Open-access Unidade de Conservação, Educação Ambiental e Potência de Agir: rumo às Sociedades Sustentáveis?

Resumo

Por meio do estudo de caso de uma Unidade de Conservação (UC) - o Parque Nacional do Pau Brasil (PNPB) -, analisamos possíveis nexos entre a constituição de um colegiado socioambiental - a Câmara Temática de Educação Ambiental (CTEA) - do Conselho Consultivo do PNPB, e a variação da potência de agir deste coletivo e dos envolvidos no processo de sua constituição e de seu funcionamento. O principal objetivo da pesquisa foi contribuir para a construção de conhecimentos sobre processos de transição para sociedades sustentáveis. Por meio da análise documental e das entrevistas narrativas, coletamos os dados e o analisamos através da filosofia de Espinosa, da triangulação e da análise textual discursiva. Constatamos que a constituição da CTEA trouxe um incremento da potência de agir do grupo. Porém, houve e ainda há muitos desafios a serem superados. Ainda, verificamos a relação direta entre a participação, a potência de agir e desdobramentos positivos.

Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica; Áreas Protegidas; Espinosa; Políticas Públicas; Porto Seguro

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