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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2021
  • O papel das Universidades no alcance dos ODS no cenário do "pós"-pandemia Editorial

    Serafim, Milena Pavan; Leite, Juliana Pires de Arruda
  • Inovação, desenvolvimento e transferência de tecnologia em universidade clássica e tecnológica: comparação entre UFABC e UTFPR Articles

    Costa, Agnaldo da; Pilatti, Luiz Alberto; Santos, Celso Bilynkievycz

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é comparar duas importantes jovens universidades do Brasil, uma clássica, a Universidade Federal do ABC (UFABC), e outra tecnológica, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), considerando dois eixos definidos pela Rede das Universidades Tecnológicas e Politécnicas da América Latina e do Caribe (RUTyP), a inovação e o desenvolvimento e a transferência de tecnologia. O estudo é comparativo e de natureza exploratória, constituído por informações de 3.210 currículos disponíveis na Plataforma Lattes de pesquisadores das duas instituições de ensino superior, dos quais foram extraídos 1.573 registros relacionados à inovação (patentes, softwares e cartas, marcas e similares) e informações das patentes registradas na Agência de Inovação Tecnológica (AGINT) e no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva. Constatou-se que, em pouco mais de uma década de existência das duas instituições analisadas, houve poucas transferências de tecnologia para o setor produtivo, e um distanciamento do modelo de universidade tecnológica pela UTFPR. Conclui-se que a UTFPR e a UFABC apresentam muita similaridade apesar dos modelos distintos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to compare two important young universities in Brazil, one classic, the Federal University of ABC (UFABC), and the other technological, the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), considering two axes defined by the Network of Technological and Polytechnic Universities Latin America and the Caribbean (RUTyP), innovation and the development and transfer of technology. The study is comparative and exploratory in nature, consisting of information from 3,210 curricula available on the Lattes Platform of researchers from the two higher education institutions, from which 1,573 records related to innovation were extracted (patents, software and letters, brands, and the like) and information of patents registered with the Agency for Technological Innovation (AGINT) and the National Institute of Intellectual Property (INPI). The data were analyzed using descriptive statistics techniques. It was found that, in just over a decade of existence of the two institutions analyzed, there were few transfers of technology to the productive sector, and a departure from the model of technological university by UTFPR. It is concluded that UTFPR and UFABC show a lot of similarity despite the different models.
  • A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação Articles

    Oliveira, Renata Evangelista de; Figueiredo, Rodolfo Antônio de; Makishi, Fausto; Sais, Adriana Cavalieri; Olival, Alexandre de Azevedo; Alcântara, Liliane Cristine Schlemer; Morais, Jozivaldo Prudêncio Gomes de; Veiga, João Paulo Candia

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar as reflexões de um grupo de docentes e pesquisadores, com diferentes formações, perfis e áreas de atuação, sobre o processo de construção de uma nova agenda de pesquisa e extensão interdisciplinares, com vistas à transdisciplinaridade. Para tanto, descreve um processo de concepção e elaboração de projetos, baseado no conceito de pesquisa-ação e tendo a interdisciplinaridade como meta, na caracterização de sistemas socioecológicos complexos. Os projetos realizados enfocaram a resiliência da agricultura familiar, na região de fronteira agrícola intitulado Portal da Amazônia (MT). Discute-se, a partir desse processo, a possibilidade de construção dialógica de projetos, narrando seus principais desafios na busca pela real indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Conclui-se que as escolhas relativas aos fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram os projetos foram essenciais para a construção do fazer acadêmico interdisciplinar, e que o processo de pesquisa-ação, conforme construído e aqui descrito, possibilitou a relação dialética entre a transdisciplinaridade e as três dimensões do conhecimento acadêmico, pauta constante nas discussões atuais sobre a avaliação do Ensino Superior no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to present the reflections of a group of professors and researchers, with different backgrounds, profiles and areas of expertise, on the process of building a new interdisciplinary research and extension agenda, with a view to transdisciplinarity. For that, it describes a process of conception and elaboration of projects, based on the concept of action research and having interdisciplinarity as a goal, in the characterization of complex socio-ecological systems. The projects carried out focused on the resilience of family farming, in the agricultural frontier in the region called ‘Portal da Amazônia’ (MT). From this process, the possibility of dialogical construction of projects is discussed, narrating its main challenges in the search for the real inseparability between teaching, research and extension. The conclusion points out that the choices related to the theoretical and methodological foundations that supported the projects were essential for the construction of interdisciplinary academic practice. The action research process, as constructed and described here, enabled the dialectical relationship between transdisciplinarity and the three dimensions of academic knowledge, constant in current discussions on the evaluation of Higher Education in Brazil.
  • Práticas de gestão do conhecimento na avaliação de cursos de graduação do INEP/MEC Articles

