Acessibilidade / Reportar erro

Macroinvertebrate fauna associated to the bromeliad Vriesea inflata of the Atlantic Forest (Paraná State, southern Brazil)

As bromélias, por acumularem água em sua roseta foliar, constituem um microhabitat para inúmeras espécies de animais e plantas. No presente estudo foi analisada a fauna associada à bromélia Vriesea inflata relacionando-a com fatores ambientais e altura da bromélia em relação ao solo. As coletas foram realizadas sazonalmente no Morro da Caranguejeira (Quatro Barras - Paraná) de março de 1996 a março de 1997. A fauna associada foi muito rica e agrupada em 23 grupos taxonômicos, onde observou-se a dominância de Coleoptera Scirtidae, Diptera e Hymenoptera Formicidae. Mesmo não havendo diferenças estatísticas significativas entre bromélias epifitas e terrestres, foi constatada uma maior abundância de macroinvertebrados em bromélias terrestres na primavera/1996 e em epifitas no outono/1997. Devido a grande riqueza e abundância de invertebrados presentes no microhabitat bromelícola, principalmente formas imaturas, é possível concluir que este ecossistema é de fundamental importância tanto para as comunidades que nele se desenvolvem como para a manutenção da diversidade da Floresta Atlântica.


Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar Rua Prof. Algacyr Munhoz Mader, 3775 - CIC, 81350-010 Curitiba PR Brazil, Tel.: +55 41 3316-3052/3054, Fax: +55 41 3346-2872 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: babt@tecpar.br