Elaboração da questão de pesquisa |
Imersão na literatura referente às políticas públicas de avaliação do trabalho do docente-pesquisador, produção acadêmica, produtivismo, capitalismo acadêmico e a percepção do trabalhador frente a essas políticas |
Especificação a priori a partir de buscas livres acerca da relação entre o pesquisador e as políticas de avaliação em bases de dados, periódicos e livros. |
Identificação da lacuna teórica e da pergunta de pesquisa: como os pesquisadores brasileiros têm estudado o posicionamento de seus pares diante da política de avaliação da produtividade científica no país formulada pela CAPES e CNPQ? |
Identificação de pesquisa relevante |
Pesquisa exaustiva da literatura disponível com vistas a não excluir do estudo informações relevantes. |
Seleção das palavras-chave adotadas para busca: avaliação produtiv* AND pesquisador. |
Foram encontrados 41 documentos. |
Critérios de inclusão |
Dois critérios de inclusão e exclusão foram espeficicados: i) estudos qualitativos e ii) plurilíngues, em que fosse dada voz ao pesquisador (estudos não monológicos) |
Tabulação dos 41 artigos encontrados e classificação em função dos critérios de inclusão e exclusão adotados. |
Dos 41 artigos encontrados, 4 foram incluídos na meta-síntese. |
Extração e codificação de dados |
Leitura integral e detalhada dos artigos selecionados; codificação das características e relações possíveis de serem estabelecidas com a teoria em relação à pergunta de pesquisa |
Desenvolvimento de uma tabela de codificação de informações e insights advindos da leitura |
Elaboração de considerações referentes aos contextos de estudo; tabela de codificação válida; inter-relação entre códigos. |
Análise em nível de caso específico |
Identificação das relações e constructos em cada caso ou estudo que melhor explicam a relação entre a percepção da política de avaliação e o fazer acadêmico do pesquisador-docente. |
Identificação e estabelecimento de relações intra-caso (rede intra-causal) |
Identificação de temas ou elementos centrais, conceitos, padrões ou relações em cada caso |
Síntese em nível transversal |
Transposição das relações intra-caso para relações meta-caso. Acumulação de elementos constitutivos a partir do cruzamento dos casos para a construção de um padrão geral entre as variáveis ou elementos encontrados |
Estabelecimento de relações entre os casos (rede meta-causal) |
Identificação de padrões, estruturas ou modelos; categorização e exposição dos elementos para garantir validade. |
Construção de teoria a partir da meta-síntese |
Identificação da necessidade de articulação da percepção da política de produtividade científica à resposta (o fazer) frente à política - reconhecimento |
Relacionar os resultados encontrados à literatura da área; triangulação de dados e autores; aprofundamento da literatura acerca das formas de subjetividade do pesquisador; identificação de perguntas-chave e gaps de pesquisa |
Há aspectos subjetivos pouco esclarecidos pela literatura no que se refere ao simbolismo e à motivação do pesquisador para atender aos critérios de avaliação. Os estudos encontrados limitam-se no que se refere à contextualização histórica, às vozes de pesquisa, e à problematização das políticas de avaliação. |
Discussão |
Discussão dos resultados da meta-síntese e limitações identificadas |
Discussão sobre rigor, confiabilidade e validade |
Legitimação da validade e confiabilidade dos procedimentos utilizados |