Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 14, Issue: 1, Published: 2019
  • The Other-for-Me and the I-for-the-Other EDITORIAL

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Lopes-Dugnani, Bruna; Melo, Orison Marden Bandeira de
  • Lynching Network: Human Rights and Midiatic Effect ARTIGOS

    Resende, Viviane de Melo; Acosta, María del Pilar Tobar

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, discutimos uma cadeia de eventos discursivos constituída em torno de um caso de justiçamento, ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, de que foi vítima um adolescente de 15 anos. O caso espraiou-se nas redes sociais e em veículos de mídia tradicional, chegando a ensejar outros casos semelhantes. Analisando matrizes discursivas em oposição, mapeamos cadeias dialógicas que se desdobram nas categorias de intertextualidade, intergenericidade, interdiscursividade. Retomamos a ontologia social do discurso teorizada em análise de discurso crítica, buscando focalizar a centralidade das cadeias dialógicas nesse campo, para analisar postagens no Facebook em sua relação com uma coluna de opinião no jornal televisivo do SBT. O caso de justiçamento discutido por meio dessas ações discursivas, que ensejam oposições interdiscursivas na interpretação do binômio pobreza-violência, é ilustrativo para compreender a relação entre o que é construído e repercutido nas mídias e o que ocorre na realidade das ruas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper discusses a chain of discursive events revolving around an attempted lynching that occurred in the city of Rio de Janeiro. The incident circulated in social networks and traditional media vehicles and gave rise to other similar cases. By analyzing opposing discursive matrices, this study traces the dialogic chains that unfold in the categories of intertextuality, intergenericity, interdiscursivity. Social ontology of discourse is discussed, theorized in critical discourse analysis, focusing on the centrality of the dialogical chains in this field, in analyzing Facebook posts in their relation with an opinion piece in the news. The lynching case generates interdiscursive oppositions in the interpretation of the poverty-violence relationship, and becomes illustrative to understand the relation between what is constructed and reflected in the media and what actually occurs on the streets.
  • Irony as a Zone of Confrontation between Different Voices/Voicings in Facebook Comments ARTIGOS

    Santos, André Cordeiro dos; Marques, Girllaynne Gleyca Bezerra dos Santos; Rodrigues, Siane Gois Cavalcanti

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo, partindo de discussões da ironia como estratégia discursiva, propomo-nos a analisar se, e como, a ironia serve de zona de diálogo e de tensão entre diferentes vozes/dizeres, evidenciando-se como um discurso de resistência da mulher. Para tanto, partimos do entendimento de linguagem do chamado Círculo de Bakhtin e das discussões sobre ironia como estratégia discursiva, além de considerações sobre a chamada cultura do estupro e os mitos a ela relacionados. Tomamos como corpus comentários de mulheres nos quais a ironia se faz presente, surgidos a partir de postagem anônima no Facebook, em páginas do tipo spotted1. A partir da análise dos dados, foi possível perceber que, por meio da apropriação dos discursos-mitos relacionados à cultura do estupro, as mulheres instauraram em seus enunciados zonas de tensão entre dizeres, caracterizando a ironia como discurso de resistência da mulher contra discursos machistas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this paper, we propose to analyze if, and how, irony serves as a zone of dialogue and tension among different voices/voicings presented as discourses of feminist resistance. To this end, our concept of language is based on discussions developed by the Bakhtin Circle on irony as a discursive strategy as well as considerations about what is known as the rape culture and myths related to it. Our corpus is comprised of anonymous, ironic comments made by women on Facebook posts, on spotted1 pages. The results of the data analysis show that, through the appropriation of the discursive-myths related to the culture of rape, women introduced, in their utterances, zones of tension between messages, characterizing irony as women's discourse of resistance against sexist discourse.
  • New Paths for Science: A Contrastive Discourse Analysis of Modifications in Popularizing Science through Digital Media ARTIGOS

