Open-access Metodologia para Estudo de Experiências na Natureza com Crianças com TDAH

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma composição de procedimentos metodológicos que pesquisou como crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são impactadas por experiências diretas na natureza. Sua aplicação ocorreu com crianças de escolas públicas do município de Crato, Ceará, região Nordeste do Brasil, quando se evidenciou que o contato com a natureza potencializa o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH. A proposta compreende dez etapas de coleta de dados, em que se fez uso de diferentes técnicas. Como resultados do uso destas técnicas associadas, perceberam-se mudanças no comportamento das crianças em relação aos aspectos em observação (cognitivo, social e afetivo). A intensidade dos sintomas do TDAH apresentou-se de forma mais tênue após as experiências de contato com a natureza no grupo de intervenção em relação ao grupo controle.

Palavras-chave:
Metodologia; natureza; desenvolvimento; TDAH; criança

location_on
ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro