Acessibilidade / Reportar erro

Antecedentes e Consequentes Estratégicos para o Desempenho de Empresas de E-Business

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivos (i) examinar a influência dos antecedentes estratégicos e dos elementos que constituem o modelo de negócios em sua proposta de valor, e (ii) estimar a relação entre a proposta de valor e o desempenho dos e-business. A investigação tem como suporte teórico o framework Tecnológico, Organizacional e Ambiental (TOA), decorrente da Teoria de Difusão de Inovações (TDI), para os Antecedentes Estratégicos (IFINEDO, 2011IFINEDO, P. An empirical analysis of factors influencing internet/e-business technologies adoption by SMEs in Canada. International Journal of Information Technology & Decision Making, v. 10, n. 4, p. 731-766, 2011.), o Modelo de Negócios (OSTERWALDER; PIGNEUR; 2010OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. New Jersey: John Wiley & Sons Inc., 2010.; SOUZA; BATISTA, 2014SOUZA, E. M.; BATISTA, P.C.S. Escala para mensuração de modelo de negócios. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 38., 2014, Rio de Janeiro (RJ). Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.) e a literatura sobre desempenho empresarial (RAMANUJAN; VENKATRAMAN, 1987RAMANUJAM, V.; VENKATRAMAN, N. Planning system characteristics and planning effectiveness. Strategic Management Journal, v. 8, p. 453-68, 1987.). O modelo teórico-conceitual proposto foi testado em uma amostra de 252 observações, por meio da modelagem de equações estruturais. Os principais resultados indicam a influência parcial dos antecedentes estratégicos na proposta de valor, por meio dos construtos posicionamento da gestão, prontidão organizacional, vantagem relativa e pressão dos stakeholders. O modelo de negócios a influencia a proposta de valor, através dos construtos segmentação de mercado, relacionamento com o cliente, capacidades, parcerias e modelo de receitas. Este, por sua vez, influencia positivamente o desempenho das empresas de e-business.

Palavras-chave:
Antecedentes estratégicos; Modelo de negócios; Desempenho; E-business

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br