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EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NOS TERRITÓRIOS CAIÇARAS DE PARATY (RJ)1 1 . Agradecemos aos professores do Instituto de Educação de Angra dos Reis/UFF, lideranças comunitárias e ao Coletivo de Apoio à Educação Diferenciada do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.

Resumo

As escolas das comunidades caiçaras da Praia do Sono e do Pouso da Cajaíba, localizadas no município de Paraty (RJ), iniciaram, no ano de 2016, a oferta do ensino fundamental II com a proposta de uma educação adaptada às suas realidades. Essa iniciativa ocorre em um período em que as comunidades vêm buscando novas formas de desenvolver o turismo. O presente artigo visa discutir o processo de construção da educação escolar diferenciada e sua contribuição para o desenvolvimento do turismo. Além do estudo de referencial bibliográfico e de dados secundários, houve a participação em eventos relacionados ao tema e a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes que vêm discutindo a proposta curricular e seu impacto no território. O estudo indica que o processo que está sendo proposto por meio da educação diferenciada pode contribuir para a organização do turismo de base comunitária, centrado em questões como autonomia e pertencimento.

Palavras-chave:
território; turismo de base comunitária; educação; caiçara; áreas protegidas

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