Acessibilidade / Reportar erro
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 16, Número: 4, Publicado: 2021
  • Pandemia, ética e discursos Editorial

    Brait, Beth; Pistori, Maria Helena Cruz; Lopes-Dugnani, Bruna; Stella, Paulo Rogério; Rosa, Carlos Gontijo
  • Poesia e divulgação científica sobre e sob quarentena. A quarentena poética da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Artigos

    Ramos, Kim Silva; Barbosa-Lima, Maria Conceição de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho analisou a produção poética de um evento cultural virtual ocorrido durante a pandemia de covid-19 no Brasil em 2020. Neste artigo, apresentamos os dados da análise da campanha da Academia Brasileira de Literatura de Cordel chamada “Quarentena Poética da ABLC”, iniciada em abril de 2020, por ocasião da implementação das medidas de isolamento social. Através de ferramentas metodológicas da teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau, investigamos como temas científicos e representações da ciência surgem nos pequenos cordéis do corpo de pesquisa. Em nossos resultados, percebemos a diversidade de autores nesta campanha e identificamos em seus projetos de fala as estratégias e organizações discursivas por eles mobilizadas. Concluímos que estas representações surgem ao lado de manifestações que relatam as experiências subjetivas dos cordelistas, entremeadas de visões conflitantes que refletem e refratam a natureza polêmica da ciência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper analyzed the poetic production of a cultural event that took place during the covid-19 pandemic in Brazil in 2020. In this article, we present the data from the analysis of the campaign of the Brazilian Academy of Cordel Literature called “Poetic Quarantine” that started in April 2020 due to the implemented social isolation measures. Using methodological tools from Patrick Charaudeau’s semiolinguistic theory, we investigate how scientific themes and representations of science emerge in the small works of cordel of the research corpus. In our results, we noticed the diversity of authors in this campaign and identified in their speech will the strategies and discursive organizations mobilized by them. We concluded that these representations appear alongside manifestations that describe the subjective experiences of the authors of the works of cordel, interspersed with conflicting views, which reflect and refract the controversial nature of science.
  • Responsabilidade intergeracional e pandemia de covid-19 Artigos

    Oliveira, Marcus Vinicius Borges; Mazuchelli, Larissa Picinato

    Resumo em Português:

    RESUMO A pandemia da covid-19 já levou mais de 150.000 brasileiros a óbito. Destes, mais de 70% são idosos. Ainda que a dinâmica dessa doença implique evitar a transmissibilidade do vírus, há uma forte pressão para a retomada das atividades, relevando e reafirmando uma lógica de indiferença com os idosos. Argumentamos que a contenção da pandemia exige um outro tipo de responsabilidade, de caráter intergeracional. Para tanto, além de refletir sobre a relação entre identidade e alteridade no envelhecimento, nós nos valemos das reflexões de Bakhtin sobre a filosofia do ato responsável, dando ênfase aos conceitos de arquitetônica e de excedente de visão. Por fim, pensando a partir da alteridade enquanto elemento constitutivo da subjetividade, refletimos sobre a importância do encontro entre diferentes gerações para o reconhecimento dos álibis que têm eximido os sujeitos de tomarem as devidas ações no enfrentamento desta pandemia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The pandemic caused by covid-19 has killed more than 150,000 Brazilians, among which more than 70% are ag(e)ing individuals. Although this disease’s dynamics imply hindering the virus’s transmissibility, there is an intense pressure to resume activities, which has revealed and reaffirmed a logic of indifference towards this population. We argue that controlling the pandemic requires another type of responsibility, of an intergenerational character. Therefore, in addition to reflecting on the relationship between identity and otherness in ag(e)ing, we draw from Bakhtin’s reflections on the philosophy of act (answerable), emphasizing the concepts of architectonics and excess of seeing. Finally, considering otherness as a subjectivity constituent element, we reflect on the importance of the encountering among different generations in order to acknowledge the alibis that have exempted the subjects from taking the due actions to face this pandemic.
  • Narrativas de uma professora de bebês: a busca por réplicas das infâncias em tempos pandêmicos Artigos

