Acessibilidade / Reportar erro

Responsabilidade Socioambiental Corporativa como Fator de Atração e Retenção para Jovens Profissionais

RESUMO

Esta pesquisa investiga o impacto da responsabilidade socioambiental (RSA) na atração e retenção de jovens profissionais, através de dois estudos. O primeiro deles, de natureza experimental, investiga se tais práticas são um fator de atração para jovens em formação, considerando diferentes condições salariais e de desenvolvimento profissional. O segundo, uma survey, investiga o impacto da RSA na rotatividade voluntária de trainees, controlando para diferenças individuais e para o nível de satisfação com salário, crescimento e área de interesse. Os resultados sugerem que a RSA é um quesito relevante tanto na atratividade exercida por uma empresa no recrutamento de jovens profissionais, como também está estatisticamente associada com a probabilidade de eles deixarem as empresas após disputados processos seletivos e programas de treinamento.

Palavras-chave:
Responsabilidade socioambiental; Atração; Recrutamento; Retenção

Fucape Business School Av. Fernando Ferrari, 1358, Boa Vista, 29075-505, Vitória, Espírito Santo, Brasil, (27) 4009-4423 - Vitória - ES - Brazil
E-mail: bbronline@bbronline.com.br