    Silva, Beatriz Amorim de Azevedo e; Grillo, Sheila Vieira de Camargo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo investiga a forma com que enunciados orais de divulgação científica se adaptam ao meio digital, especificamente ao YouTube, para realizar sua função principal: criar em seu interlocutor uma cultura científica a partir do seu fundo aperceptível de compreensão responsiva e da cultura discursiva com que este se identifica. Para tanto, analisa-se a transmissão do discurso alheio em um canal brasileiro, Nerdologia, e um americano, Scishow, baseando-se, por um lado, nos preceitos teóricos do Círculo de Bakhtin, e, por outro, nas propostas teórico-metodológicas da análise contrastiva de discursos. A partir disso, encontramos no corpus relações entre as ocorrências quantitativas e qualitativas dos modos de transmissão do discurso alheio, que, ao mesmo tempo, ressaltam semelhanças entre os dois canais, traçando um espectro geral das adaptações sofridas por essa modalidade discursiva no meio digital, e apontam suas diferenças, que se relacionam com as diferentes culturas discursivas que os enunciados materializam.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article investigates how oral utterances in science dissemination are modified in digital media, specifically on YouTube, to achieve their main goal of developing a scientific culture among the viewing public from their apperceptive background of responsive understanding and from within the discursive culture with which they identify. To this end, we analyze the transmission of alien discourse on the Brazilian channel Nerdologia and the American channel Scishow. The analysis is based, on the one hand, on the theoretical precepts of the Bakhtin Circle, and, on the other hand, on the theoretical-methodological proposal of contrastive discourse analysis. Based on this framework, we found relationships between the quantitative and qualitative occurrences of forms of transmission of alien discourse in the corpus. In both cases, they highlight similarities between the two channels, outlining a general spectrum of changes made by this discursive modality in digital media and point to their differences, related to the different discursive cultures actualized by the utterances.
  • Formation of the Image of the Russian World as an Aspect of Sociocultural Adaptation of Foreigners in the Process of Teaching the Russian Language ARTICLES

    Kozlovtseva, Nina Aleksandróvna; Tolstova, Natália Nikoláevna

    Abstract in Russian:

    АННОТАЦИЯ В статье анализируется актуальный образ Русского мира, базовым конструктом которого выступает русский язык. Образование на русском языке, несущее в себе не только уникальные знания, но и особые ценности и систему взглядов, отражающих сущность Русского мира, становится одним из наиболее эффективных инструментов реализации политики «мягкой силы» нашего государства. В связи с увеличивающимся притоком иностранных слушателей в российские вузы возрастает роль подготовительных факультетов, на которых проводится целенаправленная и систематическая работа по социокультурной адаптации иностранных граждан. Во время проведения этой работы перед преподавателями русского языка как иностранного (РКИ) стоит задача формирования объективного и в то же время привлекательного образа Русского мира. В статье намечены основные пути решения данной задачи.

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo é analisada a imagem atual do mundo russo, que é um componente básico da língua russa. O estudo da língua russa, que traz em si não só conhecimentos únicos, mas sobretudo valores e um sistema de pontos de vista que refletem a essência do mundo russo, torna-se um dos intrumentos mais efetivos para a realização da política do “poder suave” em nosso governo. Em razão de uma afluência crescente de ouvintes estrangeiros em instituições russas de ensino superior, aumenta o papel das faculdades preparatórias, nas quais se realiza um trabalho direcionado e sistemático de adaptação sociocultural de cidadãos estrangeiros. À época da realização deste trabalho coloca-se diante dos professores de russo como língua estrangeira a tarefa de formar uma imagem do mundo russo ao mesmo tempo objetiva e atraente. No artigo são delineados os passos fundamentais dessa tarefa.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article intends to analyze the real image of the Russian World, the main construction of which is the Russian language. Education given in Russian contains not only unique knowledge, but also special values and a system of views reflecting the essence of the Russian World. Today, education is becoming one of the most effective instruments for implementing Russia's soft power. A growing influx of international students into Russian universities is increasing the role of preparatory colleges which organize purposeful and systematic work on socio-cultural adaptation of foreign citizens. During this work, the teachers of Russian as a foreign language (RFL) face the task of forming an objective, and at the same time, attractive image of the Russian World. This article outlines the main ways to solve this issue.
  • Memory, Catastrophe and Narratives of Pain: Primo Levi, Riobaldo and The Ghosts in the Experience of Trauma ARTIGOS