    Simas, Vanessa França; Prado, Guilherme do Val Toledo

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente artigo objetiva revelar como as réplicas dos outros compõem e ampliam as narrativas de uma professora de bebês e, ainda, como essas réplicas apareceram nessas narrativas no contexto de atendimento não presencial e assíncrono devido à pandemia de covid-19. A metodologia narrativa de pesquisa em educação, em diálogo com os aportes da filosofia bakhtiniana, foi a utilizada para interpretar as réplicas materializadas nas narrativas e a maneira como a professora reorganizava seu trabalho a partir delas. Revelou-se que, enquanto as narrativas eram referentes ao trabalho presencial, as réplicas dos bebês apareciam a partir do acabamento provisório que a professora produzia do vivido com eles; já, nas narrativas que tratavam do trabalho não presencial, as réplicas eram os acabamentos produzidos pelas famílias, a partir do vivido na relação com os bebês. Em ambas as situações, a professora buscou reorganizar o trabalho na relação com as réplicas de seus outros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this paper is to reveal how the responses of the others compose and expand the narratives of an early years teacher and also how these responses appear in narratives in the context of non-face-to-face and asynchronous support, due to the covid-19 pandemic. The narrative methodology of research in education, in dialogue with the contributions of the Bakhtinian philosophy, was used to interpret the responses materialized in the narratives and the way the teacher reorganizes her work based on them. It was shown that whereas the narratives were related to face-to-face work, the babies’ responses came up from the unfinishedness utterances that the teacher produced from her experience with them; as regarding the narratives about non-face-to-face work, the responses came from the utterances produced by the families, based on what they experienced in their relationship with the babies. In both situations, the teacher tried to reorganize her work in relation to the responses of her others.
  • “Um plantão que partiu meu coração”: o trabalho de Enfermagem sob as perspectivas dialógica e ergológica em tempos de covid-19 Artigos

    Voges, Márcia Cristina Neves

    Resumo em Português:

    RESUMO Considerando a relevância de pesquisas nas interfaces da linguagem para a compreensão das atividades humanas, o artigo objetiva verificar aspectos de usos de si na atividade do trabalhador de Enfermagem que lida com pacientes contaminados pela covid-19. Baseia-se teoricamente na perspectiva dialógica da linguagem, em interlocução com os estudos de abordagem ergológica. O material de reflexão desta pesquisa constitui-se de um relato de uma enfermeira publicado em seu perfil, no Facebook, em que se lê: “Relato de um plantão que partiu meu coração”. Esse sujeito dialoga nas redes sociais com enunciados advindos de acontecimentos do seu universo de trabalho: o hospital. A análise revela posições axiológicas de ordem subjetiva que remetem a um sujeito que compartilha enunciados neste meio no intuito de aliviar a tensão existente na complexidade de lidar com a morte e o desgaste humano e psicológico dos profissionais no cuidado da covid-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Taking into consideration the relevance of studies on language interfaces for the better understanding of human activities, this paper aims to verify aspects of uses of the self in the work activity of a nurse who deals with patients infected with covid-19. This paper is theoretically based on the dialogical perspective of language in interlocution with ergological approach studies. The object of reflection for this study consists of a nurse’s report published on her profile, on Facebook, in which she states: “Report of a shift that broke my heart.” This person dialogues with others on social media using utterances derived from events in her labor environment, the hospital. The present analysis reveals axiological positions of a subjective nature, which refer to one subject who shares utterances in this mean in order to evaluate the existing tension in the complexity of coping with death and the professionals’ human and psychological exhaustion while dealing with covid-19.
  • #FiqueEmCasa: responsividade ativa na propaganda política institucional frente à pandemia da Covid-19 Artigos

    Silva-Antunes, Paula Tatiana; Oliveira-Codinhoto, Gabriela Maria de; Santos, Aline Suelen

    Resumo em Português:

