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Open-access Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Publication of: Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO).
Area: Human Sciences ISSN printed version: 1414-4077
ISSN online version: 1982-5765

Table of contents

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 22, Issue: 1, Published: 2017

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 22, Issue: 1, Published: 2017

Document list
EDITORIAL
EDITORIAL Dias, José
Articles
Um estudo correlacional entre apoio social e autoconceito de estudantes universitários Matias, Renata de Castro Martinelli, Selma de Cássia

Abstract in Portuguese:

Resumo: Este estudo objetivou avaliar como se percebem os universitários concluintes de cursos de graduação em relação ao apoio social recebido e autoconceito. Foi utilizada uma escala de percepção de apoio social que foi concebida para abranger cinco dimensões de apoio social, dentre elas o apoio material, de informação, apoio afetivo, emocional e de interação social. Também foi utilizada uma escala de autoconceito que avalia a satisfação pessoal e autoestima. Responderam às escalas 234 universitários, das áreas de exatas, ciências sociais e saúde. A análise descritiva dos dados revelou que a dimensão satisfação pessoal da escala de autoconceito foi melhor pontuada pelos estudantes. Das dimensões da escala de apoio social os fatores melhores pontuados foram interação positiva e apoio afetivo. As relações entre as variáveis revelaram uma correlação positiva entre apoio social e autoconceito. Não houve correlação entre o autoconceito nas suas dimensões de satisfação pessoal e autoestima com o apoio material.

Abstract in English:

Abstract: The aim of this study was to assess what the graduates of undergraduate courses think about the social support received and the self-concept. It was used a perception’s scale of social support that was created to comprehend five dimensions of social support ,including among them the material support, supporting information, emotional and social interaction. It was also used a self-concept’s scale that evaluates the personal satisfaction and the self-esteem. Two hundred and thirty four graduates from the areas of exact sciences, social sciences and health answered the scale. The descriptive analysis showed that the aspect about personal satisfaction from the self-concept’s scale was the most well conceptualized by the students. About the aspects of the social support scale, the positive interaction and emotional support were the most well considered factors. The relation among the variables revealed a positive correlation between social support and self-concept. There was no correlation between the self-concept in its dimensions of personal satisfaction and self-esteem with the material support.
Articles
Avaliação da educação superior: um comparativo dos instrumentos de regulação entre Brasil e Portugal Felix, Glades Tereza Bertolin, Julio Godoy Polidori, Marlis Morosini

Abstract in Portuguese:

Resumo: O artigo procura estabelecer a relação entre os instrumentos utilizados no SINAES e a experiência empregada em nível internacional por meio do diálogo com o sistema europeu de avaliação da educação superior tendo como foco o caso de Portugal. Objetiva-se revisar, identificar e comparar a equivalência dos instrumentos de regulação implementados nos processos de avaliação e acreditação dos dois países. A investigação faz parte de uma pesquisa interinstitucional (UPF, UFSM, IPA e UCS) no âmbito do projeto “Meta avaliação do SINAES”, financiado pelo CNPq. Com base na pesquisa bibliográfica e na análise documental procurou-se demonstrar que são sistemas diferenciados, porém, relacionais que buscam a mesma finalidade: assegurar a forte capacidade reguladora do Estado. Conclui-se que no Brasil e em Portugal as avaliações são do tipo Top-down com perda de autonomia e liberdade acadêmica.

Abstract in English:

Abstract: This article seeks to establish the relationship between the instruments used in SINAES and the maid experience at the international level through dialogue with the European system of evaluation of higher education focusing on the case of Portugal. The objective is to review, identify and compare the equivalence of the regulatory instruments implemented in the evaluation and accreditation processes of both countries. The research is part of an inter-institutional research (UPF, UFSM, IPA and UCS) under the project "Meta evaluation of SINAES" funded by CNPq (funding agency). Based on the literature and document analysis aimed to show that the system is different, however, relational seeking the same goal: ensuring strong regulatory capacity of the state. We conclude that in Brazil and Portugal evaluations are the Top-down with loss of autonomy and academic freedom.
Articles
Online Peer Assessment no ensino superior: uma revisão sistemática da literatura em práticas educacionais Rosa, Selma dos Santos Coutinho, Clara Pereira Flores, Maria Assunção

Abstract in Portuguese:

