A avaliação do ensino superior no Brasil se mostra recorrente nas pesquisas na área de Educação, sendo diversos os pesquisadores que a buscam compreender, pelo impacto que esta possui quanto as reformas educacionais. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em investigar a distribuição da produção acadêmica relacionada ao tema “Avaliação do Ensino Superior no Brasil”, no que tange características como: autoria, vínculos institucionais, regionalidade, fator de impacto, palavras-chave e metodologias. Trata-se de um estudo quantitativo, caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva que se utiliza da bibliometria. Analisou-se 222 artigos publicados em doze periódicos nacionais de Qualis A1 e A2 no quesito Educação. Os resultados mostraram uma diminuição da produção nos últimos anos acerca do tema, o que evidencia que a produção acompanha as mudanças políticas e sociais do país. De forma mais pontual, verificou-se uma tendência maior a coautorias, uma predominância de trabalhos teóricos e uma alta concentração de fator de impacto em poucos autores.
Palavras-chave:
Bibliometria; Avaliação do ensino superior; Avaliação institucional; Produção científica; Educação. Ensino