    Borges, Rogério; Castro, Gustavo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo problematiza a narrativa da dor e do trauma em obras testemunhais e em trabalhos ficcionais, tomando como objetos de análise textos memorialísticos do escritor italiano Primo Levi, sobrevivente dos campos de concentração nazistas, e o romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, em especial as lembranças descritas por seu protagonista, o personagem Riobaldo Tatarana. Para tanto, propomos uma abordagem multidisciplinar, com escopos teóricos da narrativa e dos conhecimentos sobre afeto e memória, tendo em perspectiva as figuras fantasmáticas que esses textos trazem. As correspondências e aproximações entre os discursos em análise revelam efetivos laços que os unem, desde que lidos sob horizontes que ampliem suas mensagens, redefinam seus contornos e apostem em encontros simbólicos que enriqueçam o olhar a respeito da produção dos autores investigados.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses the narrative of pain and trauma in witness and fictional works, taking as object of analysis memorialistic texts of the Italian writer Primo Levi, a survivor of the Nazi concentration camps, and Guimarães Rosa's novel Grande Sertão: Veredas [The Devil to Pay in the Backlands], especially the memories described by its protagonist Riobaldo Tatarana. Therefore, we propose a multidisciplinary approach, with theoretical scopes of narrative and knowledge about affection and memory, taking into perspective the phantasmatic figures that these texts bring. The correspondences and approximations between the discourses in analysis reveal effective bonds that unite them, provided they are read under horizons that amplify their messages, redefine their contours and engage in symbolic encounters that enrich the perception of the production of the investigated authors.
  • How to Plagiarize and Not Lose Originality. Bakhtin's Dialogical Discourse and the Statute of the Bastard - In Memory of Réjean Ducharme ARTIGOS

    Vianna, Arnaldo Rosa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Aborda-se neste artigo a condição suplementar de elaboração teórica do discurso literário no conceito multidimensional e interdisciplinar bakhtiniano, ou seja, a construção de um discurso relacional, ou uma poética da relação intertextual na obra do escritor quebequense Réjean Ducharme. Hifenizado como canadense-francês, confere-se a Ducharme o estatuto identitário do bastardo, ao qual se permite, ou se autoriza metaforicamente, a devoração e o plágio na prática de operações intertextuais como a citação, a paródia, a reciclagem e a bricolagem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses the additional condition of the theoretical elaboration of literary discourse in the Bakhtinian multidimensional and interdisciplinary concept, that is, the construction of a relational discourse, or a poetics of the intertextual relation in the work of the writer Réjean Ducharme. Hyphenated as Canadian-French, Ducharme is given the identity statute of bastard, and is allowed or metaphorically authorized to devour and plagiarize in the practice of intertextual operations, such as citation, parody, recycling, and patchwork.
  • Institutional Authorship in the School Newspaper O Colegial, a Publication by Colégio Catarinense Students (1945-50) ARTIGOS

    Ruiz, Tânia Maria Barroso

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Discutimos, neste trabalho, a constituição de autoria no jornal escolar O Colegial - órgão dos alunos do Colégio Catarinense. Os fundamentos da análise dialógica do discurso do Círculo de Bakhtin respaldam a discussão proposta na Linguística Aplicada. Os dados são compostos pelas seis edições anuais desse jornal, publicadas pelo Colégio Catarinense no período de 1945-50, em Florianópolis - SC, e pelo gênero discursivo expediente. A metodologia parte da análise da dimensão histórica da publicação, seguida da análise das edições de O Colegial e do respectivo gênero. A análise revelou que O Colegial não era um dos meios de expressão da voz dos estudantes, como enunciado no seu título, pois a autoria foi concebida como institucional. A posição axiológica dessa publicação visava persuadir seus interlocutores sobre a qualidade da formação educacional do Colégio Catarinense e silenciava a voz dos estudantes que fossem contrários aos valores dessa instituição educacional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The present paper discusses the concept of authorship in the school newspaper O Colegial - a publication by Colégio Catarinense [Santa Catarina School] students. The foundations of the Bakhtin Circle’s dialogical discourse analysis support the proposed discussion in Applied Linguistics. Data consisted of six annual editions of the newspaper published by Colégio Catarinense from 1945 to 1950, in Florianópolis - SC, and of the discursive genre imprint page. The methodology comprises the analysis of the historical dimension of the newspaper, followed by the analysis of the newspaper editions and the imprint page. Results show that, as authorship was conceived as institutional, O Colegial was not a vehicle for students to make their voices heard, as stated in the title. The axiological position of this publication was to persuade its interlocutors of the educational quality of Colégio Catarinense and to silence the voices of students who were contrary to the values of this educational institution.
  • FARACO, C.; ZILLES, A. (Org.). Para conhecer norma linguística [To Know Linguistic Rules]. São Paulo: Contexto, 2017. 224 p. RESENHAS

    Lagares, Xoán Carlos
  • SILVA, A.; COSTA, E. (Orgs.). Livro didático: olhares dialógicos [Textbook: Dialogical Views]. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. 169 p. RESENHAS

    Guimarães, Fernanda Taís Brignol
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
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