Resumo: Neste artigo procedemos a uma revisão sistemática da literatura sobre Online Peer Assessment (OPA) no Ensino Superior, mediada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIC). Identificamos suas características centrais e opcionais e mapeamos exemplos práticos (procedimentos e TIC) de OPA que poderão ser transversais, adaptáveis e aplicáveis em diversas unidades curriculares e regimes educacionais. Os resultados apontam para a utilização da OPA como uma estratégia que potencializa a “avaliação para a aprendizagem”. Os referenciais teóricos subjacentes, os métodos de avaliação e os tipos de TIC utilizados indicam seu direcionamento para um maior envolvimento e responsabilidade do aluno na sua aprendizagem. Evidenciamos na literatura que se busca desenvolver essas competências, dando ao aluno oportunidades com alguma regularidade, para autoavaliar-se e avaliar seus pares por meio de feedback construtivo. Há também evidências de que dar ou produzir feedback é mais benéfico para a aprendizagem do que apenas recebê-lo, como também é cognitivamente mais exigente e envolve os alunos de forma mais ativa e os direciona ao pensamento crítico e a processos metacognitivos. A partir dos resultados alcançados, consideramos que a OPA, enquanto ferramenta cognitiva, contribui para a construção do conhecimento e para a reflexão sobre a aprendizagem. Um desafio que se coloca diz respeito ao desenvolvimento criativo com foco na diversificação e na inovação das práticas de avaliação no sentido de potenciar aprendizagens e resultados acadêmicos, em atenção às necessidades de aprendizagem que se manifestam frente as expectativas da educação atual e futura e às exigências da sociedade.

Abstract in English:

Abstract: In this research a systematic review of literature about Online Peer Assessment (OPA) in higher education, mediated by Information and Communication Technology (ICT), was carried out. Optional and central characteristics and its practices (procedures and ICT) were identified and mapping. These procedures and practices may be transversal, adaptable and applied in several curriculum units and educational regimes. The results point to the use of OPA as a strategy that enhances “assessment for learning”. The theoretical framework, the methods of assessment and the kinds of ICT used indicate directions for greater involvement and responsibility from the part of the student in his/her learning. Theoretical framework identifies the need to develop students’ skills, providing them with opportunities for self-assessment and peer assessment on a regular basis through constructive feedback. There is also evidence that to give or receive feedback is more beneficial for learning than just receiving it. It is also cognitively more demanding and directs the students to critical thinking and metacognitive processes. From the results obtained, OPA is seen as a cognitive tool, contributing to the building of knowledge and to reflection about learning. Issues for further reflection are also identified such as the creative development of assessment methods with a focus on diversity and innovation in order to enhance students’ learning and academic results, taking into account their learning needs in face of the expectations of current and future education and the demands of society.
Articles
Reflexões e significados sobre competências docentes no ensino médico Machado, Maria das Mercês Borém Correa Sampaio, Cristina Andrade Macedo, Simone Moreira de Figueiredo, Maria Fernanda Santos Rodrigues, João Felício Lopes, Isabella Gomes Leite, Maísa Tavares de Souza

Abstract in Portuguese:

Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender o significado de competência na percepção dos docentes dos módulos de Habilidades e Atitudes. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A escolha do referencial teórico e metodológico considerou a perspectiva hermenêutica. O estudo foi realizado em uma universidade pública com docentes do curso de Medicina, por meio de entrevista individual e não estruturada. Os dados foram submetidos à análise do discurso evidenciando as categorias empíricas: “Competência como eixo norteador e estruturante às necessidades educacionais”; “Docência na educação médica: a prática profissional possibilita habilidades” e “Estratégias para o desenvolvimento docente”. Considera-se que as mudanças requeridas no curso médico precisam encontrar apoio na gestão e na liderança dos professores, na implementação de um programa de desenvolvimento do corpo docente, que se tornará um valioso instrumento de reflexão para os educadores, a fim de melhorar o exercício da docência no curso médico.

