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A Relação entre Satisfação e Características Convencionais e Alternativas das Organizações

RESUMO

Neste estudo quantitativo, por meio da Análise de Correspondência Múltipla, exploramos a existência de associação estatisticamente significativa entre as características organizacionais convencionais e alternativas e a atribuição da satisfação ou insatisfação no trabalho. O estudo contou com 172 respondentes participantes de uma survey online. Os resultados indicam que todas as características de organizações convencionais, em maior ou menor nível, associaram-se à percepção de insatisfação, enquanto características de organizações alternativas, da mesma forma, associaram-se à satisfação. Quatro dimensões de comparação entre modos organizacionais convencionais e alternativos se destacaram quanto à contribuição e relevância, a saber: i) orientação técnica (eficiência versus convivencialidade), ii) orientação econômica (crescimento versus suficiência), iii) orientação comercial (mercado versus comunidade) e, iv) orientação interorganizacional (competição versus cooperação). Os resultados, especificamente, apontam que a orientação técnica para a eficiência produtiva, assim como a orientação comercial para o mercado estão, em nível forte, associadas à insatisfação, enquanto que a orientação interorganizacional cooperativa está fortemente associada à satisfação. A investigação lança luz para o melhor entendimento sobre modos organizacionais que se contrapõem à lógica convencional dominante.

Palavras-Chave:
Satisfação nas organizações de trabalho; Características convencionais e alternativas das organizações

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