Logomarca do periódico: Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

Open-access Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

Publication of: LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Area: Linguistics, Literature And Arts
ISSN online version: 2176-4573
Creative Common - by 4.0

Table of contents

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 20, Issue: 4, Published: 2025

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, Volume: 20, Issue: 4, Published: 2025

Document list
Documents
EDITORIAL
Social Media and Authors’ Answerability for the Dissemination of Their Works Brait, Beth Rosa, Carlos Gontijo Pistori, Maria Helena Cruz Lopes, Bruna Stella, Paulo Rogério Alcântara, Regina Godinho de Silva, Adriana Pucci Penteado de Faria e
ARTICLES
Representing a National Concept of Space in Epic Literature Kenbayeva, Ainur Abisheva, Sharapat Amangalieva, Aqkerbez

Abstract in Portuguese:

RESUMO Baseando-se em material de um famoso poema épico de Karakalpak Yer Ziyuar, este artigo pretende explorar dimensões reais e simbólicas da conceituação do espaço na literatura épica, através do funcionamento de nomes de lugares como um reflexo da singularidade nacional e cultural das ideias sobre o espaço. Em seu uso direto, os topônimos reais significam o espaço físico que determina as fronteiras geográficas dos acontecimentos do poema. Além disso, topônimos reais de outros países expandem a geografia do poema para mostrar ligações sociais, políticas, econômicas e culturais com outras nações. A dimensão simbólica baseia-se na combinação de mitos antigos e referências ao Islão. Os topônimos míticos servem como marcadores de um mundo ficcional criado no poema e adquirem significados simbólicos ao atuarem como obstáculos no caminho do herói, dando-lhe forças para superar esses obstáculos. Alguns nomes de lugares sagrados evocam associações com a pátria através da realização de motivos religiosos.

Abstract in English:

ABSTRACT Drawing material from the famous Karakalpak epic poem Yer Ziyuar, this paper aims to explore real and symbolic dimensions of conceptualizing space in epic literature through the functioning of place names as a reflection of the national and cultural uniqueness of ideas about space. In their direct use, real toponyms signify physical space that determines the geographical borders of the events in the poem. In addition, real toponyms from other countries expand the geography of the poem to show social, political, economic and cultural connections with other nations. The symbolic dimension is based on the combination of ancient myths and references to Islam. Mythical toponyms serve as markers of a fictional world created in the poem and acquire symbolic meanings by acting as obstacles on the hero’s path and giving him strength to overcome these obstacles. Some sacred place names evoke associations with homeland through the realization of religious motives.
ARTICLES
The Concept of “People” in the Novel The Nomads: Despair by I. Yessenberlin Dairbekova, Aigerim

Abstract in Portuguese:

RESUMO Este artigo explora o conceito de “povo” no romance histórico de Ilyas Yessenberlin, The Nomads: Despair [Os nômades: desespero], o segundo livro da trilogia Nomads. Usando uma mistura de análise literária, interpretação histórica e teoria psicológica, o estudo examina o desenvolvimento da identidade nacional cazaque, conforme descrito no texto. O romance descreve a transformação dos nômades de tribos fragmentadas em uma nação unificada, enfatizando a unidade sobre as divisões de clãs diante de ameaças externas. A análise destaca a importância das dificuldades suportadas, da preservação da família e da influência da cultura e do folclore cazaque. O estudo revela como os julgamentos compartilhados moldam a identidade e a agência coletivas, oferecendo novos insights sobre o trabalho de Yessenberlin e contribuindo para uma compreensão mais ampla da construção da nação na literatura cazaque.