    Bandeira, Lidiane; Sartori, Rejane; Menegassi, Claudia Herrero Martins

    Resumo em Português:

    A avaliação de cursos de graduação busca identificar as reais condições de ensino oferecidas aos alunos e garantir a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior brasileira. Com vistas a aprimorar esse processo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou novos instrumentos de avaliação externa. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar práticas de Gestão do Conhecimento para auxiliar as instituições de ensino superior (IES) a atenderem as exigências do novo instrumento de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação presencial e a distância do Inep, visando à obtenção do conceito máximo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como base esse novo instrumento de avaliação de cursos de graduação do Inep. Foram analisados 24 indicadores da Dimensão 1 do instrumento e para cada indicador foram identificadas práticas de Gestão do Conhecimento. Os resultados indicam nove práticas de Gestão do Conhecimento, sendo que cada prática indicada pode atender a vários indicadores e, se aplicadas apropriadamente, podem auxiliar as IES a alcançarem o conceito máximo nos processos avaliativos do MEC.

    Resumo em Inglês:

    The evaluation of undergraduate courses conducted in the country seeks to identify the actual teaching conditions offered to students and ensure the transparency of data on the quality of Brazilian higher education. In order to improve this process, the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research (Inep) has published new external evaluation instruments. In this sense, the objective of this article was to identify knowledge management practices to help higher education institutions (HEIs) meet the requirements of the new assessment instrument for recognition and renewal of recognition of Inep's on-site and distance-learning undergraduate courses, aiming at obtaining the maximum concept. Therefore, a documentary research was carried out, based on this new evaluation tool for Inep undergraduate courses. Twenty-four indicators of dimension 1 of the instrument were analyzed and for each indicator knowledge management practices were identified. The results indicate nine knowledge management practices, and each indicated practice can meet several indicators and, if properly applied, can help the HEIs reach the maximum concept in the MEC evaluation processes.
  • Uma métrica para avaliação da ocupação docente em instituições de ensino superior Articles

    Minotto Neto, Atilio; Corso, Leandro Luis; Costa, Guilherme Holsbach

    Resumo em Português:

    A gestão da ocupação docente em instituições de ensino superior é um problema que afeta universidades públicas e, principalmente, as privadas. Uma distribuição justa de tarefas aos docentes repercute diretamente na qualidade do ensino, na produção de conhecimento, na sustentabilidade institucional e, principalmente, na saúde dos docentes. Neste trabalho é proposto um método para avaliação da composição da carga de trabalho com base em uma ferramenta chamada Processo Analítico Hierárquico, visando a equidade em termos de carga de trabalho (o que não significa o mesmo que equidade das cargas-horárias nas diferentes atividades docentes). Como principal contribuição, é proposta uma métrica, chamada Coeficiente de Carga de Trabalho, que pode ser facilmente adaptada a realidade de cada instituição. Apesar das bases matemáticas, quando implementada computacionalmente, a utilização dessa métrica passa a ser simples e acessível a gestores de qualquer formação.

    Resumo em Inglês:

    The management of teaching occupation in higher education institutions is a problem that affects public and, mainly, private universities. A fair distribution of tasks to teachers directly affects the quality of teaching, the production of knowledge, institutional sustainability and, mainly, the health of teachers. This work proposes a method for evaluating the composition of the workload based on a tool called the Hierarchical Analytic Process, aiming at equity in terms of workload (which does not mean the same as equity in the amount of hours dedicated to different activities). As the main contribution, a metric, called Workload Coefficient, is proposed, which can be easily adapted to the reality of each institution. Despite the mathematical bases, when implemented computationally, the use of this metric becomes simple and accessible to managers in any area of knowledge.
  • Formas de ingresso em perspectiva comparada: por que o SISU aumenta a evasão? O caso da UNB Articles