Abstract in English:

Abstract: This study aims to understand the meaning of competence in the perception of the teachers in the modules of Skills and Attitudes. It's a descriptive and exploratory research. The choice of the theoretical and methodological framework considered the hermeneutic perspective. The study was conducted in a public university in the medical school, through individual and unstructured interview. The data were submitted to discourse analysis showing the empirical categories, "Competence as a guiding and structuring axis to educational needs"; "The teaching in medical education: professional practice and enabling skills" and "Strategies for teacher development". It is considered that the required changes in medical school need to find support in the management and leadership of teachers in the implementation of a faculty development program, which will become a valuable tool of reflection for educators in order to improve exercise of teaching in the medical school.
Articles
Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-R): avaliação de estudantes de medicina em um curso com currículo inovador Anjos, Diego Roberto Lima dos Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique

Abstract in Portuguese:

Resumo: Este artigo analisa o impacto do currículo inovador na adaptação dos estudantes de medicina, propondo-se verificar os fatores que interferem na vivência acadêmica. Utilizamos o Questionário de Vivências Acadêmicas na sua versão reduzida (QVA-r), com escala de Likert de 5 pontos. Participaram 90 estudantes de medicina, 40 da 1ª série e 40 da 3ª série. Em relação ao gênero 60% (n = 48) foram do sexo feminino com (QVA-r total 3,7) e 40% (n = 32) do masculino com (QVA-r total 3,8). Os participantes que exerciam atividade remunerada apresentaram média inferior na dimensão estudo (M =3,3) em relação aos que não exerciam nenhuma atividade remunerada (M = 3,6). Observamos que a dimensão carreira exerce um papel importante na adaptação dos estudantes (M = 4,2) para ambas as séries. Foram identificadas diferenças referentes à idade, evidenciando que os estudantes com maior média demonstraram melhor adaptação à instituição. Constatamos que as mulheres apresentam melhor adaptação ao método de ensino e os homens demonstram melhor adaptação global à instituição. Concluímos que o QVA-r demonstrou ser um bom instrumento de avaliação da adaptação dos estudantes frente à implantação de currículos inovadores no curso médico.

Abstract in English:

Abstract: This article analyses the innovative resume impact on medical students adjustment process with a purpose of verifying the factors which interfere on academic experience. A reduced version of Academic Experience Questionnaire was used (QVA-r), in a 5 score Likert scale. 90 medical students took part, where 40 of them were from the first grade and 40 from the third. 10 students were excluded due to uncompleted questionnaire and/or consent form. 60%(n = 48) were female(QVA-r 3,7 overall value) and 40%(n = 32) male(QVA-r 3,8 overall value).The participants who pursued gainful employment presented a lower average on a study dimension(M = 3,3) than the ones with no gainful employment(M = 3,6). It was observed in both grades that a career dimension plays an important role on students adjustment (M = 4,2). Differences related to age were identified evincing that students with a largest average showed the best adjustment to the institution. Women were determined with the best adjustment to the teaching method and men with the best global adjustment to the institution. QVA-r has proved to be a good students adjustment assessment tool forward the innovative resume implantation on medical course.
Articles
Relação entre conteúdos das disciplinas de curso de odontologia e os ENADE 2004/2010 Noro, Luiz Roberto Augusto Roncalli, Angelo Giuseppe Medeiros, Maria Cristina dos Santos Farias-Santos, Bárbara Cássia de Santana Pinheiro, Isabel Alves Gomes

Abstract in Portuguese:

Resumo: O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior tem como objetivo acompanhar os cursos de graduação, permitindo que adequações sejam realizadas, sendo um de seus componentes o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE). O objetivo do estudo foi comparar as questões ¬das provas dos ENADE 2004 e 2010 com os conteúdos das disciplinas do Curso de Odontologia da UFRN a partir da percepção de alunos concluintes e professores. Para consolidação das respostas as disciplinas foram identificadas a partir dos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais classificados em ciências básicas, saúde coletiva, propedêutica clínica e clínica odontológica. Observou-se desarticulação entre ciclo básico e ciclo profissionalizante, uma vez que os alunos sinalizaram nas respostas que não há coerência entre a extensa carga horária das disciplinas básicas e os conteúdos abordados sobre estas no ENADE. Uma das limitações para avanço nesta articulação é o isolamento destas disciplinas em Departamentos e Centros de Ciências sem articulação, os quais contribuem para a fragmentação do ensino em disciplinas isoladas e descontextualizadas, situação presente em várias instituições de ensino superior no Brasil. Para transformação desta situação é fundamental a autoavaliação constante que viabilize empoderamento aos atores diretamente envolvidos e interessados em um ensino superior de qualidade.