Abstract in English:

ABSTRACT This paper explores the concept of “people” in Ilyas Yessenberlin’s historical novel The Nomads: Despair, the second book in his Nomads trilogy. Using a mixture of literary analysis, historical interpretation and psychological theory, the study examines the development of Kazakh national identity as depicted in the text. The novel depicts the transformation of the nomads from fragmented tribes into a unified nation, emphasizing unity over clan divisions in the face of external threats. The analysis highlights the importance of enduring hardship, preserving family ties, and the influence of Kazakh culture and folklore. The study reveals how shared trials shape collective identity and agency, offering new insights into Yessenberlin’s work and contributing to a broader understanding of nation-building in Kazakh literature.
ARTICLES
Traces of Melancholy in A Cup of Rage, by Raduan Nassar: A Dialogical Approach Linard, Sérgio Ferreira, José Luiz

Abstract in Portuguese:

RESUMO Discussão e análise da obra ficcional Um copo de cólera, do autor brasileiro Raduan Nassar. Como categoria analítica para aprofundamento das interpretações, investigam-se os indícios de construções melancólicas presentes nas personagens e em outros elementos da narrativa. O método de abordagem utilizado é o dialógico, com o objetivo de compreender de que forma material, conteúdo e forma se articulam na construção da melancolia ao longo da obra. Do ponto de vista analítico, busca-se delimitar possíveis respostas à seguinte questão: a oscilação emocional do narrador-protagonista em Um copo de cólera pode ser entendida como uma manifestação de sua condição melancólica? pergunta que encontra resposta positiva como resultado desta investigação.

Abstract in English:

ABSTRACT Discussion and analysis of the fictional work A Cup of Rage by Brazilian author Raduan Nassar. As an analytical category to deepen the interpretations, this study investigates signs of melancholic constructions present in the characters and other elements of the narrative. The approach chosen here is dialogical, aiming to understand how material, content, and form interact in the construction of melancholy throughout the literary work. From an analytical perspective, the study seeks to outline possible answers to the following question: can the emotional oscillation of the narrator-protagonist in A Cup of Rage be understood as a manifestation of his melancholic condition? This question receives a positive answer as a result of the investigation.
ARTICLES
Political Chronotopes as Propaganda Tools in Soviet Uzbek Novels Bilir, Bayram

Abstract in Portuguese:

RESUMO A literatura é uma ferramenta essencial que reflete e molda a dinâmica social. Em muitos contextos, as obras literárias foram utilizadas como meio de propaganda para transmitir ideologias dominantes. O realismo socialista, desenvolvido principalmente no início do século XX em países membros da União Soviética, como o Uzbequistão, visava abordar problemas sociais de forma realista e promover a transformação sistêmica. Nessa corrente, as experiências individuais são avaliadas dentro de estruturas sociais amplas, permitindo que as vozes de diferentes camadas da sociedade sejam ouvidas. O conceito de cronotopo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin, examina como tempo e espaço se entrelaçam nas obras literárias e como contribuem para a construção de sentido. Em especial, os cronotopos políticos são fundamentais para refletir as condições sociopolíticas de uma época e transmitir de forma eficaz as ideologias propagandísticas. Nos romances do realismo socialista da literatura uzbeque soviética, os temas de crítica social, conflito de classes, consciência coletiva e apelos à mudança social revelam como o tempo e o espaço são moldados pelo discurso ideológico. Assim, os temas políticos são apresentados de maneira concreta e eficaz por meio desses cronotopos, revelando a função política da literatura.

Abstract in English:

ABSTRACT Literature is an essential tool that reflects and shapes social dynamics. In many contexts, literary works have served propagandistic purposes by transmitting dominant ideologies. Socialist realism, a literary movement that emerged in the early 20th century in Soviet countries such as Uzbekistan, aimed to represent social problems realistically and advocate for systemic change. Within this framework, individual experiences are contextualized within broader social structures, giving voice to various segments of society. Mikhail Bakhtin’s concept of the chronotope, which explores the interplay of time and space in narrative, provides a valuable lens for analyzing how literature encodes ideological meaning. Political chronotopes, in particular, reveal the social and political conditions of their time and facilitate the dissemination of propaganda. In Soviet Uzbek novels shaped by socialist realism, themes such as class struggle, collective identity, and social transformation are expressed through spatial-temporal constructs like the kolkhoz, prison, and public square. These chronotopes not only reinforce ideological discourse but also demonstrate literature’s role as a political instrument.
ARTICLES
On Laughter and Insults: A Logical-Linguistic and Ethical Study on the Relationship Between Humor and Pejoratives Applied to Society Souza, Euclides Barbosa Ramos de