    Cabello, Andrea; Imbroisi, Denise; Alvarez, Guilherme; Ferreira, Guilherme Viana; Arruda, June; Freitas, Sérgio de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é analisar o impacto das diferentes formas de ingresso sobre a evasão ou desligamento de curso dos alunos da Universidade de Brasília (UnB), ou seja, uma comparação da evasão entre ingressantes pelo SISU, Programa de Avaliação Seriada (PAS) e Vestibular, entre 2014 e 2018. Como metodologia, utilizou-se a taxa de desistência anual e a taxa de desistência acumulada propostas pelo INEP (2017) e concluiu-se que o PAS e o Vestibular têm um padrão semelhante de evasão, com picos no segundo e terceiro ano de trajetória universitária, enquanto o SISU tem uma taxa de desistência consideravelmente superior, e que ocorre mais cedo, com picos nos primeiros anos de curso.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study is to analyze the impact of different entry methods on dropout and stop out rates for Universidade de Brasília (UnB)’s students, that is a comparison between dropout rates between those who entered university through SISU, through Programa de Avaliação Seriada (PAS) or through Vestibular, between 2014 and 2018. We used the annual dropout rate and the accumulated dropout rate as proposed by INEP (2017) and we concluded that PAS and Vestibular have similar dropout patterns with peaks in the second and third years of university trajectory, while SISU has a much higher dropout rate, that happens sooner, with peaks in the first year of trajectory.
  • Leis e leituras: análise do discurso institucional sobre as “reformas universitárias” no Brasil e na França (2003-2013) Articles

    Rosa, Marluza da

    Resumo em Português:

    Este artigo toma como objeto de estudo o discurso institucional sobre a Universidade e analisa dizeres em produção e circulação durante uma década que marca o desenrolar da proposta de uma expansão universitária no Brasil. Relaciona-se esse cenário ao mesmo período, na França, por meio de um olhar que incide sobre textos de leis de ambos os países. Apresenta-se, assim, uma noção de discurso institucional que, a partir dos textos oficiais, possibilite (re)pensar as instituições e seus discursos em funcionamento. Com base nos pressupostos teórico-metodológico-analíticos dos estudos discursivos, este paralelo visa a dialogar com as discussões sobre as políticas e práticas que permeiam o ensino superior e a pesquisa acadêmica em nossos dias.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the institutional discourse about the university and analyzes texts of laws instituted in a decade, during which the proposal for a university expansion in Brazil was developed. This scenario is contrasted to the same period, in France. The study presents a notion of institutional discourse that, from the official texts, makes it possible to (re) think the institutions and their discourses in operation. Based on the theoretical-methodological-analytical assumptions of discursive studies, this parallel aims to dialogue with the discussions on policies and practices that permeate higher education and academic research nowadays.
  • Síndrome de Burn-out: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitário Articles

    Ferreira, Elizabete Cazzolato; Pezuk, Julia Alejandra

    Resumo em Português:

    As dimensões do estresse no trabalho repercutem sobre a saúde dos indivíduos podendo causar distúrbios que impactam na qualidade de vida e/ou produtividade. As disfunções emocionais possuem traços comuns que permitem estudar as variáveis que compõem a Síndrome de Burn-out. Esse estudo procurou compreender esse tema no universo da docência de ensino superior a partir da produção científica dos últimos cinco anos. Os resultados evidenciaram a preocupação com o adoecimento silencioso do docente, buscando o entendimento clínico das repercussões do estresse a partir da aplicação de testes validados e da identificação dos potenciais causadores do desequilíbrio emocional que acomete a qualidade de vida a partir das atividades laborais. Na tentativa de compreender a vulnerabilidade, houve destaque para recomendações preventivas em grupos com maior propensão ao Burn-out, citando, dentre esses, as docentes com idades extremas ou do sexo feminino. Os influenciadores externos (relacionados ao ambiente acadêmico, cultura organizacional e alta demanda de trabalho com tarefas diversificadas), bem como as propensões pessoais (como enfermidades psicológicas prévias, resiliência e espiritualidade) são abordados como aspectos importantes para o enfrentamento, e como propostas de intervenção. A contextualização da Síndrome de Burn-out em docentes universitários abarca campos de ordem pessoal, filosófica, psicológica, cultural e organizacional. Assim, é possível concluir que as propostas de intervenção e controle ainda são subjetivas, o que é influenciado pelo fato de que a Síndrome ainda não é reconhecida como uma doença, e de que a maioria das pesquisas busca entender as proporções e características dessa condição.