Abstract in English:

Abstract: The National System of Evaluation of Higher Education has the objective of accompanying the undergraduate courses and to allow adjustments to be made. One of its components is the National Student Performance Exam (ENADE). The objective of the study was to compare the questions from the ENADE 2004 and 2010 tests with the contents of the subjects of the UFRN Dentistry Course, based on the perception of graduate students and teachers. To consolidate the answers, the disciplines were identified based on the contents of the National Curricular Guidelines classified as basic sciences, collective health, clinical propaedeutics and odontological clinics. There was disarticulation between the basic cycle and the vocational cycle, since the students indicated in the answers that there is no coherence between the extensive workload of the basic subjects and the contents covered about them in ENADE. One of the limitations for advancement on this articulation is the insularityof these disciplines in Departments and Centers of Sciences without articulation, which contribute to the fragmentation of teaching in isolated and decontextualized disciplines, present situation in several institutions of higher education in Brazil. In order to transform this situation, a constant self-assessment that empowers the actors directly involved and interested in quality higher education is fundamental.
Articles
O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência Costa, Danielle Dias da Ferreira, Norma-Iracema de Barros

Abstract in Portuguese:

Resumo: O estudo avalia em que medida o PROUNI expande o acesso à Educação Superior, identificando as condições de ingresso, matrícula, custo-aluno e permanência por meio do Índice de Conclusão de Curso, numa escala nacional. A abordagem foi quanti-qualitativa, com levantamento documental no Portal INEP, Sisprouni e dados da Receita Federal. Os resultados apontam que o PROUNI foi responsável por aumentar as matrículas no setor privado em uma média anual de 5,15%. O custo-aluno foi em média R$ 3.381,43/anual ou R$ 281,78/mês por bolsista. A ociosidade das bolsas foi em média de 30% e a evasão foi na ordem de 10,4%, provavelmente em função das restrições econômicas dos estudantes.

Abstract in English:

Abstract: The study assesses the effects of PROUNI on access to higher education, identifying the conditions of admission, enrollment, cost-student and endurance, through the rate of course conclusion, in a national scale. The research was quantitative-qualitative approach with documentary survey in INEP Portal, Sisprouni and IRS data. The results indicate that PROUNI was responsible for increasing enrollments in the private sector by an annual average of 5.15%. The cost-student was on average R$ 3,381.43/year or R$ 281.78/month per student. The idleness of scholarships averaged 30% and the college dropout was around 10.4%, probably due to students' economic constraints.
Articles
A responsabilidade social universitária e a avaliação institucional: reflexões iniciais Nunes, Enedina Betânia Leite de Lucena Pires Pereira, Isabel Cristina Auler Pinho, Maria José de

Abstract in Portuguese:

Resumo: As mudanças sociais geradas pela globalização, expansão da educação superior e desenvolvimento tecnológico estão demandando novas ações das universidades. Nesse contexto, a avaliação institucional, que compreende a autoavaliação e avaliação externa, assume papel de extrema importância para as instituições de ensino superior. Este artigo reflete sobre a dimensão da responsabilidade social universitária, abordada na avaliação das instituições de ensino superior instituída pela Lei 10.861 de abril de 2004 (SINAES). A inclusão da dimensão Responsabilidade Social no instrumento de avaliação interna e externa contribui para melhor conhecimento e evolução da instituição, para a formulação de políticas institucionais, além de colaborar para a melhoria do desenvolvimento institucional. O documento parte do pressuposto de que as ações sociais implementadas e oferecidas pelas instituições de ensino superior à comunidade em seu entorno são de extrema relevância não apenas por cumprirem dispositivos legais, mas por desencadearem um processo que reforçará a sua reponsabilidade social, contribuindo para a melhoria visando aferição da sua qualidade na formação das pessoas. A discussão teórica baseou-se em autores como Boaventura de Souza Santos (2011) e Dias Sobrinho (2008), o que permitiu refletir sobre a importância da ênfase no compromisso social da universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com levantamento bibliográfico e documental. Entende-se, portanto, que a universidade do século XXI precisa ser aberta e romper com o modelo tradicional de instituição, como um sistema fechado e lutar pela sua autonomia e legitimidade, no sentido de construir a sua identidade institucional e cumprir a sua responsabilidade social.

