Organizar e dirigir situações de aprendizagem |
Conhecer a disciplina, os conteúdos e objetivos de aprendizagem; trabalhar a partir das representações dos alunos; trabalhar a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem; construir e planejar dispositivos e sequências didáticas; envolver os alunos em projetos e atividades de pesquisa e de conhecimento. |
Administrar a progressão da aprendizagem |
Conceber e administrar situações-problemas ajustadas ao nível e as possibilidades dos alunos; adquirir uma visão longitudinal dos objetivos de ensino; estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem; observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem com uma abordagem formativa; fazer balanços periódicos de competências, rumo a ciclos de aprendizagem. |
Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação |
Administrar a heterogeneidade no âmbito de uma turma; abrir e ampliar a gestão de classe para espaço mais visto; fornecer apoio integrado; trabalhar com alunos portadores de dificuldades de aprendizagem; desenvolver cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo, uma dupla construção. |
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho |
Suscitar o desejo de aprender; explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de autoavaliação; instituir com o conselho de alunos e negociar diversos tipos de regras e de contratos com eles; oferecer atividades opcionais de formação; favorecer a definição de um projeto pessoal de vida ao aluno. |
Trabalhar em equipe |
Dirigir um grupo de trabalho; conduzir reuniões; formar e renovar uma equipe pedagógica; enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais; administrar crises ou conflitos interpessoais. |
Participar da administração da escola |
Elaborar, negociar um projeto da instituição; administrar os recursos da universidade; coordenar, dirigir uma escola com todos os seus parceiros; organizar e fazer evoluir, no âmbito da escola, a participação dos alunos, criando competências para trabalhar em ciclos de aprendizagem. |
Informar e envolver os pais |
Dirigir reuniões de informação e de debate; envolver os pais na construção dos saberes. |
Utilizar novas tecnologias |
Utilizar editores de texto; explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino; comunicar-se à distância por meio da telemática; utilizar as ferramentas multimídia de ensino, competências fundamentais em uma cultura tecnológica. |
Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão |
Prevenir a violência, na universidade e fora dela; lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais; participar da criação de regras de vida comum referentes à disciplina na escola, às sanções e à apreciação da conduta; analisar a relação pedagógica, a autoridade e a comunicação em aula; desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça, dilemas e competências. |
Administrar sua própria formação contínua |
Saber explicitar as próprias práticas; estabelecer seu próprio balanço de competências e de seu programa pessoal de formação contínua; negociar um projeto de formação comum com os demais (equipe, universidade, rede); envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo; acolher a formação dos colegas e participar dela; ser agente do sistema de formação contínua. |