    Resumo em Inglês:

    The emotional aspects related to work stress have consequences on individual’s health and may impact on the quality of life and/or productivity. Emotional dysfunctions have common features that allow the study of variables associates to Burn-out Syndrome. This study sought to understand this theme on higher education teaching using the scientific production of the last five years. The results evidenced the concern with the professor's silent sickness, seeking the clinical understanding of stress’s repercussions from the application of validated tests and the identification of the potential causes of the emotional imbalance that affects the quality of life from the work activities. To understand the vulnerability, there was a highlight for preventive recommendations in groups with a greater propensity for Burn-out, mentioning, among those, professors with extreme ages or females. External influencers (related to the academic environment, organizational culture, and high demand of work with diverse tasks), as well as personal propensities (such as previous psychological illnesses, resilience, and spirituality), were addressed as important aspects for coping and as intervention proposals. It is showed that Burn-out Syndrome in university professors encompasses fields of a personal, philosophical, psychological, cultural, and organizational order. Thus, it is possible to conclude that the proposals for intervention and control are still subjective, which is influenced by the fact that the Syndrome is not yet recognized as a disease, and that most research seeks to understand the proportions and characteristics of this condition.
  • Funções e contribuições das universidades na geração de inovações: o caso da Região do Grande ABC Paulista Articles

    Penof, David Garcia; Pamplona, João Batista

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo descrever as funções e as contribuições das universidades locais no processo de inovação regional. A presença marcante das universidades nas regiões com acentuada inovação e sua interação com empresas fazem emergir a importância da análise das funções e das contribuições das universidades na transferência de conhecimento, de tecnologia e geração de inovações nas diversas regiões que almejam status de regiões inovadoras. Optou-se por uma pesquisa qualitativa, justificada pelo interesse em se analisar de forma mais profunda as variáveis que permeiam o objeto investigado. Verificou-se, a partir de arcabouço teórico-analítico original, que são duas funções e seis contribuições das universidades no processo de inovação regional e que, para a região estudada, essas funções e contribuições existem, mas se apresentam de forma pouco expressiva e desigual.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the article is to describe the functions and contributions of local universities in the regional innovation process. The strong presence of universities in regions with marked innovation and their interaction with companies has highlighted the importance of analyzing the functions and contributions of universities in the transfer of knowledge, technology and the generation of innovations in the various regions that aspire to the status of innovative regions. The choice for a qualitative research, justified by the interest in analyzing more deeply the variables that permeate the investigated object, avoiding superficialities. Check that, from the original theoretical and analytical framework, that there are two functions and six contributions from universities in the regional innovation process and that region studied, these functions and contributions exist, but they are not very expressive and unequal.
  • Expansão da pós-graduação nas IFES em MS: uma análise das condições materiais e simbólicas Articles

    Magalhães, Ana Maria Silva; Real, Giselle Cristina Martins

    Resumo em Português:

    Busca-se analisar a expansão da pós-graduação stricto sensu nas universidades federais sul-mato-grossenses no contexto das políticas expansionistas implementadas no conjunto das IFES brasileiras a partir de 2003. As análises foram realizadas à luz da literatura da área, documentos e estatísticas oficiais, com base nas noções de campo, capital simbólico e de habitus de Bourdieu. Como resultados, observou-se que a expansão da pós-graduação se deu pela combinação de políticas governamentais indutoras - com certa recuperação das IFES, sobretudo em termos de quantitativo docente - de ações de indução dos gestores universitários e da própria ação docente, particularmente pela manutenção do habitus da pós-graduação. Esse movimento engendrou a expansão da pós-graduação nas universidades federais do MS, embora os agentes institucionais ainda precisem consolidar a expansão qualitativa, uma vez que possuem circulação restrita no campo da pós-graduação nacional/internacional. Em termos de espaços de poder, verifica-se a baixa participação desses agentes nas instâncias decisórias da CAPES. Em termos de capital de prestígio intelectual, há baixa participação em bancas de defesa de programas de pós-graduação de outras IES e baixa produção intelectual em periódicos dos estratos mais altos do Qualis. Essa situação, aprofundada pelo modelo avaliativo da CAPES, somente poderia ser minimizada com políticas mais efetivas de combate às assimetrias regionais em termos qualitativos, capazes de induzir a circulação no campo da pós-graduação em todas as unidades da federação, inclusive com maior inserção desses agentes nas instâncias decisórias dos órgãos gestores da pesquisa e da avaliação.

