Apresentação

Beth Brait Maria Helena Cruz Pistori Bruna Lopes-Dugnani Orison Marden Bandeira de Melo JúniorSobre os autores

Neste número, Clive Thomson, professor da University of Guelph, Guelph, Ontário, Canadá, professor, pesquisador e grande especialista em Bakhtin, foi convidado para atuar como editor ad hoc de Bakhtiniana. Ele propôs um número sobre Mikhail Bakhtin: seu tempo e o nosso. Aceitamos de imediato e o resultado foi esta belíssima coleção de artigos, que certamente constituirá uma referência para os estudos da área, tanto no Brasil como no Exterior. Temos, pois, a seguir, o Editorial redigido por Clive, intitulado Mikhail Bakhtin: seu tempo e o nosso, explicando detalhadamente a constituição e organização dos artigos submetidos e aprovados.

O número apresenta ainda duas resenhas de obras recentemente publicadas. A primeira, redigida por Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva (UFBA), trata da obra Teoria do romance I: a estilística, de Mikhail Bakhtin. Com nova tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra, o texto segue a organização das Obras completas da edição russa e, sem dúvida, deve chamar a atenção dos estudiosos de língua e literatura. A segunda, escrita por Anthony Wall (University of Calgary, Canadá) - que também tem um artigo neste número, resenha a obra coletiva organizada por Beth Brait e Anderson Salvaterra Magalhães, Dialogismo: teoria e(m) prática, recentemente incluída entre as dez finalistas ao Prêmio Jabuti na seção Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas.

Nossos sinceros agradecimentos a todas essas inestimáveis colaborações. Além disso, agradecemos aos autores, pareceristas, revisores e tradutores que possibilitam que Bakhtiniana divulgue os estudos do discurso, mantendo sua referência A1 no Qualis/CAPES, sua permanência no SciELO e seu aceite no Scopus. Agradecemos também, mais uma vez, o auxílio que temos recebido do MCTI/CNPq/MEC/CAPES, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e, muito especialmente, por meio do Plano de Incentivo à Pesquisa (PIPEq)/Publicação de Periódicos (PubPer-PUCSP) - 2015, sem o qual a publicação do periódico Bakhtiniana não seria possível.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2016
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com