Abstract in Portuguese:

RESUMO O humor, especialmente presente nas piadas, envolve a quebra de regras da razão e das normas sociais, como as morais, culturais e religiosas. Essa transgressão pode resultar em pejorativos que insultam ou caluniam indivíduos ou grupos, ao revelar aspectos da vida humana geralmente ocultos para preservar a convivência social. Quando o narrador da piada não se sente afetado, ele e seus ouvintes compartilham o prazer do riso e do escárnio contra os alvos da piada. Assim, as piadas podem expressar uma relação de superioridade sobre outros, baseada em características físicas, culturais ou comportamentais. Este estudo busca articular a principal teoria filosófica do humor com a teoria pragmática dos pejorativos, evidenciando que os atos de discurso de contar piadas e de insultar se confundem em determinados contextos pragmáticos, pois o que ofende não são as palavras, mas os agentes que as empregam.

Abstract in English:

ABSTRACT Humor, especially in jokes, involves breaking rules of reason and social norms, such as moral, cultural, and religious standards. This transgression can produce pejoratives that insult or slander individuals or groups by exposing aspects of human life usually hidden to maintain social harmony. When the joke teller is unaffected, they and their audience share the pleasure of laughter and ridicule directed at the joke’s targets. Thus, jokes can express a form of superiority over others based on physical, cultural, or behavioral traits. This study aims to connect the main philosophical theory of humor with the pragmatic theory of pejoratives, showing that the speech acts of joking and insulting overlap in certain pragmatic contexts, as it is not the words themselves that offend, but the agents who use them.
ARTICLES
Evil as a Parasite: An Analysis of Stavrogin’s Suicidal Path in Fyodor Dostoevsky’s Novel Devils Cantanhede, Anderson Souza Sousa, Douglas de

Abstract in Portuguese:

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo compreender a trajetória suicida do personagem Stavróguin, no romance Os demônios, de Fiódor Dostoiévski, a partir do conceito de “mal parasitário”, desenvolvido por Luigi Pareyson. Busca-se analisar como o mal dissolve a personalidade do anti-herói e o conduz ao suicídio. Para isso, a pesquisa está fundamentada em contribuições bibliográficas que têm como foco o tema do mal na obra do escritor, com a finalidade de examinar a manifestação do mal parasitário, o qual exerce a sua força negativa alimentando-se da deterioração moral e existencial do personagem. Como resultado, a pesquisa demonstra que o mal age infiltrado no ser por meio de ideias niilistas, cindindo, assim, a personalidade de Stavróguin, o que o conduz a uma liberdade arbitrária, à indiferença e, consequentemente, ao suicídio.

Abstract in English:

ABSTRACT This paper aims to understand the suicidal trajectory of the character Stavrogin in Fyodor Dostoevsky’s novel Devils, based on the concept of “parasitic evil” developed by Luigi Pareyson. The aim is to analyze how evil dissolves the anti-hero’s personality and drives him to suicide. To this end, the research is based on bibliographical contributions that focus on literary criticism of the Russian novelist’s work, with the aim of examining the manifestation of parasitic evil, which exerts its negative force by feeding on the character’s moral and existential deterioration. As a result, the research shows that evil acts infiltrating the being through nihilistic ideas, splitting Stavrogin’s personality, which leads him to arbitrary freedom, indifference and, consequently, suicide.
location_on
LAEL/PUC-SP (Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Rua Monte Alegre, 984 , 05014-901 , Tel.: (55 11) 3258-4383 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bakhtinianarevista@gmail.com
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Report error