    Resumo em Inglês:

    The aim is to analyze the expansion of graduate courses in federal universities in the state of Mato Grosso do Sul in the context of the expansionist policies implemented in the universities since 2003. The analyzes were carried out in the light of the area's literature, documents and official statistics, which were based on Bourdieu's notions of countryside, symbolic capital and habitus. As a result, it was observed that the expansion of post-graduation was due to the combination of inductive government policies - with a certain recovery of the IFES, especially in terms of teaching quantity - of induction actions by university managers and of the teaching action itself, particularly due to the maintenance of postgraduate habitus. This movement led to the expansion of postgraduate studies at the federal universities of MS, although institutional agents still need to consolidate their qualitative expansion, since they have restricted circulation in the field of national / international graduate studies. In terms of instances of power, there is a low participation of these in decision-making bodies of CAPES - and in terms of capital of intellectual prestige, there is a low participation in defense boards of graduate programs from other universities and low intellectual production in journals of the highest strata of Qualis. This situation, deepened by the CAPES evaluation model, could only be minimized with more effective policies to combat regional asymmetries in qualitative terms capable of inducing the circulation of the graduate field in all units of the federation, including with a greater insertion of these agents in the decision-making bodies of the research and evaluation management bodies.
  • Taxas longitudinais de diplomação, evasão e trancamento: método para análise da trajetória discente na educação superior Articles

    Teixeira, Maria Daniele de Jesus; Quito, Fábio de Moraes

    Resumo em Português:

    Diante da necessidade de conhecer a realidade das instituições de ensino superior, foram desenvolvidos uma multiplicidade de índices acadêmicos com diversas metodologias. No entanto, nota-se escassez de métodos que descrevam com detalhes a trajetória de discentes com múltiplos períodos de ingresso. Neste sentido, este artigo tem como objetivo sistematizar e aplicar uma metodologia para analisar a trajetória longitudinal das turmas no que tange à diplomação, evasão e trancamento, de acordo com ano de ingresso e o prazo de integralização dos cursos no decorrer de 10 anos (2008 a 2017). Para tal, algumas metodologias de fluxo foram adaptadas, dividindo as turmas por ano de ingresso e padronizando o período de integralização. Os resultados permitem analisar a trajetória dos discentes no período mínimo e máximo de integralização, assim como comparar os valores com taxas já publicadas, possibilitando maior conhecimento da realidade, disponibilizando instrumentos mais adequados para balizar o planejamento de políticas de desenvolvimento institucional.

    Resumo em Inglês:

    Faced with the need to know the reality of higher education institutions, a multiplicity of academic indexes was developed with different methodologies. However, there is a scarcity of methods that describe in detail the trajectory of students with multiple enrollment periods. The data analyzed in a longitudinal way has the potential to demonstrate more the reality of the university, although it is laborious to calculate. In this sense, this article aims to systematize and apply a methodology to analyze the longitudinal trajectory of the students with respect to completion, drop-out and leave of absence, according to the year of entry and the term of completion of the courses over 10 years (2008 to 2017). To this end, some flow methodologies have been adapted, dividing the classes by year of entry, and standardizing the period of completion. The results allow to analyze the trajectory of the students in the minimum and maximum period of completion, as well as to compare the values with rates already published, allowing greater knowledge of the reality, providing more adequate instruments to guide the planning of institutional development policies.
  • Um método correto para calcular o indicador de valor agregado IDD do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Articles

    Haar, Ewout ter

    Resumo em Português:

    O trabalho investiga o indicador de “valor agregado” usado no sistema de avaliação do ensino superior Brasileiro, o chamado indicador IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado) para cursos de graduação. As duas principais afirmações defendidas são que desde 2014 este indicador é calculado de forma equivocada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e que este equívoco teve consequências relevantes para as políticas públicas. O INEP usa modelagem multinível para calcular o IDD, usando um modelo linear misto com interceptos aleatórios. Em vez de identificar o IDD com os interceptos estimados, o INEP usa a média dos residuais no nível dos estudantes. É possível reproduzir exatamente os valores dos IDDs publicados pelo INEP a partir dos microdados do ciclo de 2019 usando o método equivocado. Uma comparação dos valores do IDD do INEP com aqueles obtidos usando o método correto mostra índices de confiabilidade maiores usando o método correto. Como exemplo de uma consequência relevante, determino o número de cursos que foram equivocadamente classificados com IDD “satisfatório” segundo os critérios usuais do INEP.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the value-added indicator used in the Brazilian higher education quality assurance framework, the so-called IDD indicator for undergraduate programmes (“Indicator of the difference between observed and expected outcomes''). The two main claims are that since 2014 this indicator is calculated incorrectly and that this mistake has relevance for public policy. INEP, the educational statistical agency responsible for educational quality indicators in Brazil, incorrectly uses multilevel modeling in their value-added analysis. The IDD indicator is calculated by estimating a varying intercept linear mixed model, but instead of identifying the intercepts with the value added of courses, INEP uses the mean of the student residuals. That this was indeed the error made is shown by reproducing exactly INEP’s published values using the incorrect method with the microdata for the 2019 assessment cycle. I then compare these values to the ones obtained with the same model and same data, but using the correct value-added measure. A comparison of reliability estimates for both methods shows that this measure of internal consistency is indeed higher for the correct method. As an example of policy relevance, I calculate the number of courses that would change from “satisfactory” to “unsatisfactory” and vice-versa, using the usual criteria established by INEP, if the correct method is applied.
  • Internacionalização e pós-graduação: a política de editais da Capes (2005-2018) Articles

    Araújo, Alda Castro; Fernandes, Larissa

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a política de internacionalização da pós-graduação no Brasil induzida pela Capes por meio de Editais no período de 2005 a 2018. Tem como pressuposto que esses editais são articulados com as diretrizes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com os Planos Nacionais de Pós-Graduação (2005/2010 e 2011/2020). Para a consecução do estudo, foram realizadas análises documentais e elaboradas séries estatísticas de dados disponibilizados em sítios da Capes. Conclui-se que a internacionalização da pós-graduação é compreendida como estratégia para o desenvolvimento do país, e que os editais estimulam a concorrência institucional e de pesquisadores em claro alinhamento aos objetivos da globalização mercantil.

    Resumo em Inglês:

    The article analyze the internationalization policy of postgraduate studies in Brazil, induce by Capes through Public Notices from 2005 to 2018. It assumes that these notices are articulated with the guidelines of the Ministry of Science Technology and Innovation and with the Plans National Graduate Programs (2005/2010 and 2011/2020). For the study, statistical and documentary analysis were performed with data provided in Capes sites. It concluded that the internationalization of postgraduate studies is understood as a strategy for the development of the country, and that the calls for big encourage institucional competition and research in clear alignment with objectives of market globalization.
  • Valor-agregado no Ensino Superior: uma nova metodologia para os cursos de graduação no Brasil Articles

    Fernandes, Vivian Duarte Couto; Miranda, Gilberto José; Alexander, Nicola; Pereira, Janser Moura

    Resumo em Português:

    Dentre os indicadores de qualidade divulgados pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) no Brasil, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) tem a proposta de mensurar a contribuição do curso para o desempenho do estudante durante a sua graduação. Esta pesquisa oferece uma nova metodologia de cálculo para o IDD (Modelo IDD-VDCF), examinando os fundamentos filosóficos e estatísticos das medidas de qualidade, com foco naquelas que capturam o valor agregado como um crescimento do conhecimento do estudante. A pesquisa incluiu uma amostra de 30.668 estudantes provenientes de 911 cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A inserção das variáveis de controle (ao nível do estudante e da instituição) reduziu o viés da estimação do IDD associado à seleção do estudante em cursos específicos de Ciências Contábeis. Os resultados chamam atenção para a necessidade de se considerar o contexto de aprendizagem dos estudantes quando se quer comparar o desempenho entre instituições com base em testes padronizados. A maior contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de uma medida que esclarece melhor qual é a contribuição do curso para o desempenho do estudante e o que é apenas um reflexo da capacidade prévia deste estudante.