    RESUMO Esta pesquisa filia-se aos postulados do Círculo de Bakhtin no que se refere ao dialogismo da linguagem, em especial, à responsividade ativa atribuída a todo discurso que se faz em resposta a outros. Situada no âmbito da Análise Dialógica do Discurso, propomos uma interface com alguns elementos da Gramática Discursivo-Funcional para a análise linguística dos enunciados. Nosso objetivo é avaliar como a atitude responsiva se instaura no discurso do Governo do Estado de São Paulo em relação a declarações do governo federal, de modo a construir uma política institucional em tempos de pandemia da covid-19. Por meio da análise de dois vídeos, constatamos que a atitude responsiva que o Governo de São Paulo procura demonstrar não configura, necessariamente, atitudes de responsabilidades perante os menos favorecidos, entretanto, alcança seu objetivo, que é contrapor o discurso do governo federal para orientar as atitudes da população no cenário pandêmico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This research is in line with the postulates of the Bakhtin Circle regarding the dialogism of language, particularly, the active responsiveness assigned to any utterance in response to others. Within the scope of Dialogic Discourse Analysis, we propose an interface with some elements of the Functional Discourse Grammar for linguistic analysis of utterances. Our objective is to evaluate how the responsive attitude is established in the discourse of the Government of São Paulo in regard to statements by the Federal Government, in order to build an institutional policy in times of covid-19 pandemic. Through the analysis of two videos, we have found that the responsive attitude which the Government of the State São Paulo seeks to demonstrate does not necessarily configure attitudes of responsibility towards the less fortunate. However, it reaches its objective, which is to oppose to the Federal Government’s discourse guiding the attitudes of the population in the pandemic scenario.
  • A cultura da distância na aprendizagem de língua estrangeira: como evitar o distanciamento social? Artigos

    Klimova, Irina; Kozlovtseva, Nina; Tolstova, Natalia

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo trata de algumas questões da aprendizagem a distância de línguas estrangeiras, cuja urgência foi provocada pela pandemia da covid-19, o que levou à rápida transição da maioria das universidades russas para um formato de ensino a distância. O artigo discute oportunidades e dificuldades encontradas durante a transição. Um dos principais problemas é o aumento da distância social entre o professor e o aluno, causada pela falta de copresença nas aulas de línguas estrangeiras online, que se distinguem pela sua comunicação e orientação prática. O artigo descreve possíveis maneiras de contrabalançar esse problema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article deals with the issues of distance learning in foreign languages. The urgency of which was aroused by the covid-19 pandemic led to the rapid transition of most Russian universities to a distance learning format. The article discusses the opportunities and difficulties encountered during the transition. One of the main problems is the increase of social distancing between teacher and students, caused by the lack of co-presence in the online foreign language classes, which are known by their communication and practical orientation. The article outlines possible ways to counterbalance this problem.
  • A análise do discurso diante da crise do coronavírus: algumas reflexões Artigos

    Maingueneau, Dominique

    Resumo em Português:

    RESUMO A análise do discurso, assim como o conjunto das ciências humanas e sociais, é desafiada pela pandemia de covid-19, o que produz efeitos significativos sobre seus conceitos e práticas. Os estudos do discurso são, de fato, um campo de pesquisa inscrito na história, e seus pesquisadores não podem ignorar as transformações do mundo onde exercem sua atividade. Neste artigo, examino alguns pontos que me parecem interessantes dessa perspectiva: de início, a pertinência das noções de momento discursivo e de vulgarização para descrever a produção suscitada pela epidemia; a seguir, o papel crucial dos números em sua representação. Finalmente, meu interesse é o modo como as enunciações que se querem terapêuticas elaboram as crises para responder à crise sanitária.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Discourse studies are indeed a field of research firmly anchored in history and discourse analysts cannot ignore the transformations of the world in which they work. Like any social science, they are challenged by the covid-19 pandemic, which is likely to impact on its concepts and practices. In this article, I examine some points that seem interesting from this perspective: first, the relevance of the notions of “discursive moment” and popularisation to describe the production generated by the epidemics; second, the crucial role of figures in its representation. Finally, I study the way enunciations that claim to be therapeutic shape “endogenous” crises in their own text, in response to the health crisis.
  • RESENHAS Resenhas

    Dubrovskaya, Svetlana; Osovsky, Oleg
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com