiva; Tranquilidade |
Tem dificuldade de envolver-se em atividades de forma calma e manter-se quieto; Não segue instruções; |
| Onde vivem os animais |
Memória e atenção; Promover interação e socialização entre os colegas e grupo |
Não segue instruções; está a mil por hora; Dificuldade para manter a atenção; Não espera sua vez |
| Recontando a história |
Memória; Apreciação estética; Percepção auditiva e visual |
Comete erros por descuidos nas atividades; não consegue prestar atenção a detalhes; Tem dificuldade para organizar tarefas e/ou atividades |
| Estágio 03 Experiência direta |
Quem som eu? |
Paciência; Empatia; Experiência profunda com a natureza |
Dificuldade em se envolver em atividades calmas; Sai do lugar em situações que se espera que fique quieto |
| Trilha do afeto |
Tranquilidade; Estimular encantamento, empatia e amor; Experiência profunda com a natureza |
Dificuldade em envolver-se em atividades de forma calma; Fala em excesso; Não segue instruções. |
| Trilhas de surpresas |
Focar atenção; aumentar nível de concentração e despertar a curiosidade |
Comete erros por descuido nos trabalhos ou atividades; Dificuldade em manter a atenção; distrai-se facilmente |
| Estágio 04 Compartilhar a inspiração |
Que árvore sou eu? |
Percepção; Paciência; Assimilação; Memória; Apreciação estética |
Não interage com colegas e mediadores; fala em excesso; Não atenta à detalhes; não consegue finalizar atividade |
| Reconhecendo os cheiros |
Percepção sensorial olfativa; Concentração; Novas descobertas |
Responde às perguntas de formas precipitadas; Tem dificuldade de esperar sua vez |
| Eu sou o pintor! |
Memória; Observação; assimilação de novas informações |
Evita, não gosta, ou se envolve contra a vontade em atividades que exigem esforço mental prolongado; Distrai-se com estímulos externos |