Abstract in English:

Abstract: The social changes generated by globalization, expansion of higher education and technological development are demanding new shares from universities. In this context, institutional evaluation, which includes the self-assessment and external evaluation, takes extremely important role for higher education institutions. This article reflects on the dimension of university social responsibility addressed in institutional evaluation of higher education institutions created by Law 10.861/2004 (SINAES). The inclusion of the social responsibility dimension into internal and external evaluation instrument may contribute to better knowledge and evolution of the institution, to formulate institutional policies and also contribute to the improvement of institutional development. The document starts from the assumption that the implemented social actions and offered by federal institutions of higher education to the community in its social environment are very important, not only to accomplish legal requirements, but also to be able to initiate a process of increasing its social responsibility, contributing to the improvement aimed at measuring the quality in training people. The theoretical discussion was based on authors such as Boaventura de Souza Santos (2011) and Dias Sobrinho (2008), which allowed reflecting on the importance of emphasis on the social commitment of the university. It is a qualitative research with documental and bibliographic survey. It is understood, therefore, that the University of XXI century needs to break the traditional model of institution, such as a closed system, and fight for its autonomy and legitimacy in order to build its institutional identity and fulfill its social responsibility.
Articles
A avaliação da educação superior diante de uma colonialidade do saber e do poder: a participação política discente Campos, Douglas Aparecido de

Abstract in Portuguese:

Resumo: Este artigo é o resultado de investigação em pós-doutorado que analisou e discutiu a participação política dos estudantes nos espaços democráticos de duas universidades públicas: no Brasil e Portugal. Sob o enfoque do colonialismo, ainda presente na atualidade, e da colonialidade do poder e do saber nas interações acadêmicas desenvolvemos as discussões, tendo como fundamentação o referencial teórico de Boaventura de Sousa Santos. Investigamos os fatores que provocam essa despolitização dentro da comunidade acadêmica, principalmente, os que afetam e criam culturalmente essa omissão do corpo discente nas deliberações próprias dos setores da universidade, instituição esta, que deveria garantir o direito de participação política em todas as suas instâncias. Temos como pontos principais: primeiro, o de que democracia e participação são entes distintos, mas, convergentes; segundo, que a participação exige pelo menos três condições: o caráter cultural, o caráter político e caráter epistemológico. Neste contexto desenvolveremos no primeiro momento a democracia como princípio e a estrutura organizacional como fundamento das universidades públicas, a partir das mudanças implementadas nos últimos anos nas universidades brasileiras com a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI; no segundo momento, o colonialismo, ainda, presente nas universidades, bem como a descaracterização de sua estrutura (fundamento), a partir das relações de poder entre suas bases, principalmente, no que diz respeito às relações entre corpo docente e discente. Os instrumentos metodológicos principais foram questionários e entrevistas. Os resultados demonstraram que em ambas as instituições não há formação política orientada ao corpo discente. Os alunos entram e saem da universidade despolitizados.

Abstract in English:

Abstract: This paper is the result of the pos doctorate research that analyzed and discussed the student’s political participation in the democratic spaces of two public universities: in Brazil and Portugal. We developed the discussion under the Boaventura de Sousa Santos’s theoretic referential focusing in the Colonialism approach still present today and the Coloniality of the Power and the knowledge in the academics interactions. We investigated the factors that cause the depoliticization inside of the academic community, especially those that affect and culturally create in the student`s team the omission in the deliberations of the university sector. This institution should guarantee the right of student’s political participation in all of its instances. We have as main points: first, the democracy and participation are distincts entities, but convergents and, in second place, the participation need to three conditions: the cultural character, political character and epistemological character. In this context we will develop in the first moment: the democracy as principle and the organizational structure as foundation to the public universities, as from the changes implemented in the last years in the brazilian universities with the restructuring and the expansion of the federal universities - (REUNI); in the second moment, the colonialism still present in the universities and the mischaracterization of the public federal universities structure (foundation) as from the power relations existing in its bases, mainly, about to the relationship between the professor and students teams. The main methodologic instruments were questionnaires and the interviews. The results showed that in both institutions have no political formations oriented for the student’s team. The students get in and get out depoliticized.
Articles
Implicações da avaliação institucional na gestão universitária: a experiência da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Ferreira, Maurício da Silva Freitas, Antônio Alberto da Silva Monteiro de

Abstract in Portuguese:

Resumo: A literatura nacional e internacional referente à avaliação das Instituições da Educação Superior (IES) focaliza duas modalidades avaliativas presentes nos sistemas educacionais de diversos países. A primeira modalidade, de caráter externo, dá ênfase à homogeneização e padronização de critérios avaliativos e é centrada na regulação, enquanto que a segunda modalidade, de caráter interno e de matriz educativa e formativa, dá ênfase a diferenciação institucional com suas características e peculiaridades próprias e está centrada na melhoria institucional através de processos de autoavaliação. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a segunda modalidade, a partir da pesquisa realizada na Universidade Católica do Salvador, no ano de 2014, como parte integrante do processo de autoavaliação institucional, e analisar em que medida, uma experiência dessa natureza pode, simultaneamente e de forma complementar, ser referencial básico para a regulação e, principalmente, ser um instrumento interno de reestruturação e reorganização institucional. A metodologia adotada foi o estudo de caso, a coexistência de uma abordagem quali-quantitativa e técnica de recolha de dados empíricos decorrente da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas à comunidade acadêmica. Os principais resultados da pesquisa e o consequente uso desses resultados revelam que a autoavaliação institucional pode se constituir numa forte ferramenta de gestão educacional, através do planejamento participativo, alterando de forma significativa os rumos da instituição e contribuindo de forma decisiva para a melhoria da Universidade e de seus cursos.

Abstract in English:

Abstract: The national and international literature on the evaluation of Higher Education Institutions (HEIs) focuses on two evaluation modalities present in educational systems in different countries. The first modality, of an external nature, emphasizes homogenization and standardization of evaluation criteria and is centered on regulation, while the second modality, with an internal character and an educational and formative model, emphasizes the institutional differentiation with its own characteristics and peculiarities and is focused on institutional improvement through self-assessment processes. The main objective of this paper is to emphasize the second modality, based on the research carried out at the Catholic University of Salvador in 2014, as part of the institutional self-evaluation, and to analyze the extent to which such an experience can be, simultaneously and complementary form, a basic reference for regulation and, above all, be an internal instrument for institutional restructuring and reorganization. The methodology adopted was the case study, the coexistence of a qualitative-quantitative approach and the technique of empirical data collection resulting from the application of questionnaires and semi-structured interviews to the academic community. The main results of the research and the consequent use of these results reveal that institutional self-evaluation may constitute a strong educational management tool, through participatory planning, significantly altering the institution's directions and contributing in a decisive way to the improvement of the University and its courses.
Articles
Engajamento do estudante no ensino superior como indicador de avaliação Martins, Letícia Martins de Ribeiro, José Luis Duarte

Abstract in Portuguese:

Resumo: O engajamento é um fator já estudado e avaliado internacionalmente, assim como é utilizado como um indicador para avaliar a qualidade de oferta no ensino. Nesse sentido este artigo pretende apresentar uma revisão da literatura internacional sobre o engajamento do estudante. Inicialmente é definido o conceito de engajamento, a seguir a relação de engajamento do estudante e sucesso acadêmico. O artigo também busca apresentar os modelos de avaliação do engajamento encontrados na literatura internacional, assim como as práticas institucionais e o engajamento do estudante. Por fim, são traçadas as considerações finais do artigo.

Abstract in English:

Abstract: The engagement is a factor already studied and evaluated internationally as it is used as an indicator to assess the provision of teaching quality. This article aims to present a review of the international literature on student engagement. Initially the concept of engagement is set, the following student engagement and academic success. The article also seeks to present the models of engagement found in the international literature, as well as institutional practices that can improve student engagement. Finally, the conclusions remarks of the article are drawn.
Articles
Higher education policy: A case study on quality assessment towards a model of university management Silva, Marcelo Fernandes da Borges, Luis Henrique Borges, Maria Soledade Gomes Elias, Inara Pena Barbosa

Abstract in Portuguese:

Resumo A auto-avaliação institucional é considerada aqui no contexto da avaliação do ensino superior como uma ferramenta de gestão universitária. O artigo tem como objetivo apresentar e discutir o impacto dos resultados de um comitê de auto-avaliação institucional na gestão de questões pedagógicas e administrativas de uma universidade brasileira de acordo com a política educacional contemporânea. Quatro relatórios anuais consecutivos foram revisados ​​para demonstrar os impactos da auto-avaliação institucional e levantar questões sobre a comunidade acadêmica. Os princípios de análise de conteúdo foram utilizados para validar os pressupostos das rotinas anuais do comitê quanto à importância do quadro de avaliação institucional como base para a qualificação dos procedimentos acadêmicos. Foi possível observar os efeitos positivos do comitê sobre as práticas da universidade: a efetiva participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação, bem como a validação da informação para a gestão universitária. Outro aspecto que a avaliação permitiu foi a identificação de áreas de maior ou menor impacto nos aspectos científicos, sociais, pedagógicos e tecnológicos. O papel do comitê foi essencial na identificação de pontos fortes e fracos, contribuindo assim para a realização de ações de melhoria da qualidade institucional da Universidade de Uberaba sob o panorama da avaliação do ensino superior brasileiro.