    Resumo em Inglês:

    Among the quality indicators released by the Brazilian Higher Education Assessment System (Sinaes), the Indicator “Difference between Observed and Expected Performance” (IDD) has the purpose of measuring the contribution of the course to student achievement during undergraduate programs. The research presented here offers a new methodology for calculating the IDD (Model IDD-VDCF), examining the philosophical and statistical underpinnings of quality measures, focusing on those that capture the value-added as a student achievement growth. The survey included a sample of 30,668 students, from 911 accounting undergraduate programs in Brazil. The insertion of control variables (at the student and at the institution level) reduced the bias of the IDD estimate associated with the student's selection in specific Accounting Sciences courses. The results call attention to the need to consider the students' learning context when one wants to compare the performance between institutions based on standardized tests. The major contribution of this work is the development of a measure that disentangles more fully what the contribution of program is to student learning, and what merely is a reflection of the capacity that a student brought to the program.
  • Modelos de governança corporativa e indicadores econômico-financeiros de Instituições de Educação Superior privadas: uma análise do mercado de capitais brasileiro Articles

    Silva Junior, Annor da; Silva, Vitor Correa da; Dumer, Miguel Carlos Ramos; Martins-Silva, Priscilla de Oliveira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como escopo a investigação da relação entre modelos de governança corporativa e indicadores econômico-financeiros de entidades mantenedoras de Instituições de Educação Superior presentes no mercado de capitais brasileiro. Para caracterizar os modelos de governança corporativa destas entidades mantenedoras, utilizou-se 12 características definidoras presentes na literatura. Os indicadores econômico-financeiros utilizados foram: liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e mercado. Foi realizada pesquisa documental com dados coletados junto à Comdinheiro e outras fontes. O período investigado foi de sete anos, entre 2013 e 2019, com dados analisados por meio do teste chi-quadrado. As evidências indicam a formação de dois grupos, sendo: (1) Grupo A, formado pela YDUQS Participações S.A. e Cogna Educacional S.A. que possuem modelo de governança corporativa tipicamente anglo-saxônico; e (2) Grupo B, formado pela Ânima Holding S.A. e Ser Educacional S.A. que possuem modelo de governança corporativa tipicamente latino-americano. Ao analisar a relação entre estes dois grupos e os indicadores econômico-financeiros, constatou-se que o Grupo A possui (a) menor endividamento e (b) maiores índices de Dividend Yield, quando comparado com o Grupo B. Há evidências de que a governança anglo-saxônica possui potencial para gerar maiores benefícios econômico-financeiros para as entidades mantenedoras que adotam esse modelo.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to investigate the relationship between corporate governance models and economic and financial indicators of maintainer entities of Higher Education Institutions present in the Brazilian capital market. To characterize the corporate governance models of these maintainer entities, 12 defining characteristics present in the literature were used. The economic and financial indicators used were: liquidity, activity, indebtedness, profitability and, market. Documental research was carried out with data collected from Comdinheiro and other sources. The period investigated was seven years, between 2013 and 2019, with data analyzed using the chi-square test. The evidence indicates the formation of two groups: (1) Group A, formed by YDUQS Participações S.A., and Cogna Educacional S.A. which have a typically Anglo-Saxon corporate governance model; and (2) Group B, formed by Ânima Holding S.A., and Ser Educacional S.A. which have a typically Latin American corporate governance model. When analyzing the relationship between these two groups and the economic and financial indicators, it was found that Group A has (a) lower indebtedness and (b) higher Dividend Yield rates, when compared to Group B. There is evidence that Anglo-Saxon governance has the potential to generate greater economic and financial benefits for the maintainer entities that adopt this model.
Publicação da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior (RAIES), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da Universidade de Sorocaba (UNISO). Rodovia Raposo Tavares, km. 92,5, CEP 18023-000 Sorocaba - São Paulo, Fone: (55 15) 2101-7016 , Fax : (55 15) 2101-7112 - Sorocaba - SP - Brazil
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