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EDITORIAL

EDITORIAL

Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, online, QUALIS A2, publica artigos originais, resultantes de pesquisa científica na área dos estudos do discurso, predominantemente na perspectiva bakhtiniana e no constante diálogo/debate com as demais vertentes do conhecimento. Publica também resenhas de livros e eventos, importantes para a área de Letras e Linguística, e traduções de textos teóricos de real interesse para a discussão dos estudos bakhtinianos.

Este número 7 é especial para nós - equipe técnica (Bruna L. Dugnani) e acadêmica -, e também para todos os nossos autores, leitores e colaboradores. Reveste-se de um sabor de conquista por vários motivos: em primeiro lugar, porque Bakhtiniana se torna bilíngue, uma das primeiras revistas bilíngues em nossa área no Brasil (se não a primeira!): todos os artigos, a partir deste número, são publicados na sua versão integral em português e inglês. Nesse sentido, o objetivo editorial é dar mais visibilidade à produção científica nacional, pouco prestigiada internacionalmente, muitas vezes porque desconhecida. Para isso, criamos uma Editoria de Língua Estrangeira, coordenada por Rodolfo Vianna, Editor Assistente, e integrada por professores especialistas em inglês de diferentes universidades brasileiras e americanas.

Em segundo lugar, também motivo de muita alegria, é a iminência do ingresso de Bakhtiniana na Coleção SciELO Brasil, considerando o parecer favorável que recebeu do Comitê Consultivo, em sua XXXI Reunião. Alguns dos pequenos ajustes recomendados já estão atendidos neste número e, com certeza, visam à melhoria do periódico. Simultaneamente, temos buscado a inserção em novos indexadores: DOAJ, LivRe! e Latindex.

E, finalmente, tivemos a satisfação de contar com uma grande quantidade de artigos de pesquisadores que responderam à chamada deste número -Linguagens e ensino: perspectiva dialógica. Foram 49 artigos de qualidade submetidos, todos avaliados por pareceristas de nosso Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc de diferentes universidades, resultando na seleção dos 14 textos. Observamos, no caso, a abrangência e a penetração dos ensinamentos bakhtinianos na pesquisa de diferentes estados, em universidades públicas e privadas, do Ceará (UECE), passando por Alagoas (UFAL, com dois artigos), Brasília (UnB), Rio de Janeiro (UFF), São Paulo (USP, PUC-SP, UNITAU, UNIFAFIBE), Paraná (UFPR e UEL) e Santa Catarina (UFSC).

Nessas produções, as reflexões e experiências a respeito das contribuições dos estudos bakhtinianos à educação ou partiram de uma concepção mais ampla de ensino e aprendizagem, como acontece nos artigos de Ramalho, Teixeira e Zozzoli, tendo como foco o trabalho do professor; ou levaram em conta predominantemente o ensino da língua materna, desde o início do letramento, como Calil, ou sua continuidade, como o fizeram Araújo,' Ribeiro e Santos e Puzzo. Outros artigos abordaram um importante aspecto do ensino da língua portuguesa - a produção textual: Guariglia, Pistori e Rocha, ou os estudos mais propriamente literários, foco do texto de Kraemer e Perfeito. Ainda, a preocupação com o ensino da língua estrangeira de uma perspectiva dialógica se apresenta nos artigos de Fanjul, Figueiredo e Janzen. E, finalmente, Signor assinala as potencialidades do conceito bakhtiniano de gênero para o trabalho terapêutico do fonoaudiólogo. Assim, os conceitos de dialogia, gênero, compreensão responsiva e ativa, cronotopo, entre outros, foram mobilizados e mostraram suas potencialidades no sério trabalho de professores e pesquisadores.

A tradução, por Marchezan, do artigo do pesquisador inglês Craig Brandist/Universidade de Sheffield, UK, especialista em estudos bakhtinianos, atende à preocupação de Bakhtiniana em divulgar textos com os quais a comunidade acadêmica nacional talvez esteja menos familiarizada. No mesmo espírito, concorrem as duas resenhas de obras recentemente publicadas: Trevisan assina o texto sobre a obra de Campos, a respeito da "construção da identidade nacional"; e Castro comenta uma nova tradução de textos do Círculo.

Como se observa, participam deste número 20 autores, entre articulistas, resenhistas e tradutores, pertencentes a 12 IES, sendo 1 estrangeira. Mais uma vez, Bakhtiniana cumpre seu objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso, reunidas semestralmente, escritas por pesquisadores do Brasil e do exterior, agora com alcance internacional.

Beth Brait & Maria Helena Cruz Pistori

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2012
  • Data do Fascículo
    Jun 2012
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