Abstract in English:

Abstract: The institutional self-assessment is considered herein in the context of higher education assessment as a university management tool. The paper aims to present and discuss the impact of the results of an institutional self-assessment committee in the management of pedagogical and administrative issues of a Brazilian university in accordance with contemporary education policy. Four consecutive annual reports were reviewed to demonstrate the impacts of institutional self-evaluation and to raise questions about the academic community. Content analysis principles were used to validate the assumptions of the committee’s annual routines regarding the importance of the institutional assessment framework as the basis for the qualification of academic procedures. It was possible to observe the positive effects of the committee on the university’s practices: the effective participation of the academic community in the evaluation processes as well as validation of the information for university management. Another aspect that the evaluation allowed was the identification of areas of greater or lesser impacts on the scientific, social, pedagogical and technological aspects. The role of the committee was essential in identifying strengths and weaknesses, thus contributing towards performing actions to improve the institutional quality of the University of Uberaba under the panorama of Brazilian higher education assessment.
Articles
Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições Silva, Natália Luiza Mendes, Olenir Maria

Abstract in Portuguese:

Resumo: Neste trabalho, destacaremos alguns dados obtidos a partir de pesquisa sobre a avaliação das aprendizagens em cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que têm a avaliação formativa como diretriz em seus projetos político-pedagógicos. O objetivo da investigação foi analisar os processos de avaliação das aprendizagens nesses cursos e verificar em que medida constituem uma avaliação para as aprendizagens, cumprindo seu papel pedagógico. O estudo foi desenvolvido em três etapas. A primeira consistiu na análise documental dos projetos político-pedagógicos dos cursos em questão. Posteriormente, foram analisados os planos de ensino dos componentes curriculares ministrados nesses cursos. Na última fase da pesquisa, foram feitas entrevistas com professores(as) que demonstraram em seu plano de ensino mais indícios de realizarem a avaliação formativa. Traremos, neste artigo, alguns elementos identificados na pesquisa, buscando provocar reflexões sobre as práticas avaliativas na Universidade. Antes disso, faremos algumas considerações sobre a lógica que fundamenta a avaliação educacional, bem como sobre o entendimento de avaliação formativa que embasa nossas análises. De modo geral, foi possível verificar, com a investigação, que houve um avanço, embora pequeno, no discurso da Instituição, por meio de seus documentos oficiais de planejamento. Alguns deles já explicitam a necessidade de a prática avaliativa ocorrer numa perspectiva formativa. Por outro lado, tanto nos planos de ensino quanto nas entrevistas foram identificados elementos incoerentes com os princípios da avaliação formativa.

Abstract in English:

Abstract: In this paper, we point out some data obtained from research on learning assessment in undergraduate courses of the Federal University of Uberlândia (Universidade Federal de Uberlândia - UFU) which have formative assessment as a guideline in their political-pedagogical projects. The objective of investigation was to analyze the assessment processes of learning in these courses and to check to what extent they are also part of learning, fulfilling their pedagogical role. The study was conducted in three stages. The first stage constituted the documentary analysis of political-pedagogical projects of the courses in question. Secondly, the teaching plans of syllabus components taught in these courses were analyzed. The last stage of the research consisted of interviews with professors who showed in their teaching plans more indications of putting formative assessment in practice. In this paper, we present some elements identified in the research, trying to cause reflection on assessment practices at the University. Before that, we make some considerations about the logic basing the educational assessment as well as about the understanding of formative assessment basing our analysis. On the whole, it was possible to check with this research that there was a progress, though small, on the Institution's discourse, through its official planning documents. Some of them have already made explicit the need that the assessment practice occurs in a formative perspective. On the other hand, incoherent elements with the principles of formative assessment were identified both the teaching planes and the interviews.
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Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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